A Black Friday deste ano destaca a crescente importância da presença multicanal no comportamento dos consumidores brasileiros. De acordo com levantamento do Google, os sites permanecem como o canal preferido para compras em grande parte das categorias, enquanto aplicativos e lojas físicas desempenham papéis específicos em determinados segmentos.
Os dados mostram que, em viagem e educação, os sites lideram com 71% e 69% de preferência, respectivamente, seguidos por aplicativos (25% para viagens e 31% para educação). Já as lojas físicas e revendedores têm baixa representatividade.
Em categorias como serviços e eletrônicos, há uma divisão quase igual entre sites e apps, ambos com 55% de preferência. No entanto, as lojas físicas não aparecem como uma escolha significativa.
Nos segmentos de lazer, beleza e cuidado pessoal e vestuário, os sites também lideram, mas os apps seguem de perto. As lojas físicas mantêm alguma relevância, especialmente em beleza e moda, ainda que em menor escala. Para pets e alimentação, a preferência pelos canais digitais (sites e apps) varia entre 46% e 53%, com as lojas físicas desempenhando um papel discreto. Por outro lado, em casa e veículos, as lojas físicas têm maior destaque, sendo escolhidas por 17% e 20% dos consumidores, respectivamente, ainda que os sites permaneçam como os líderes absolutos.
Esses dados reforçam a importância de uma presença digital sólida, especialmente em períodos de alta competitividade como a Black Friday. Além disso, mostram que, durante a Black Friday, a conveniência e a acessibilidade dos sites e apps os tornam as opções mais populares entre os consumidores, enquanto as lojas físicas e revendedores são escolhas mais específicas, dependendo da categoria de produto. Esses insights reforçam a importância de uma presença digital forte para marcas que desejam se destacar nessa temporada de compras.
Estratégias para a Black Friday
Com a chegada da Black Friday 2024, grandes players do varejo eletrônico no Brasil já começaram a revelar suas estratégias para conquistar os consumidores. Confira!
Magazine Luiza
A Magazine Luiza aposta em uma Black Friday que combina descontos expressivos, que podem chegar a 80%, e benefícios exclusivos para os clientes do aplicativo Magalu. Com produtos em diversas categorias, como eletrodomésticos, smartphones e móveis, a empresa também promete entrega rápida e cashback em compras selecionadas.
Mercado Livre
O Mercado Livre traz descontos de até 70% em milhares de produtos, com destaque para eletrônicos, moda e acessórios para casa. A empresa reforça o compromisso com a agilidade na entrega, garantindo que mais de 80% dos pedidos realizados durante a Black Friday sejam entregues no dia seguinte em cidades-chave do Brasil. Além disso, consumidores do programa de assinatura Mercado Livre Level 6 poderão desfrutar de frete gratuito em milhares de produtos e outros benefícios exclusivos.
Amazon
A Amazon Brasil promete surpreender os consumidores com ofertas em livros, dispositivos Kindle, Alexa, eletrônicos e muito mais. Os clientes Amazon Prime terão acesso antecipado a algumas promoções e poderão aproveitar frete grátis em compras elegíveis. Outro destaque da empresa para a Black Friday é o “Descontos Imperdíveis”, uma seção com ofertas atualizadas frequentemente.
Sephora
Para quem busca investir em produtos de beleza e cuidados pessoais, a Sephora está oferecendo descontos de até 50% em marcas renomadas como Lancôme, Dior e MAC Cosmetics. Além disso, os consumidores poderão acumular pontos no programa de fidelidade Beauty Club, que podem ser trocados por brindes e benefícios futuros. A marca também promete kits exclusivos e lançamentos especialmente para a Black Friday.
Black November do CONAREC 2025
Em sintonia com a Black Friday, o CONAREC, que em 2024 reuniu mais de 12 mil participantes, 400 palestrantes e ofereceu 75 horas de conteúdo, reafirma sua missão de promover a segurança e proteção do consumidor durante o período mais movimentado do comércio. O evento terá como tema em 2025 “CX super-humano: emocional, criativo e exponencial” e buscará conscientizar empresas e consumidores de que investir em experiência do cliente (CX) é uma estratégia eficaz para gerar maior lealdade e satisfação do cliente. Afinal, uma boa experiência não só fideliza os clientes como também impulsiona os resultados financeiros das marcas.
E para celebrar a Black Friday de 2024, o CONAREC 2025 traz ofertas exclusivas durante o mês de novembro. O evento, que será realizado nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, em São Paulo, já se prepara para entregar conteúdos de alto impacto e promover conexões estratégicas no mercado!
Quer saber mais sobre o evento e as condições especiais? Clique abaixo e confira!