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Black Friday 2023: consumidor está mais disposto a gastar

Black Friday 2023: consumidor está mais disposto a gastar

Varejistas vão lidar com mais de 180 mil possibilidades de jornadas para cada consumidor na Black Friday 2023, aponta Google

A menos de três meses para a Black Friday 2023, o Google anunciou uma pesquisa sobre o comportamento do brasileiro nas semanas que antecedem a data promocional, a maior do segundo semestre, atrás somente do Natal. Em evento que reuniu diversas marcas do varejo, um dos destaques foi o uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas deste ano. Foram apresentadas também novidades como a ferramenta que apontará o frete grátis e beneficiará tanto lojistas quanto consumidores.

Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, esse é um momento único, em que os avanços da tecnologia encontram um consumidor mais confiante, em um cenário mais favorável. “É uma fase de transformação, e com ela surge a oportunidade de repensar como o varejo atua para se manter mais conectado ao seu público”, destaca. Para isso, será fundamental saber onde os consumidores estão e entender que todos os sinais importam, além de aproveitar os avanços tecnológicos como aliados dos negócios.

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“As perspectivas para a Black Friday 2023 são animadoras. Depois de um período desafiador, o que temos notado é que o interesse pelas categorias do varejo voltou a crescer e as buscas por Black Friday estão 24% maiores que em 2022. Com um sinal de maior poder de compra, o brasileiro já mostra mais interesse pela data. Estamos observando também que existem grandes possibilidades de diversificação este ano, já que as categorias que mais crescem não são as mais tradicionais da Black Friday”, comenta Gleidys.

“Categorias com alto volume de buscas, como suplementos, alimentos e até perfumaria, vêm crescendo acima da média de 2023 e ainda são pouco exploradas pelo varejo e pelas marcas. Além disso, é importante considerar também que as categorias são heterogêneas, e dentro de cada uma há tendências independentes”, complementa.

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A executiva reforça que essa é uma boa oportunidade de trabalhar as ofertas de um jeito diferente. Gleidys Salvanha aconselha que, para ter sucesso nessa temporada, “é necessário sair da lógica de massa de oferta e de pessoas. O objetivo deve ser chegar às pessoas certas, com as melhores propostas”. Ela pontua que consumidores mais maduros e mais imprevisíveis levam a diferentes caminhos para a compra.

“Varejistas vão lidar com mais de 180 mil possibilidades de jornadas para cada consumidor. Isso traz muitas formas de se conectar com o seu público na Black Friday. O mar de oportunidades também é um tanto desafiador; é preciso estar atento a todos os sinais e as novas práticas do consumidor”, diz.

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O que dizem os números do Google para a Black Friday 2023?

Das 20 categorias analisadas pela pesquisa, 16 tiveram crescimento na intenção de compra. A categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday deste ano está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. Eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) são outras categorias para onde o desejo do consumidor este apontando em 2023.

Segundo a pesquisa, para um em cada quatro brasileiros, o preço baixo é o fator mais determinante para decidir a compra na Black Friday. Mas os brasileiros não querem somente poupar. A preocupação com a qualidade dos produtos vem ganhando mais destaque e é o segundo quesito mais importante na opinião dos consumidores – em 2022, era o quarto em prioridade. A confiabilidade da loja, do site ou do aplicativo; o custo de frete e o tempo de entrega também se destacam entre os mais citados.

“A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades da Black Friday em 2023. Há grandes possibilidades de diversificação para o varejo neste ano, já que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black Friday, como a de eletrônicos”, afirma Gleidys Salvanha.

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Dois em cada três brasileiros vão às compras

Fábio Garcia, líder de segmento de varejo do Google no Brasil, reforça que o brasileiro está otimista com o cenário que antecede a Black Friday, e isso abre oportunidades para o varejo nessa temporada. O que faz a diferença para o consumidor ir às compras é o estilo.

“Dois em cada três brasileiros declaram que vão às compras nesta Black Friday. O desejo médio é de comprar em seis categorias, sendo as mais desejadas moda, beleza, eletrodomésticos e celulares. Quase todas, com maior intenção de compra quando comparada a 2022”, comenta.

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Quais os momentos de jornada mais favoráveis?

Os momentos importantes da jornada foram apontados pela diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil, Nathalia Camargo. Ela frisa que são seis momentos, desde a pesquisa de informação ao meio de pagamento. Além disso, Nathália reforça a importância de uma relação multicanal, tanto no online, quanto no offline.

A executiva comenta ainda que, apesar de ainda restarem mais de dois meses para a Black Friday, as pesquisas sobre a data promocional cresceram 24% em 2023 em comparação a 2022. Alguns consumidores pesquisam os produtos com um mês ou mais de antecedência. Os itens mais procurados nesse período são as TVs, na liderança, seguidas por equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares.

“Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas. E nesse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável: 91% dos consumidores pesquisam online antes de comprar na Black Friday”, destaca Nathália.

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A Black Friday da inteligência artificial

O uso da inteligência artificial (IA) na Black Friday 2023 também foi abordado por Rodrigo Paoletti, líder de produtos e performance no Google Brasil. Ele reforçou que todas as revoluções proporcionadas pela IA têm uma força em comum que permitiu que elas acontecessem: os seres humanos.

“Cada vez que falamos em campanhas novas, vemos uma utilização mais em massa dessas soluções. A publicidade é o que consideramos o ápice do uso de inteligência artificial, porque ela cruza as mais diversas plataformas do Google e torna possível que qualquer tipo de negócio do cliente seja atendido. De 2016 para cá, temos construído pilares; as fundações que permitiram que tivéssemos campanhas universais e ver a alta aderência do mercado”, disse.

“Somos nós os protagonistas dessas transformações; somos nós quem fazemos as descobertas; nós experimentamos e rompemos fronteiras, adaptando as ferramentas ao nosso redor para que façam nossa vida melhor”, acrescenta.

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Ferramenta mostrará produtos com frete grátis, prazo de entrega e devolução gratuita

Um novo recurso dentro do Google Shopping estará disponível para as empresas brasileiras a partir de outubro. A ferramenta permitirá que os consumidores saibam quando o produto pode ser adquirido com frete grátis, qual entrega será mais rápida e se há opção de devolução gratuita.

A ferramenta se chamará Anotações de Frete e poderá ser usada por lojistas com interesse de sinalizar suas promoções por intermédio do Google Merchant Center. Para eles, os benefícios é saber quantas pessoas foram atraídas por suas ofertas. Já o consumidor saberá quais as condições diferenciais para aquele produto para cada região do país de forma antecipada.

“Nossa expectativa é que este novo recurso tenha um impacto significativo nas empresas que exibem os seus produtos no Google Shopping, principalmente neste período de Black Friday, pois tem o potencial de aumentar as vendas”, afirma Rodrigo Paoletti. “Nossa expectativa é que este novo recurso tenha um impacto significativo nas empresas que exibem os seus produtos no Google Shopping, principalmente neste período de Black Friday, pois tem o potencial de aumentar as vendas”, finaliza.



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