Pesquisar
Close this search box.
/
/
Big Data: como os dados estão sendo trabalhados na pandemia

Big Data: como os dados estão sendo trabalhados na pandemia

Painel do CONAREC 2020 contou com um bate-papo animado e rico em informações para ajudar empresas a usarem o Big Data a seu favor

Conhecer afundo o consumidor, entender suas expectativas e necessidades e atendê-las é o objetivo de qualquer empresa de sucesso. Para isso, é preciso captar e processar os dados com informações úteis, capazes de direcionar tomadas de decisões. O desafio é, além da grande quantidade de informação, respeitar a privacidade das pessoas – ainda mais agora com a LGPD em vigor.

Diante da importância dos dados para as empresas da atualidade, o painel “BIG DATA: Os Limites entre personalização e a privacidade no contexto da pandemia”, do CONAREC 2020, contou com um bate-papo esclarecedor sobre o uso deles. O painel contou com a mediação de Katia Menezes, Diretora Executiva da Media Pool e a participação de Victor Seca, Head de Marketing, CLM & Data na OLX Brasil; Bruno Consul, Chief Digital Officer do NEOBPO; e Jaqueline Machado, Diretora Executiva do BTG Pactual.

Mudanças comportamentais do consumidor

Como dito, acompanhar os dados da forma adequada ajuda a entender o momento do consumidor. No período da pandemia, as mudanças foram entendidas de perto na OLX Brasil. “Os dados estão aí para ajudar a gente a entender o que está acontecendo e poder direcionar o barco para o caminho certo. Vimos os reflexos dos acontecimentos no mundo por meio dos dados”, conta Victor Seca. “Tivemos que nos adaptar e mudar prioridades, entendemos que a pandemia trouxe necessidades diferentes, então adiantamos o OLX Pay, que permite comprar e vender sem contato físico”, completa.

Jaqueline Machado, do BTG Pactual, ressalta essa nova relação das pessoas com o dinheiro. “Percebemos que os consumidores usaram muito o cartão de crédito. E com isso, notamos que ficará cada vez menos usual as cédulas. Então, nosso cartão já vem com sistema de pagamento por aproximação.” Ela ainda acrescenta que foi preciso cuidar melhor do digital: “Grandes bancos tiveram que pensar em grandes mudanças para transformar seus internet banking e mobile banking em uma experiência agradável para os consumidores. O que os bancos digitais já estavam habituados.”

Todas essas ações são pautadas pelos dados, que mostraram outro comportamento relacionado ao dinheiro: a economia. Bruno Consul conta que o público passou a buscar outras formas de ganhar dinheiro. “Houve uma mudança no comportamento do consumidor, as buscas aumentaram em vendas e não mais de compras, tudo isso identificamos por meio de dados.”

O grande desafio

Logo no início do painel, a mediadora Katia Menezes toca no ponto que se tornou ainda mais sensível durante o isolamento social e a corrida para o digital: a grande quantidade de dados. “Toda vez que falamos de BIG DATA nos remete aquele mar de dados. Em tempos de pandemia isso está crescendo ainda mais. E a gente precisa ter muito cuidado com as ondas que estão vindo”, afirma Katia.

Bruno Consul traduz bem o trabalho cuidadoso que as empresas devem ter. “No final do dia, a gente tem que olhar todo tipo de dado. Precisamos ter a coerência de conseguir ler e analisar qualquer tipo de dado. O melhor de tudo é quando você tem a governança necessário e um time preparado para isso. O objetivo é ver como fazer o melhor para os meus clientes, usando a tecnologia disponível.”

Para a OLX, o fato de já ter nascido digital ajuda no tratamento desses dados. “Cada clique, cada scroll na tela a gente consegue medir. Isso nos traz um mundo de possibilidade para analisar e tomar ações. A grande sacada é entender tendências e comportamentos e criar uma relação próxima com cada usuário. A gente faz, por exemplo, um suporte para o vendedor por meio dos dados, damos dicas de fotos, descrição”, conta Vitor Seca.

Jaqueline ressalta a importância de olhar para todos os lados e tomar decisões baseadas não apenas no Big Data, mas também no Small Data. Outro ponto importante, claro, é sempre respeitar a privacidade dos clientes e saber o limite que a empresa pode ir.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]