O Brasil se destaca como um polo do empreendedorismo, contando com 2,8 milhões de CNPJs entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Segundo dados do Sebrae, julho foi um mês marcante, com a abertura de quase 378 mil pequenos negócios. No entanto, uma parte significativa desses microempreendedores ainda não considera a oferta de benefícios para seus colaboradores, um reflexo de diversos fatores, entre eles a informalidade e uma visão pouco estruturada da relação com os colaboradores.
Nesse contexto, a Alelo tem investido fortemente em campanhas de marketing, sendo a mais recente protagonizada pelo cantor Luan Santana. O objetivo é evidenciar a simplicidade e agilidade na contratação de benefícios pela empresa, sem a burocracia que muitas vezes assola os empreendedores em seus desafios de gestão.
“Quando falamos com as micro, pequenas e médias empresas, estamos dialogando com 99% dos empregadores do país”, enfatiza Márcio Alencar, diretor de Marketing e Negócios da Alelo. “É um mercado gigantesco, e a Alelo deseja se aproximar ainda mais, oferecendo apoio consultivo. Essas pequenas empresas também podem oferecer benefícios que, tradicionalmente, só vemos em grandes corporações”.
Desmistificando o acesso a benefícios
Um dos principais desafios enfrentados pelas MPMEs, segundo Rogério Bahia, superintendente de Marketing da Alelo, é desmistificar o acesso a benefícios para colaboradores. Muitos empresários acreditam que empresas como a Alelo são voltadas apenas para grandes organizações, mas, na verdade, a Alelo tem soluções para empresas com apenas um colaborador — basta que a empresa tenha um CNPJ. “O foco da campanha é evidenciar que a Alelo está disponível para todas as empresas, independentemente do porte ou setor, com ênfase nas MPMEs”, explica.
A Alelo oferece soluções específicas para atender a esse público. Entre elas, destaca-se o Alelo Tudo, produto multifuncional que abrange refeição, alimentação, farmácia e combustível, proporcionando praticidade para os empregadores. Já o Alelo Pod é uma alternativa que permite maior flexibilidade e pode ser utilizado como uma forma de reconhecimento aos colaboradores, especialmente em ambientes de trabalho remoto ou híbrido. Além disso, a gestão de vale transporte, único benefício obrigatório pela CLT, também faz parte do portfólio da Alelo, com soluções focadas em motivar e engajar equipes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
De acordo com Rogério, essa diversidade de produtos foi desenvolvida com base em um feedback positivo dos micros e pequenos empreendedores. “Somos muito orientados à experiência do cliente e de uso por parte dos consumidores, que efetivamente usam os nossos produtos. Também por isso, os feedbacks são altamente positivos e acompanhados de perto por meio de indicadores (NPS) de recomendação em alto nível, em vista que temos um patamar de qualificação do serviço bastante elevado”.
Impacto dos benefícios na retenção de talentos
A relação entre empregador e empregado passou por uma transformação significativa, especialmente após a pandemia. A oferta de benefícios é um diferencial para a retenção de talentos, com as empresas buscando estabelecer vínculos mais duradouros com seus colaboradores.
Bahia destaca que, além de proporcionar segurança jurídica, a Alelo busca elevar a qualidade da relação de trabalho. “Benefícios ajudam a atrair e reter talentos, pois representam um complemento de renda importante para as famílias”, explica. De acordo com pesquisas da empresa, esses benefícios podem corresponder a mais de 30% da renda familiar, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores.
“Vejo a flexibilidade como um aspecto crucial na busca por benefícios, tanto por parte das empresas quanto dos colaboradores”, conclui Bahia. “Essa flexibilidade é fundamental para que as empresas ofereçam soluções adequadas às necessidades de cada grupo de colaboradores”.