Pesquisar
Close this search box.
/
/
Benefícios esquecidos: Consumidor sai em desvantagem por falta de conhecimento

Benefícios esquecidos: Consumidor sai em desvantagem por falta de conhecimento

Desconto em farmácias e otimização de milhas são apenas alguns dos pontos positivos para quem se aventura no mercado de programas de fidelidade e recompensas

Milhas perdidas, uso de cartões que não pontuam, escolhas de modalidades de pagamento que não trazem benefícios, pontos que vencem e não são trocados… O brasileiro deixa de aproveitar muitos benefícios que podem impulsionar o consumo. Mas por que isso ocorre? Como pode mudar?

Para Marcelino Cruz, diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios B2B da Livelo, é comum que muitas pessoas pensem que o mercado de fidelidade é complexo. Isso acontece porque muitos programas exigem que o indivíduo junte pontos voando por determinada companhia aérea, sendo correntista de determinado banco ou mesmo tendo o cartão de crédito de uma bandeira específica.

Essas regras podem fazer com que as pessoas deixem de perceber que, na verdade, tudo que elas fazem no dia a dia poderia permitir o acúmulo e uso dos pontos.

“A Livelo tem o objetivo de descomplicar esse mercado, mostrando que pode melhorar e facilitar a vida dos consumidores. Para isso, buscamos desenvolver soluções inovadoras e firmar parcerias estratégicas para que os mais de 44 milhões de clientes que fazem parte do nosso ecossistema consigam juntar e trocar pontos de diversas formas”, comenta o executivo.

A empresa deseja que o cliente tenha o poder de escolha para decidir como quer usar os benefícios, seja ganhando pontos com compras on-line em lojas parceiras ou no Shopping Livelo, com cartão de crédito, com o Clube Livelo ou mesmo transferindo de outros programas para a Livelo.

Quanto ao uso do saldo acumulado, o consumidor pode optar por trocar os pontos por viagens, produtos, serviços e dinheiro, transferir pontos para companhias aéreas parceiras e até mesmo fazer pagamentos. “Na Livelo, nós queremos que as pessoas usem os pontos para que elas consigam experimentar e compreender todos os nossos benefícios”, explica Marcelino Cruz.

Também inserida nesse mercado, a Smiles busca não apenas disseminar informações sobre milhas, mas também oferecer promoções que incentivam os clientes a descobrir novas oportunidades de acumular milhas. O canal do YouTube “Te Levo de Milhas” exemplifica o compromisso da empresa em fornecer conhecimento sobre o universo das milhas.

“A missão da Smiles é desmistificar a ideia de que acumular milhas é difícil, destacando como as atividades cotidianas podem se transformar em oportunidades de viagem”, Juan Mudeh, diretor Comercial de Aéreas e Universo do Viajante da Smiles.

Democratização de benefícios e compreensão das vantagens

Investir na questão educacional é crucial para que as pessoas conheçam as vantagens que o mercado de programas de fidelidade e benefícios pode oferecer. É necessário mostrar para os consumidores que eles podem otimizar seus gastos diários para ter mais benefícios.

Exemplo disso é a partir das compras constantes e já programadas, que pontuam muito mais se compradas nos marketplaces dos programas de fidelidade. “Uma simulação simples consegue mostrar a amplitude de oportunidades. Ao gastar R$500 em uma transação com lojas parceiras da Livelo ou mesmo no Shopping Livelo no dia de uma ação promocional que oferece o acúmulo de 10 pontos a cada real gasto, o cliente ganhará 5.000 pontos Livelo”, exemplifica Marcelino Cruz.

Esse saldo poderá ser trocado por uma passagem de ida para Curitiba, saindo de São Paulo (Guarulhos), dependendo da época do ano em que se pretende voar. Ou ainda é possível adquirir um tênis ou mesmo usar os pontos para ter cashback, através do Pontos viram Dinheiro, e conseguir R$115.

Dessa forma, é possível perceber que com o planejamento dos gastos financeiros é possível aproveitar ao máximo os programas de fidelidade.

Já Juan Mudeh, da Smiles, revela que a companhia possui diversas formas de fidelizar. As mais buscadas são duas:

  • Cadastro gratuito que já dá acesso à plataforma.
  • Participação no Clube Smiles, um serviço de assinatura em que o usuário do programa paga mensalmente um valor e recebe benefícios em troca.

Por meio da adesão, o assinante recebe um valor em milhas em sua conta todo mês. O Clube Smiles é o primeiro clube de milhas do Brasil e funciona como acelerador para juntar milhas mais rápido e ajudar o cliente a realizar as viagens que deseja.

“Mas também existem outros caminhos como ser um passageiro frequente, onde simplificamos recentemente e o deixamos mais claro e democrático para que as pessoas tenham maior facilidade de compreender sobre o tema e aderirem ao programa”, afirma Mudeh.

Constantemente, o programa promove promoções para transferência de milhas entre os participantes cadastrados. Além disso, os usuários têm a opção de transferir seus pontos do cartão de crédito para a Smiles, a partir de parcerias que o programa tem com mais de 30 bancos e empresas, entre eles, C6Bank, Livelo, Banco do Brasil, Bradesco etc.

“Lembramos ainda que a milha Smiles possui a maior validade do mercado, proporcionando aos clientes a flexibilidade necessária para planejar o uso de suas milhas da melhor forma possível”, frisa Juan Mudeh.

Com o Clube Smiles, assinatura mensal pioneira entre as empresas de fidelidade, as milhas podem valer até 10 anos e permitem que o cliente se programe melhor. No caso das milhas juntadas em voos GOL, a validade pode chegar a 20 anos para a categoria Diamante. E para os demais parceiros, os prazos variam de 3 a 10 anos, conforme a evolução de categoria dos clientes – Smiles, Prata, Ouro e Diamante.

A vida do brasileiro pode ficar mais fácil e prática

A Livelo tem a missão de fazer parte da vida das pessoas, mostrando diariamente que é possível viver melhor com pontos. Para isso, desenvolveu soluções que possam trazer opções para contemplar todas as necessidades dos clientes.

Recentemente, a empresa observou que muitas pessoas gostariam de usar os pontos como forma de pagamento. Isso fez com que ampliassem a gama de produtos financeiros disponíveis para os participantes. Atualmente, é possível trocar pontos por dinheiro, realizar pagamentos com pontos via Pix e ainda usar os pontos para pagar o valor total ou parcial em transações feitas em parceiros como Amazon Brasil e lojas físicas da CVC, Droga Raia e Drogasil.

Ao analisar apenas o resgate realizado em produtos financeiros, os indicadores apresentaram um aumento de 128% entre janeiro e agosto deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Isso mostra o engajamento das pessoas ao usarem os pontos no dia a dia.

A Smiles também está sempre atenta aos seus consumidores, por isso, trabalha em melhorias diárias de canais e serviços, para fazer com que as pessoas viajem cada vez mais. Um ponto-chave das estratégias é um programa de milhas atrativo, permitindo que os clientes juntem milhas não apenas em viagens, mas também em atividades do dia a dia, como compras em parceiros variados, no Shopping Smiles, marketplace do programa de fidelidade da GOL.

Atualmente, o Shopping Smiles conta com 12 parceiros, incluindo grandes empresas como Magazine Luiza, Ponto, Casas Bahia, FastShop, Netshoes, Camicado, Shell, Accor, Renner, entre outros, que oferecem uma diversidade de produtos de várias categorias.

Os clientes podem utilizar suas milhas para comprar diversos itens, de roupas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, livros, entre outros. Também há possibilidades de usar junto aos parceiros como Uber para transporte, Shell para abastecimento, aluguel de carros, atrações turísticas, shows, eventos, etc.

Para conseguirem benefícios, é recomendado que o consumidor concentre os gastos em apenas um cartão de crédito, pois as regras e os benefícios do cartão co-branded GOL Smiles foram ajustados recentemente. Ele tem como intuito ser parceiro dos viajantes para compras no dia a dia e também durante as viagens, o cartão serve para as pessoas juntarem mais milhas, transformando suas compras em oportunidades de conhecer o próximo destino.

Entre os principais benefícios estão:

  • Milhas que não expiram e condições especiais no acúmulo para clientes da categoria Diamante;
  • Aumento dos conversores (novidade em parceria com os bancos parceiros nas variantes Gold, Platinum, e Infinite, tanto no conversor base do cartão, quanto no conversor acelerado, que é a pontuação especial disponível para assinantes do Clube Smiles).

“Os usuários também contam com o Milhasback (milhas que retornam para o cliente que pagar itens de produtos e/ou contratar serviços no ecossistema Smiles com o cartão). Ainda como forma de não perder milhas, temos a opção do Smiles & Money onde o cliente pode combinar milhas e dinheiro para emitir passagens aéreas, reservar hotéis, alugar carros, entre outros”, detalha Juan Mudeh.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]