Visando oferecer mais praticidade e serviços aos consumidores, a Apé Conveniência, desenvolvedora de centros comerciais pertencente ao empreendedor Flavio Resende, fundador da rede de locadoras Localiza, pretende investir R$ 650 milhões nos próximos cinco anos na abertura de 60 centros de conveniência e serviços no Estado de São Paulo.
Cada empreendimento terá entre 800 e 2500 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e oferecerá serviços e opções de alimentação rápida. ?O momento é de investir em empreendimentos que sejam próximos aos clientes, com facilidade de estacionamento e praticidade, para compras rápidas no caminho do trabalho para casa?, conta Yuri Ramos, CFO da empresa.
A empresa, que nasceu como Vic Empreendimentos há pouco mais de dois anos, mudou rapidamente seu posicionamento ao perceber o momento do mercado. ?O modelo tradicional de shopping centers está saturado em muitas regiões, mas existem oportunidades para operações menores, de menor custo, que sejam mais viáveis economicamente?, comenta Henrique Braga, diretor de estratégia da empresa.
Nesse sentido, a empresa conta com um power center (shopping formado por operações de grande porte, como supermercados e lojas de materiais de construção, com uma galeria comercial que interliga essas lojas) em Santa Bárbara d?Oeste e dois centros de conveniência em São Paulo (Ipiranga e Guarapiranga). ?Nosso foco está nos formatos de proximidade, onde a concorrência é menor e as oportunidades de crescimento são maiores?, afirma Ramos.
De acordo com ele, os planos consideram a abertura de, em média, um centro de compras por mês, principalmente no interior de São Paulo. ?Trazemos um modelo mais barato para a expansão de lojistas e franquias, indo para bairros ou mesmo cidades ainda não atendidas por shopping centers tradicionais?, conta.
Com 14 projetos em diferentes estágios de desenvolvimento (sendo que dois serão entregues até o fim do ano, em São Carlos e Araraquara), a Apé confia no balanço entre grandes marcas e operações locais para se firmar no mercado. ?Para uma cidade do interior, a chegada de uma grande rede de franquias é importante. Ao mesmo tempo, uma operação local mantém essa proximidade que é fundamental para o sucesso do nosso negócio?, explica Braga.