/
/
Beetle encerra 74 anos de história e é produzido pela última vez

Beetle encerra 74 anos de história e é produzido pela última vez

Volkswagen já havia anunciado o fim da fabricação no modelo no ano passado. Especula-se que ele possa voltar ao mercado em versão elétrica. Será?

Depois de sete décadas e mais de 21 milhões de unidades comercializadas, o Beetle (apelidado no Brasil como Fusca) está encerrando sua história. Na quarta-feira (10), a Volkswagen colocou em produção o último modelo do carro, em uma fábrica em Puebla, no México. Ao todo foram produzidas 65 unidades, que serão comercializadas apenas no site oficial da marca por US$ 20.895 – o equivalente a R$ 78.390. 

No Brasil, o carro que se popularizou na década de 50 já dava indícios de que poderia ser descontinuado. Isso porque o lançamento de sua segunda geração, que voltou a ser chamada de Beetle por aqui, não vendeu como o esperado. No ano passado, a Volks havia anunciado que pararia neste ano a fabricação do famoso fusca.

Beetle
O carro ganhou uma reedição com design mais moderno em 1998

7 DÉCADAS DE HISTÓRIA

Os primeiros protótipos do que viria a ser o Beetle são datados de 1936 na Alemanha. Quatro anos antes, em 1932, o projetista Ferdinand Porsche fez o desenho do modelo NSU Type 32, que seria a base para o projeto final do carro. A ideia surgiu para fazer jus ao nome de sua montadora, já que Volkswagen em alemão significa “veículo do povo”.

O intuito do Beetle era ser um carro acessível, robusto e barato e que pudesse ser usado tanto como veículo de passeio como para uso militar. O nazista Adolf Hitler participou ativamente da criação do veículo que, pouco tempo depois, ganhou a forma que conhecemos hoje pelo designer austríaco Erwin Komenda.

Beetle

 

Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial e o declínio do governo nazista, o carro então chamado de VW Tipo 1 foi reapelidado para Beetle (Besouro).

No Brasil as primeiras unidades desembarcaram em 1950, mas ainda com um custo muito elevado. Dois anos depois, apesar da produção em solo nacional, as peças ainda eram importadas da Alemanha. Foi só em 1943 que o Beetle ganhou fabricação made in Brasil em uma fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A conhecida fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo seria inaugurada apenas em 1959.

LEIA TAMBÉM

http://localhost/consumidor-novarejo/2019/07/10/seguro-brasil-carros/

O sucesso do carro foi tanto que ele marcou de maneira significativa a indústria e a cultura pop. Nos cinemas ganhou um filme em que era o protagonista: “The Love Bug”, de 1968, que por aqui foi batizado de “Se Meu Fusca Falasse”. O Beetle também influenciou diretamente a escolha do nome dos The Beatles, que logo no início da carreira, ainda quase no anonimato, chegaram a chamar Silver Beetles.

Depois de 74 anos de história uma coisa é certa: o carrinho marcou gerações e promete deixar saudades. A Volks ainda não garantiu se o fim é mesmo definitivo, mas há quem especule a possibilidade de uma volta do modelo em versão elétrica e redesenhada. 

Beetle

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]