Para que qualquer marca tenha sua imagem consolidada de forma positiva no mercado, um dos pontos mais importantes a ser trabalhado é a questão do engajamento com o cliente. No entanto, para que ocorra um engajamento forte e verdadeiro é preciso que as empresas alinhem os seus mais diversos setores aos gostos, desejos e necessidades do consumidor, o que inclui também as estratégias de marketing.
Estratégias de marketing assertivas
Duas grandes táticas de marketing que muitas empresas devem ficar de olho para os próximos tempos é uma participação mais ativa dos consumidores em decisões estratégicas e a antecipação de alguns de seus lançamentos.
Ambas as estratégias, inclusive utilizadas na nova edição do Big Brother Brasil, já se mostraram assertivas e inovadoras para a experiência do cliente. A seguir, vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas:
A importância da participação ativa dos consumidores
Como apresentado na edição 23 do BBB, os telespectadores tiveram a oportunidade de decidir quais duplas entrariam juntas na casa mais vigiada do Brasil. Cada dupla deveria ser formada por um participante pipoca (anônimo) e um camarote (celebridade).
Após a votação, as duplas foram formadas. Entre as que mais se destacaram e caíram no gosto do público, tivemos: a jogadora de vôlei Key Alves (camarote) e Gustavo Benedeti, o Cowboy (pipoca); a atriz Bruna Griphao (camarote) e Larissa Santos (pipoca); e Fred, youtuber do canal Desimpedidos (camarote) e Ricardo Camargo, o Alface (pipoca).
Mas voltando à questão da participação ativa do público, como essa atitude do programa conseguiu ser positiva para a conquista do engajamento?
Bom, segundo Flávia Freitas, professora e coordenadora da graduação em Marketing nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), através da escolha das duplas, o telespectador pode se sentir envolvido no sistema de produção do BBB, o que, consequentemente, fez com que ele criasse um elo com o reality. “Um consumidor engajado é aquele que participa da vida da marca e cria conexões emocionais com ela”, acrescenta Freitas.
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A antecipação dos lançamentos como um grande trunfo de marketing
Quem nunca quis dar uma espiadinha naquele presente de Natal ou de aniversário que ainda está guardado no armário dos pais? Pois é, acredito que todos nós já tivemos essa necessidade de antecipar uma novidade. E pensando nisso, as marcas começaram a trabalhar em prol desse nosso desejo interno.
“A antecipação de lançamentos visa criar expectativas futuras das quais as pessoas gostariam de fazer parte. Um setor que utiliza muito isso é o cinema. Quando você vai a uma sessão e assiste ao trailer de outro filme, você cria uma expectativa em assistir a esse filme. Essa estratégia funciona porque nossos cérebros estão programados para antecipar experiências positivas”, analisa Flávia Freitas.
A professora e coordenadora da graduação em Marketing da FACHA ainda comenta que a antecipação de um lançamento é assertiva quando a mesma consegue criar gatilhos mentais no consumidor, o persuadindo emocionalmente.
Os inúmeros benefícios da antecipação dos lançamentos
Além de conquistar o engajamento com o cliente, a antecipação do lançamento de um produto ou serviço também possibilita o alcance de muitos outros benefícios para as empresas.
Renata Ankowski, administradora e especialista em ESG, Marketing, Inovação e Futurismo, menciona que uma das maiores vantagens é a relação de exclusividade e fidelização com o consumidor.
Marcos Caiado, mestre em Administração de Empresas e coordenador do MBA Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio – complementa ao dizer que outro privilégio advindo da antecipação dos lançamentos é a atenção entregue ao que a marca fala ou faz, o que a torna uma referência em um determinado mercado.
Maneiras assertivas de antecipar os lançamentos
Como dito anteriormente, a antecipação dos lançamentos pode ser um grande trunfo de marketing. Contudo, para que essa prática dê certo e conquiste os consumidores, é preciso que as empresas atuem de forma correta.
De acordo com Marcos Caiado, para ser assertivo na antecipação dos lançamentos, as marcas devem trabalhar com ética, respeitar o seu público, além de apresentar um conteúdo interessante e que realmente tenha conexão com o produto ou serviço que será disponibilizado.
Além disso, Renata Ankowski alerta que outra maneira assertiva é observar o comportamento do consumidor, bem como os problemas atuais que poderão ser resolvidos com a antecipação de um determinado lançamento.
Desafios enfrentados durante o processo de antecipação
Como toda estratégia de marketing, o processo para antecipar um lançamento também pode contar com alguns desafios. Para Marcos Caiado, uma das maiores dificuldades é a escolha de um método que atraia e mantenha a atenção das pessoas até que o produto ou serviço seja efetivamente propagado.
O mestre em Administração de Empresas e coordenador do MBA Management do IAG ainda diz que para superar esse obstáculo é preciso trabalhar com as emoções do consumidor. “Isso inclui o desenvolvimento de uma sequência de conteúdos que prepare o público-alvo para o momento do lançamento, desperte a necessidade de aquisição do que será comercializado, crie um suspense e estimule a real curiosidade das pessoas”, detalha.
Outro desafio citado por Flávia Freitas é a necessidade de uma abertura maior por parte das instituições. “As marcas precisaram abrir mão do controle sobre seus produtos e serviços, pois o consumidor atuará em algumas escolhas. Muitas empresas querem engajar o cliente, mas não querem perder o controle, e isso não é possível”, enfatiza.
O poder das redes sociais na antecipação dos lançamentos
Nos dias atuais, as redes sociais se tornaram grandes ferramentas para a divulgação de produtos e serviços. Logo, se pode deduzir que tais mídias também têm o poder de auxiliar na antecipação dos lançamentos.
Marcos Caiado avalia que o Instagram e o YouTube, particularmente, são muito efetivos quando se trata de antecipar os lançamentos. “Em muitos casos, são realizados lives especiais com conteúdos prévios e menos detalhados que mostram o potencial que determinado produto ou serviço pode oferecer ao público. Por meio dessas redes, também é possível fazer uma espécie de demonstração do produto a ser lançado”, ilustra.
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