Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que podemos aprender com o BBB 23 para aumentar o engajamento?

O que podemos aprender com o BBB 23 para aumentar o engajamento?

Permitir que o consumidor saiba o que o esperar do lançamento do produto ou serviço, ou, até mesmo, que ele participe das decisões da marca se mostram, cada vez mais, estratégias assertivas de marketing.

Para que qualquer marca tenha sua imagem consolidada de forma positiva no mercado, um dos pontos mais importantes a ser trabalhado é a questão do engajamento com o cliente. No entanto, para que ocorra um engajamento forte e verdadeiro é preciso que as empresas alinhem os seus mais diversos setores aos gostos, desejos e necessidades do consumidor, o que inclui também as estratégias de marketing.

Estratégias de marketing assertivas

Duas grandes táticas de marketing que muitas empresas devem ficar de olho para os próximos tempos é uma participação mais ativa dos consumidores em decisões estratégicas e a antecipação de alguns de seus lançamentos.

Ambas as estratégias, inclusive utilizadas na nova edição do Big Brother Brasil, já se mostraram assertivas e inovadoras para a experiência do cliente. A seguir, vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas:

A importância da participação ativa dos consumidores

Como apresentado na edição 23 do BBB, os telespectadores tiveram a oportunidade de decidir quais duplas entrariam juntas na casa mais vigiada do Brasil. Cada dupla deveria ser formada por um participante pipoca (anônimo) e um camarote (celebridade).

Após a votação, as duplas foram formadas. Entre as que mais se destacaram e caíram no gosto do público, tivemos: a jogadora de vôlei Key Alves (camarote) e Gustavo Benedeti, o Cowboy (pipoca); a atriz Bruna Griphao (camarote) e Larissa Santos (pipoca); e Fred, youtuber do canal Desimpedidos (camarote) e Ricardo Camargo, o Alface (pipoca).

Mas voltando à questão da participação ativa do público, como essa atitude do programa conseguiu ser positiva para a conquista do engajamento?

Bom, segundo Flávia Freitas, professora e coordenadora da graduação em Marketing nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), através da escolha das duplas, o telespectador pode se sentir envolvido no sistema de produção do BBB, o que, consequentemente, fez com que ele criasse um elo com o reality. “Um consumidor engajado é aquele que participa da vida da marca e cria conexões emocionais com ela”, acrescenta Freitas.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A antecipação dos lançamentos como um grande trunfo de marketing

Quem nunca quis dar uma espiadinha naquele presente de Natal ou de aniversário que ainda está guardado no armário dos pais? Pois é, acredito que todos nós já tivemos essa necessidade de antecipar uma novidade. E pensando nisso, as marcas começaram a trabalhar em prol desse nosso desejo interno.

“A antecipação de lançamentos visa criar expectativas futuras das quais as pessoas gostariam de fazer parte. Um setor que utiliza muito isso é o cinema. Quando você vai a uma sessão e assiste ao trailer de outro filme, você cria uma expectativa em assistir a esse filme. Essa estratégia funciona porque nossos cérebros estão programados para antecipar experiências positivas”, analisa Flávia Freitas.

A professora e coordenadora da graduação em Marketing da FACHA ainda comenta que a antecipação de um lançamento é assertiva quando a mesma consegue criar gatilhos mentais no consumidor, o persuadindo emocionalmente.

Os inúmeros benefícios da antecipação dos lançamentos

Além de conquistar o engajamento com o cliente, a antecipação do lançamento de um produto ou serviço também possibilita o alcance de muitos outros benefícios para as empresas.

Renata Ankowski, administradora e especialista em ESG, Marketing, Inovação e Futurismo, menciona que uma das maiores vantagens é a relação de exclusividade e fidelização com o consumidor.

Marcos Caiado, mestre em Administração de Empresas e coordenador do MBA Management do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio – complementa ao dizer que outro privilégio advindo da antecipação dos lançamentos é a atenção entregue ao que a marca fala ou faz, o que a torna uma referência em um determinado mercado.

Maneiras assertivas de antecipar os lançamentos

Como dito anteriormente, a antecipação dos lançamentos pode ser um grande trunfo de marketing. Contudo, para que essa prática dê certo e conquiste os consumidores, é preciso que as empresas atuem de forma correta.

De acordo com Marcos Caiado, para ser assertivo na antecipação dos lançamentos, as marcas devem trabalhar com ética, respeitar o seu público, além de apresentar um conteúdo interessante e que realmente tenha conexão com o produto ou serviço que será disponibilizado.

Além disso, Renata Ankowski alerta que outra maneira assertiva é observar o comportamento do consumidor, bem como os problemas atuais que poderão ser resolvidos com a antecipação de um determinado lançamento.

Conheça o Mundo do CX

Desafios enfrentados durante o processo de antecipação

Como toda estratégia de marketing, o processo para antecipar um lançamento também pode contar com alguns desafios. Para Marcos Caiado, uma das maiores dificuldades é a escolha de um método que atraia e mantenha a atenção das pessoas até que o produto ou serviço seja efetivamente propagado.

O mestre em Administração de Empresas e coordenador do MBA Management do IAG ainda diz que para superar esse obstáculo é preciso trabalhar com as emoções do consumidor. “Isso inclui o desenvolvimento de uma sequência de conteúdos que prepare o público-alvo para o momento do lançamento, desperte a necessidade de aquisição do que será comercializado, crie um suspense e estimule a real curiosidade das pessoas”, detalha.

Outro desafio citado por Flávia Freitas é a necessidade de uma abertura maior por parte das instituições. “As marcas precisaram abrir mão do controle sobre seus produtos e serviços, pois o consumidor atuará em algumas escolhas. Muitas empresas querem engajar o cliente, mas não querem perder o controle, e isso não é possível”, enfatiza.

O poder das redes sociais na antecipação dos lançamentos

Nos dias atuais, as redes sociais se tornaram grandes ferramentas para a divulgação de produtos e serviços. Logo, se pode deduzir que tais mídias também têm o poder de auxiliar na antecipação dos lançamentos.

Marcos Caiado avalia que o Instagram e o YouTube, particularmente, são muito efetivos quando se trata de antecipar os lançamentos. “Em muitos casos, são realizados lives especiais com conteúdos prévios e menos detalhados que mostram o potencial que determinado produto ou serviço pode oferecer ao público. Por meio dessas redes, também é possível fazer uma espécie de demonstração do produto a ser lançado”, ilustra.


+ Notícias

 

Geração Z encara a inflação melhor do que Millennials e Baby Boomers

A sua marca realmente está trabalhando a experiência do cliente?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]