/
/
Os bastidores (e a hostilidade) do Cannes Lions

Os bastidores (e a hostilidade) do Cannes Lions

O Cannes Lions traz desafios não só para quem concorre, mas também para quem julga. Conheça os segredos e os prazeres do maior evento do mundo

É indiscutível que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é um dos maiores eventos do mundo. Sem a menor sombra de dúvidas, é ele quem traça o caminho da propaganda, da criatividade e da geração de conteúdo a cada ano. Para as agências, ter “um Leão” é um grande argumento, uma prova de competência e, é claro, de capacidade de criação.

Porém, um dos grandes desafios do festival está nos bastidores. Os jurados também são vencedores, uma vez que enfrentam o desafio de escolher a campanha ideal em cada uma das categorias. Não por acaso, o Estadão realizou o evento Cannes Lions Winners, que trouxe palestras e debates de júris brasileiros que participaram da votação de 2016.

Como afirma Luis Padilha, vice-presidente de Mídia da AlmapBBDO, apesar da crise, com 30% a menos de inscrições na premiação, o número de vitórias do Brasil foi acima da média. Naturalmente, o tema tecnologia esteve presente em todas as categorias citadas – entre elas, mobile e cyber. “Não há mais campanhas sem mídias sociais”, comenta.

 
Chip consciente

Assim, Margot Doi Takeda, sócia-fundadora da A10 – Ideias que transformam, comenta cita o case do McDonald’s – que colocou um chip da embalagem do McFish, para mostrar a origem do peixe em questão – e o da Lockheed Martin, que criou uma experiência de Realidade Virtual dentro de um ônibus, com o objetivo de ensinar e divertir ao mesmo tempo.

Mas, por mais que os exemplos sejam incríveis, é sempre difícil escolher. “O ambiente dos bastidores de Cannes é hostil”, comenta Hugo Rodrigues, CEO da Publicis. “E a propaganda não é romance, é networking e muito trabalho”.

Nesse contexto, ele cita que, nos dias atuais, buscar soluções para a vida das pessoas é muito mais eficiente do que simplesmente fazer propaganda. “Não existe propaganda que segure quem não entrega o que promete”, aponta.

 

 

Luta pelo consenso

Igor Puga, vice-presidente de Inovação e Integração da DM9DDB explica que o maior desafio do júri em Cannes é chegar a um consenso. Afinal, são muitos contextos e culturas diferentes tentando chegar a uma opinião comum.

Assim, os componentes do júri do qual ele fez parte separaram a avaliação em dois critérios – que iam muito além do “bom” ou “ruim”. De uma maneira geral, verificaram a criatividade dos cases, a capacidade de execução e de deixar um legado, a transformação de um estado pré-estabelecido.

Nesse caso, outro exemplo indispensável (que foi escolhido) é o projeto The Next Rembrandt. Utilizando algoritmos para identificar padrões entre as obras de Rembrandt, o resultado foi possível graças a uma parceria entre o ING, a Microsoft, a Tu Delft e a Mauritshuis. É como se a tecnologia tivesse ressuscitado o artista para que mais uma obra fosse feita.

 

Transformação

No fim das contas, Cannes permite diversos temas de diálogo: inovação, criatividade, tecnologia, etc. Mas, a lição que fica é muito mais profunda (e isso ficou claro no evento em questão): os consumidores não querem mais produtos, mas desejam soluções para os problemas do cotidiano. É isso o que faz com que o Uber, por exemplo, seja uma marca tão forte.

 

E você? O que gostaria que as empresas criassem para melhorar a sua vida?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]