/
/
Banco Central lança serviço contra fraudes na abertura de contas

Banco Central lança serviço contra fraudes na abertura de contas

Nova funcionalidade dará mais controle ao cidadão e visa coibir fraudes; resgate automático de valores esquecidos também entra em vigor

A partir de dezembro, os brasileiros terão mais controle sobre a relação com o sistema bancário. É que o Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) a criação de um novo serviço que permitirá ao consumidor manifestar, de forma voluntária, que não deseja abrir novas contas, sejam elas correntes, poupança ou de pagamento.

A medida tem como principal objetivo combater fraudes, como a abertura de contas com identidade falsa ou a inclusão indevida de titulares em contas conjuntas e contas de empresas.

Como vai funcionar

O sistema permitirá ao cidadão ativar ou desativar a restrição a qualquer momento, com validade determinada ou por tempo indeterminado. Será possível consultar o histórico de ativações, desativações e também as vezes em que instituições financeiras acessaram essa informação.

Com a entrada em vigor da nova funcionalidade, os bancos serão obrigados a consultar essa base de dados antes de abrir qualquer nova conta. Para isso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução nº 5.218, que altera as regras sobre abertura, manutenção e encerramento de contas bancárias. Já a Resolução BCB nº 476 atualiza a legislação específica para contas de pagamento.

As instituições financeiras e o próprio Banco Central terão um prazo de seis meses para adaptar seus sistemas e revisar processos internos.

Fim dos esquecidos

Outra mudança anunciada pelo Banco Central diz respeito ao Sistema Valores a Receber (SVR). A partir de amanhã, os brasileiros podem optar por habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras.

Antes, o resgate precisava ser feito manualmente, valor por valor. Agora, com a nova funcionalidade, o cidadão que habilitar o serviço terá os valores resgatados automaticamente, sem precisar entrar no sistema com frequência.

A adesão é facultativa e está disponível apenas para pessoas físicas com conta gov.br nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada. Também é necessário ter uma chave Pix do tipo CPF cadastrada. Caso contrário, será preciso fazer o cadastro junto à instituição financeira.

Vale destacar que o cidadão não será avisado pelo Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta vinculada à chave Pix.

Já as instituições que ainda não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo o processo manual, o que também se aplica a valores provenientes de contas conjuntas.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]