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Digitalização de B2B em e-commerce favorece empresas e clientes

Digitalização de B2B em e-commerce favorece empresas e clientes

A digitalização de negócios B2B em plataformas como e-commerce e marketplace dá mais agilidade e organização aos negócios, o que beneficia consumidores lá na ponta

Há alguns anos empresas de bens de consumo trabalham para digitalizar o relacionamento com os pontos de venda, em uma evolução dos negócios B2B (Business to Business). A combinação do progresso na tecnologia recentemente com a capacidade de compartilhar dados avançou imensamente nos últimos, em um movimento acelerado pela pandemia, que mudou hábitos de consumidores, mas também de empresas e marcas.

Essa evolução transformou a relação de compras de empresas em basicamente e-commerce e marketplaces. Em um movimento muito parecido com o dos consumidores finais, que aderiram à pesquisa e compra online como um hábito durante a pandemia que se consolidou, a digitalização dos negócios B2B teve uma resposta muito positiva em ambas as pontas da relação.

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Segundo Pedro Fernandes, sócio da consultoria empresarial McKinsey no Brasil, “muito consistentemente ouvimos das principais plataformas feedbacks do ponto de venda dizendo que não querem voltar a ser como era antes”. Isso porque as relações B2B digitalizadas, seja em aplicativos ou sites, garantem mais autonomia e previsibilidade aos compradores – geralmente pequenos negócios que compram de grandes indústrias neste caso – sem abrir mão da relação de vínculo com a empresa. Eles têm a vantagem de fazer os pedidos em seu próprio ritmo, com um conteúdo personalizado e adaptado para sua demanda.

Um dos pontos levantados por quem resiste à esse formato é: onde fica o representante comercial nesta história? Construindo uma relação diferente, mais complexa, mais voltada ao aconselhamento e monitoramento do cliente e cada vez menos transacional.
“Eles vão desenvolver o relacionamento porque a empresa que os atende tem mais informações sobre os clientes e tem uma pessoa para discutir os motivos e acompanhar as estratégias, não só para pegar um pedido”, explica Fernandes.

Digitalização melhora processos

Para as empresas B2B trata-se de um potencial enorme de ampliação de seu público e de agilidade na distribuição. Mas para isso, destaca Fernandes, é preciso planejamento. Isso porque o custo de implantação de uma plataforma é alto, especialmente se desenvolvida de forma própria. E Carlos Zuzunaga, sócio associado da McKinsey & Company no Peru, avalia que o retorno desse investimento pode levar cerca de dois anos.

Mas ainda assim, vale a pena investir? De modo geral a avaliação dos consultores da McKinsey é que sim. Com um sistema B2B digitalizado as empresas podem chegar a pontos onde tinham mais dificuldade de alcançar, além de refinar a cadeia logística para melhorar a organização e a distribuição.

Leia Mais: A ascensão do WhatsApp como canal de atendimento

Especialmente para os pequenos negócios, uma das principais formas de entrada nesse nicho é via mensageiros, como o Whatsapp. O aplicativo, usado por mais de 90% dos brasileiros, permite gerenciar aspectos do negócio no celular.

E há um ecossistema crescendo em torno disso, com empresas tentando oferecer crédito para pontos de venda, soluções de pagamento, gerenciamento de fluxo de caixa e assim por diante. “Todo mundo quer fazer as coisas pelo WhatsApp hoje. E uma coisa que foi vista por empresas que implementaram plataformas digitais B2B é que o aplicativo pode ser bom, mas ter suporte e canal de vendas complementado via WhatsApp podem ser as mais poderosas”, destaca Zuzunaga.

Se a entrada, ou a construção de uma plataforma, permitem fazer a previsão e segmentação baseada nos dados obtidos pelo aplicativo, as empresas de bens de consumo que também estão levando os aspectos de relacionamento e comunicação com seus clientes para o WhatsApp.

Isso porque, como define Zuzunaga, “o aplicativo é muito simples para pequenas empresas, que estão acostumadas com isso e as CPGs (Consumer Packaged Goods – Bens de Consumo Embalados) estão vendo esse benefício na simplicidade também para construir um relacionamento”.

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Satisfação também para consumidores

As empresas de bens de consumo que adotaram esse tipo de plataforma B2B – seja própria ou em um ambiente de marketplace – são capazes de organizar seu portfólio em uma determinada loja de forma muito mais personalizada e otimizada.

Leia Mais: Plataformas B2B aumentam eficiência do varejo, diz McKinsey

“O nível de satisfação do ponto de venda com esse tipo de aplicação é significativamente maior. Eles gostam da flexibilidade, gostam da personalização, gostam das possibilidades que o trazer”, revela Fernandes.

Para os consumidores, a consequência é uma variedade mais adaptada ao seu perfil, às suas preferências e a menor possibilidade de escassez de produtos. Além disso, com a otimização da logística na outra ponta da cadeia, a tendência é uma redução dos custos que pode se refletir em preços melhores.


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