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B-Beauty: a beleza brasileira em destaque no mercado

B-Beauty: a beleza brasileira em destaque no mercado

Iza Dezon, CEO da Dezon e idealizadora do podcast Ciao, Bela, falou sobre a beleza “made in Brasil” no CONAREC 2023.

Um episódio de Ciao, Bela – podcast criado em 2021 que traz inovações e tendências de comportamentos da indústria de beleza e bem-estar – foi a inspiração da palestra sobre beleza brasileira da expert em análise de tendências Iza Dezon no CONAREC 2023.

Criadora do podcast ao lado da jornalista Vânia Goy, Iza Dezon escolheu um episódio que fala sobre B-Beauty, a forma como o Business of Fashion, um dos maiores portais de moda e beleza do mundo, usou para classificar a beleza típica do Brasil. Criar apelidos é uma prática normal do mercado para popularizar alguns conceitos, neste caso, segundo Iza Dezon, serviu também como uma espécie de validação que chamou a atenção do próprio público brasileiro.

Para a expert em tendências, também CEO da Dezon – consultoria estratégica e criativa para marcas, startups e empresas – a beleza brasileira é baseada em três pontos que se destacam: a existência de marcas de beleza muito sólidas e antigas no mercado nacional, uma cultura de influenciadoras inigualável no mundo e por que o país possui ingredientes provenientes dos seus biomas que são únicos. “É isso que vem inspirando muitos gringos por aí e o próprio Brasil”, diz Iza.

Mercado com características próprias

O país é o quarto maior mercado de beleza no mundo, atrás dos Estados Unidos, do Japão e da China, e possui um grande potencial de crescimento devido a suas proporções continentais. Segundo Iza Dezon, o Brasil já é, naturalmente, um centro de inovação, de modismos e tendências porque possui quase toda diversidade de tipos de cabelos e tonalidades de pele, além de diferentes tipos de clima. Essa riqueza atrai marcas de beleza do mundo todo.

Agora, além dos cuidados com os cabelos e com a maquiagem, o skincare tem feito parte da rotina da mulher brasileira o que, para a expert, é muito positivo para o mercado, uma vez que a prática no país é totalmente diferente do que é feito na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o cuidado com a pele ganhou força na medida em que os processos foram sendo aprendidos e disseminados de forma mais descomplicada e enxuta e os produtos foram sendo adaptados para o clima tropical, ganhando texturas mais leves.

Dentro desse cenário, marcas nacionais passaram a ganhar espaço no mercado oferecendo produtos com bons preços. Sallve, Salon Line e Creamy são alguns exemplos.

Domínio das redes sociais e tempero único

A presença massiva de influenciadoras brasileiras nas redes sociais é um fenômeno único, conta Iza Dezon. Elas são importantes para as marcas e significativas para as consumidoras e isso para além das redes sociais tradicionais. Segundo ela, o WhatsApp, por exemplo, é uma importante plataforma de venda de produtos no país nem sempre lembrada, mas com enorme potencial de crescimento. No Instagram, o país é o terceiro no ranking mundial de usuários, com 69 milhões de pessoas.

“Não é de se espantar quando a gente vê o sucesso de alguém como Bruna Tavares, que deixa de ser uma influenciadora para criar uma das maiores marcas do mercado e que agora está em expansão internacional”, destaca Iza Dezon, que lembra que o Brasil virou marca para muitos tratamentos estéticos, como depilação, massagem corporal e rituais capilares.

O país já está presente com sucesso no mercado internacional com marcas como Granado, Phebo, Natura, Quem Disse, Berenice? e Sol de Janeiro, entre outras. Todas elas tem um “tempero” brasileiro que vem dos ingredientes naturais do Brasil. Depois do açaí e das castanhas, hoje a copaíba e a andiroba também já aparecem em produtos e se tornam ativos importantes, de acordo com a expert.

Beautycare Brasil e porta-vozes

Iza Dezon lembra que uma iniciativa relevante em andamento para conectar o mercado internacional com fornecedores brasileiros é a Beautycare Brazil, realizada pela Apex e pela Abihpec para apresentar indústrias nacionais na feira in-cosmetics, que aconteceu na Espanha em março de 2023. O evento, o mais importante do mercado de beleza no mundo, contou com mais de 900 expositores.

O Brasil possui porta-vozes importantes internacionalmente, como a cantora Anitta e a atriz Bruna Marquezine, além de outros nomes que ajudam a mostrar que a beleza brasileira vai além de Gisele Bündchen e influenciam a moda e também a arte, como é o caso de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, autores de Swinguerra, filmado no Nordeste com pessoas não binárias com um trabalho estético de cabelo e maquiagem singular.

Para Iza Dezon, uma boa forma de perceber a nova imagem da beleza brasileira, mais plural e menos estereotipada, é assistir a série Beyond Beauty, da revista inglesa I-D, apresentada por Grace Neutral. No episódio filmado em São Paulo, a série mostra a obsessão brasileira pela beleza mostrando os diversos padrões que a compõem. “A gente olha para fora, mas está todo mundo olhando para gente, tem muita gente querendo aprender com a gente”, conclui a expert.



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