O novo programa de benefícios da Azul Linhas Aéreas, criado em parceria com a empresa de tecnologia CRM&Bônus, coloca em prática a ideia de que quanto mais simples, melhor. Trata-se do “Boas-vindas Azul”, um novo benefício para passageiros frequentes da companhia aérea. A partir desta quinta-feira, 19/10, ao pousar em seus destinos, os clientes receberão uma mensagem pelo WhatsApp da conta verificada das duas empresas com ofertas de descontos e bônus em lojas, serviços e atividades de lazer para serem aproveitadas no local.
“Percebemos que não estávamos aproveitando todo o momento que podíamos com o nosso cliente”, conta John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas. “Tínhamos diversos dados dos passageiros: sabíamos se estavam viajando com a família, de onde estava vindo, se já havia viajado cinco vezes com a Azul esse ano ou apenas uma. Mas a partir do momento que o cliente pousava em Recife, meu contato acabava naquele momento”.
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Além de estender contato com o consumidor da companhia aérea, que até então, era encerrado até o momento do pouso da aeronave, a empresa consegue complementar sua viagem e, assim, oferecer uma melhor experiência aos passageiros.
O piloto do projeto estará disponível a partir de quinta-feira para voos com destino ao aeroporto de Brasília e a São Paulo, no aeroporto de Congonhas. Assim que pousarem, os passageiros receberão até cinco opções de ofertas de até R$ 300 em comércios, lojas virtuais e serviços locais que fazem parte da rede da CRM&Bônus, que conta com mais de 35 mil pontos de venda no Brasil.
Como funciona
Ao pousar em seu destino, passageiro receberá uma mensagem por WhatsApp da conta verificada “CRM&Bônus e Azul”. Além de dar as boas-vindas ao aeroporto, o perfil anuncia a oportunidade de escolher entre uma seleção de bônus e descontos para serem aproveitados na cidade. Pelo próprio chat, o cliente pode selecionar se quer ou não receber a oferta. Na sequência, pode escolher entre as opções disponíveis.
Os benefícios podem variar entre cupons de descontos e vales para serem utilizados em restaurantes, lojas físicas ou por e-commerce de roupas e acessórios, alimentos e bebidas, além de serviços de lazer. Dessa forma, o passageiro tem a oportunidade de aproveitar ainda mais sua viagem e, dessa forma, reconhecer o valor da Azul para além do voo.
Para receber a mensagem, o passageiro deve informar o número de seu telefone celular no momento do check-in do voo, ou então ter seus dados atualizados no programa de fidelidade da Azul. Por enquanto, o benefício estará disponível para voos com destino a Brasília e São Paulo – com pouso no aeroporto de Congonhas.
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O objetivo das empresas parceiras é expandir a ferramenta para todos os lugares onde as aeronaves da Azul pousam, em cerca de 150 destinos. Além disso, a ferramenta conta em seu sistema conta com uma estrutura de Inteligência Artificial que, conforme recebe dados de consumo do passageiro, consegue personalizar a oferta dos próximos benefícios de acordo com seus hábitos de compra.
A ideia, por mais que ainda em estágios iniciais, já revela o potencial para ampliar a oferta de benefícios para diversos outros setores. “A solução pode não servir para outras companhias aéreas – até porque a CRM&Bônus se comprometeu não só em contrato com em palavra de que seremos exclusivos da Azul – mas para outros segmentos”, afirma Alexandre Zolko, fundador e CEO da empresa de tecnologia. “Por exemplo, uma construtora poderia disparar cupons de desconto em lojas de decoração e móveis da Rua Gabriel Monteiro da Silva para o cliente que acabou de comprar um imóvel”.
Anualmente, a Azul transporta cerca de 30 milhões de pessoas. Em 2024, a expectativa é que esse número cresça para 35 milhões. Trata-se da maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos – volume maior do que suas principais concorrentes, Gol e Latam, juntas. “A Azul tem diferencial – tem wi-fi nas aeronaves, snacks, é pontual, mas desejava algo a mais”, compartilha Zolko. “São mais de 16 milhões de clientes que voam com a Azul e poderíamos usar esses dados para oferecer benefícios a esses passageiros, mas também trazendo faturamento para a empresa”.
Relação de ganha-ganha
Fundada em 2018, a CRM&Bônus é especializada em soluções para crescimento de vendas e lucratividade para empresas. Hoje, conta com diferentes ferramentas de relacionamento com consumidores, entre eles giftback, serviços de mensageria pelo WhatsApp, gestão de lojas, e digitalização de vendedores e ativação de carrinho abandonado.
Entre as soluções, está a plataforma Vale Bônus, programa de recompensas no qual usuários recebem benefícios como descontos e vales para serem utilizados nas marcas, lojas e serviços parceiros – que hoje, somam em mais 35 mil pontos de venda credenciados em todo o Brasil. A solução já alcançou mais de 100 milhões de pessoas.
Para esses negócios, a parceria com a Azul representa uma oportunidade de direcionar anúncios e leads a um público segmentado localmente e de acordo com os hábitos de consumo dos clientes da companhia aérea. É a possibilidade, por exemplo, de uma empresa de locação de veículos oferecer um desconto no aluguel de um carro para o passageiro que acabou de chegar na cidade e precisará se locomover entre o hotel e seus pontos de visita.
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“É muito inspirador pensar no tamanho que esse projeto pode tomar, ele já começa com todas as partes envolvidas recendo algum benefício”, aponta Alexandre. “O cliente Azul receberá um benefício financeiro que poderá ser utilizado em diversas atividades. Quanto mais tempo a solução for desenvolvida, mais inteligência terá e mais oportunidades surgirão de oferecer uma comunicar muito mais precisa. Isso também é direcionado às marcas que estão fazendo o investimento, uma vez que irão gastar entre 5% e 10% do que gastariam para anunciar em canais como Google e Meta”.
Já a Azul e a CRM&Bônus têm a possibilidade de criar um novo canal de geração de receita. O programa prevê os varejistas e marcas credenciados pela empresa de tecnologia remunerem o lead, ou oferta, gerado e utilizado pelo cliente da companhia aérea. Essa receita será dividida entre as duas empresas parceiras.
Desafios
Por mais que o projeto esteja ainda em sua fase piloto, os executivos já reconhecem alguns desafios que surgirão ao longo do uso do programa “Boas-vindas Azul”. O primeiro deles está, justamente, nas informações de contato do passageiro. Seja em viagens corporativas, sejam em voos turísticos, muitas das compras das passagens são feitas por terceiros, como áreas de Recursos Humanos, assistentes pessoais e agências de viagem. No entanto, o fundador da CRM&Bônus prevê que esse será um desafio de rápida solução.
“A fase inicial do programa será uma oportunidade de limpar a nossa base de dados”, explica Alexandre Zolko. “O passageiro que não receber a mensagem da conta verificada ao pousar em seu destino vai ver o passageiro ao seu lado feliz com a bonificação, irá reclamar com a equipe de bordo”. Além disso, os pilotos das aeronaves da Azul serão instruídos a comunicar aos passageiros que receberão uma mensagem para aproveitar sua viagem com mais benefícios.
Outra possibilidade está no supply, ou seja, se os clientes da Azul de fato usarão as bonificações oferecidas pelo programa. “Um desafio futuro é conseguir posicionar para os varejistas e serviços parceiros o valor da aquisição de clientes feita pelo programa, que pode ser até dez vezes mais barato que o Google ou o Facebook. Se for o mesmo custo, também não vai funcionar. Vamos ter desafios, mas é muito animador, porque se trata de um programa simples. Temos uma grande chance de sermos felizes nesse projeto”.
Para o CEO da Azul, que se mudou para o Brasil há 15 anos, o novo programa também representa uma oportunidade para a companhia aérea aumentar sua relevância em diferentes regiões e cidades. “Acho que a maior vergonha é que o brasileiro conhece melhor a Flórida do que seu próprio país”, afirma. “Ao mesmo tempo, se trata de uma oportunidade enorme. Se todo brasileiro visitar Foz do Iguaçu ou o Amazonas, isso pode mudar o país. Passamos os últimos três anos em meio a uma pandemia e, os últimos 18 meses sem receita. Agora, estamos prontos para decolar e conectar mais cidades”.
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