Pesquisar
Close this search box.
/
/
Azul dá boas-vindas a benefício para experiência de viagem

Azul dá boas-vindas a benefício para experiência de viagem

Ao pousar em seus destinos, passageiros recebem ofertas com recomendações para melhorar suas experiências de viagem

O novo programa de benefícios da Azul Linhas Aéreas, criado em parceria com a empresa de tecnologia CRM&Bônus, coloca em prática a ideia de que quanto mais simples, melhor. Trata-se do “Boas-vindas Azul”, um novo benefício para passageiros frequentes da companhia aérea. A partir desta quinta-feira, 19/10, ao pousar em seus destinos, os clientes receberão uma mensagem pelo WhatsApp da conta verificada das duas empresas com ofertas de descontos e bônus em lojas, serviços e atividades de lazer para serem aproveitadas no local.

“Percebemos que não estávamos aproveitando todo o momento que podíamos com o nosso cliente”, conta John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas. “Tínhamos diversos dados dos passageiros: sabíamos se estavam viajando com a família, de onde estava vindo, se já havia viajado cinco vezes com a Azul esse ano ou apenas uma. Mas a partir do momento que o cliente pousava em Recife, meu contato acabava naquele momento”.

Leia mais: Grupo Fleury transforma voz do cliente em inovação

Além de estender contato com o consumidor da companhia aérea, que até então, era encerrado até o momento do pouso da aeronave, a empresa consegue complementar sua viagem e, assim, oferecer uma melhor experiência aos passageiros.

O piloto do projeto estará disponível a partir de quinta-feira para voos com destino ao aeroporto de Brasília e a São Paulo, no aeroporto de Congonhas. Assim que pousarem, os passageiros receberão até cinco opções de ofertas de até R$ 300 em comércios, lojas virtuais e serviços locais que fazem parte da rede da CRM&Bônus, que conta com mais de 35 mil pontos de venda no Brasil.

Como funciona

Ao pousar em seu destino, passageiro receberá uma mensagem por WhatsApp da conta verificada “CRM&Bônus e Azul”. Além de dar as boas-vindas ao aeroporto, o perfil anuncia a oportunidade de escolher entre uma seleção de bônus e descontos para serem aproveitados na cidade. Pelo próprio chat, o cliente pode selecionar se quer ou não receber a oferta. Na sequência, pode escolher entre as opções disponíveis.

Os benefícios podem variar entre cupons de descontos e vales para serem utilizados em restaurantes, lojas físicas ou por e-commerce de roupas e acessórios, alimentos e bebidas, além de serviços de lazer. Dessa forma, o passageiro tem a oportunidade de aproveitar ainda mais sua viagem e, dessa forma, reconhecer o valor da Azul para além do voo.

Para receber a mensagem, o passageiro deve informar o número de seu telefone celular no momento do check-in do voo, ou então ter seus dados atualizados no programa de fidelidade da Azul. Por enquanto, o benefício estará disponível para voos com destino a Brasília e São Paulo – com pouso no aeroporto de Congonhas.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O objetivo das empresas parceiras é expandir a ferramenta para todos os lugares onde as aeronaves da Azul pousam, em cerca de 150 destinos. Além disso, a ferramenta conta em seu sistema conta com uma estrutura de Inteligência Artificial que, conforme recebe dados de consumo do passageiro, consegue personalizar a oferta dos próximos benefícios de acordo com seus hábitos de compra.

A ideia, por mais que ainda em estágios iniciais, já revela o potencial para ampliar a oferta de benefícios para diversos outros setores. “A solução pode não servir para outras companhias aéreas – até porque a CRM&Bônus se comprometeu não só em contrato com em palavra de que seremos exclusivos da Azul – mas para outros segmentos”, afirma Alexandre Zolko, fundador e CEO da empresa de tecnologia. “Por exemplo, uma construtora poderia disparar cupons de desconto em lojas de decoração e móveis da Rua Gabriel Monteiro da Silva para o cliente que acabou de comprar um imóvel”.

Anualmente, a Azul transporta cerca de 30 milhões de pessoas. Em 2024, a expectativa é que esse número cresça para 35 milhões. Trata-se da maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos – volume maior do que suas principais concorrentes, Gol e Latam, juntas. “A Azul tem diferencial – tem wi-fi nas aeronaves, snacks, é pontual, mas desejava algo a mais”, compartilha Zolko. “São mais de 16 milhões de clientes que voam com a Azul e poderíamos usar esses dados para oferecer benefícios a esses passageiros, mas também trazendo faturamento para a empresa”.

Relação de ganha-ganha

Fundada em 2018, a CRM&Bônus é especializada em soluções para crescimento de vendas e lucratividade para empresas. Hoje, conta com diferentes ferramentas de relacionamento com consumidores, entre eles giftback, serviços de mensageria pelo WhatsApp, gestão de lojas, e digitalização de vendedores e ativação de carrinho abandonado.

Entre as soluções, está a plataforma Vale Bônus, programa de recompensas no qual usuários recebem benefícios como descontos e vales para serem utilizados nas marcas, lojas e serviços parceiros – que hoje, somam em mais 35 mil pontos de venda credenciados em todo o Brasil. A solução já alcançou mais de 100 milhões de pessoas.

Para esses negócios, a parceria com a Azul representa uma oportunidade de direcionar anúncios e leads a um público segmentado localmente e de acordo com os hábitos de consumo dos clientes da companhia aérea. É a possibilidade, por exemplo, de uma empresa de locação de veículos oferecer um desconto no aluguel de um carro para o passageiro que acabou de chegar na cidade e precisará se locomover entre o hotel e seus pontos de visita.

Leia mais: Pão de Açúcar lança plataforma para gerar segmentação e fidelidade

“É muito inspirador pensar no tamanho que esse projeto pode tomar, ele já começa com todas as partes envolvidas recendo algum benefício”, aponta Alexandre. “O cliente Azul receberá um benefício financeiro que poderá ser utilizado em diversas atividades. Quanto mais tempo a solução for desenvolvida, mais inteligência terá e mais oportunidades surgirão de oferecer uma comunicar muito mais precisa. Isso também é direcionado às marcas que estão fazendo o investimento, uma vez que irão gastar entre 5% e 10% do que gastariam para anunciar em canais como Google e Meta”.

Já a Azul e a CRM&Bônus têm a possibilidade de criar um novo canal de geração de receita. O programa prevê os varejistas e marcas credenciados pela empresa de tecnologia remunerem o lead, ou oferta, gerado e utilizado pelo cliente da companhia aérea. Essa receita será dividida entre as duas empresas parceiras.

Desafios

Por mais que o projeto esteja ainda em sua fase piloto, os executivos já reconhecem alguns desafios que surgirão ao longo do uso do programa “Boas-vindas Azul”. O primeiro deles está, justamente, nas informações de contato do passageiro. Seja em viagens corporativas, sejam em voos turísticos, muitas das compras das passagens são feitas por terceiros, como áreas de Recursos Humanos, assistentes pessoais e agências de viagem. No entanto, o fundador da CRM&Bônus prevê que esse será um desafio de rápida solução.

“A fase inicial do programa será uma oportunidade de limpar a nossa base de dados”, explica Alexandre Zolko. “O passageiro que não receber a mensagem da conta verificada ao pousar em seu destino vai ver o passageiro ao seu lado feliz com a bonificação, irá reclamar com a equipe de bordo”. Além disso, os pilotos das aeronaves da Azul serão instruídos a comunicar aos passageiros que receberão uma mensagem para aproveitar sua viagem com mais benefícios.

Conheça o Mundo do CX

Outra possibilidade está no supply, ou seja, se os clientes da Azul de fato usarão as bonificações oferecidas pelo programa. “Um desafio futuro é conseguir posicionar para os varejistas e serviços parceiros o valor da aquisição de clientes feita pelo programa, que pode ser até dez vezes mais barato que o Google ou o Facebook. Se for o mesmo custo, também não vai funcionar. Vamos ter desafios, mas é muito animador, porque se trata de um programa simples. Temos uma grande chance de sermos felizes nesse projeto”.

Para o CEO da Azul, que se mudou para o Brasil há 15 anos, o novo programa também representa uma oportunidade para a companhia aérea aumentar sua relevância em diferentes regiões e cidades. “Acho que a maior vergonha é que o brasileiro conhece melhor a Flórida do que seu próprio país”, afirma. “Ao mesmo tempo, se trata de uma oportunidade enorme. Se todo brasileiro visitar Foz do Iguaçu ou o Amazonas, isso pode mudar o país. Passamos os últimos três anos em meio a uma pandemia e, os últimos 18 meses sem receita. Agora, estamos prontos para decolar e conectar mais cidades”.



+ NOTÍCIAS
Não seja chato! Cinco dicas para fazer marketing efetivo sem ser invasivo
O que turistas de cada geração querem nas viagens em 2024?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]