Pesquisar
Close this search box.
/
/
Automação aumenta produtividade e traz felicidade

Automação aumenta produtividade e traz felicidade

Ferramentas que aumentam a produtividade têm potencial para melhorar bem-estar dos colaboradores: processo não é só tecnológico, mas também cultural

Uma pesquisa realizada com mais de 4 mil pessoas globalmente revelou insights significativos sobre a interação entre colaboradores e tecnologia no ambiente de trabalho. A primeira constatação é uma desconexão entre as expectativas da empresa e as do colaborador. Isso ocorre porque as empresas fornecem plataformas que, em teoria, deveriam facilitar o trabalho e aumentar a produtividade. No entanto, muitas vezes, elas são introduzidas sem um devido treinamento sobre sua utilidade e forma de uso. É o que aponta uma análise da pesquisa realizada pela Monday.

“Chegamos à conclusão em relação à questão da produtividade, de que o colaborador tem a expectativa de simplificar e consolidar as plataformas tecnológicas, e acreditam que esta deveria ser uma prioridade organizacional”, explica Brunno Santos, diretor da Monday.com no Brasil.

Em média, os colaboradores utilizam 10,5 plataformas tecnológicas, variando desde mensageiros, e-mails até ferramentas de organização e atribuição de tarefas, seja em dispositivos móveis, online ou por meio de softwares. No Brasil, esse percentual é ainda mais alto, chegando a 92%.

Ferramentas devem estar à serviço do colaborador e do trabalho

Durante a pandemia, muitas empresas introduziram várias plataformas sem preparação adequada. Os colaboradores migraram de um cenário onde utilizavam poucas tecnologias para um onde são inundados por elas. Esse excesso, em vez de otimizar a produtividade, muitas vezes burocratiza e complica a jornada de trabalho.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

“A grande maioria das plataformas tecnológicas trabalham em nichos específicos, sem focar em trazer uma boa experiência ao colaborador. Isso cria o que chamamos de retrabalho. E aí vem a importância da automação, desde que seja abrangente e focada nas tarefas operacionais, para que o colaborador gaste energia no que, de fato, requer capacidade cognitiva”, avalia Santos.

A pesquisa também destaca a correlação entre automação, produtividade e bem-estar, especialmente para os ‘knowledge workers’, ou seja, aqueles que trabalham em ambientes de escritório e estão capacitados para tomada de decisões. “O colaborador que consegue automatizar tem um senso de pertencimento maior, e vai ser muito mais feliz”, ressalta o executivo.

A mudança cultural necessária para a adoção efetiva de uma tecnologia começa pela liderança, que deve ver essa implementação como fundamental. É crucial garantir que o colaborador esteja capacitado para usufruir dessa tecnologia, compreendendo como a automação pode beneficiar sua rotina diária.

“É um diferencial para o sucesso de implementação, a empresa utilizar a automação nas áreas com maior necessidade, como nas tarefas operacionais. Mas aprofundar-se em automação requer uma abordagem consultiva, um entendimento amplo para que o colaborador a utilize corretamente”, pondera.

A automação, quando bem aplicada, proporciona agilidade organizacional, facilita a execução de tarefas e permite uma avaliação eficaz do sucesso, identificando possíveis falhas. “A automação é extremamente importante nesse sentido, de aliviar o colaborador da carga operacional para que ele possa focar no que realmente importa: a estratégia”, adverte Brunno Santos.

Leia mais: “Automação resolveu desafio de fluxo de processos para expansão”, revela executiva da RaiaDrogasil

A mudança de mindset e a produtividade na prática

É o caso da Deezer, plataforma de streaming de áudio, à medida que cresciam, os projetos se tornavam cada vez mais complexos, e, como resultado, cada vez mais difíceis de gerenciar. “Quanto mais componentes um projeto tivesse, mais tempo levava para encontrarmos as informações certas nas planilhas que estávamos usando”, afirma Yoav Banai, vice-presidente de engajamento com o cliente da companhia.

Yoav aponta que esses projetos nem sempre tinham a visibilidade necessária para entregar resultados de forma eficiente. Segundo ele, não estava claro quem sabia o quê e quando as coisas tinham sido ou seriam atualizadas, o que aumentava o tempo para entender o status das várias etapas de um projeto. E ainda, as equipes não estavam colaborando com a maior eficiência possível.

“Eu sabia que tínhamos que encontrar uma maneira de garantir que a tecnologia funcionasse para nós, e não o contrário”, diz Banai.

Com a unificação, a Deezer percebeu observou cinco benefícios:

1. Maior transparência
2. Uma área de trabalho central onde é possível encontrar tudo facilmente
3. Melhoria significativa na colaboração
4. Eliminação de tarefas mais simples
5. Aumento da eficiência

“Ter um fluxo para equipes de desenvolvimento de negócios os ajudou a centralizar o trabalho com equipes de suporte, como finanças, jurídico e relações com gravadoras. Também nos ajudou a priorizar e analisar o trabalho globalmente e em um só lugar, em vez de focar em cada região separadamente. Portanto, nosso tempo até a publicação de novos acordos melhorou”, detalha Yoav Banai.

Conheça o Mundo do CX

Como está o Brasil nesse cenário?

O relatório da Monday mostra que o mercado brasileiro está massivamente adotando a automação, acelerado pelo contexto pandêmico. Contudo, muitas vezes a tecnologia não foi implementada eficientemente, faltando capacitação ao colaborador, o que compromete sua aplicação eficaz.

“Percebemos uma melhora da maturidade neste cenário, porém, ainda não há uma consolidação clara de plataformas para que a automação seja plenamente aplicável ao colaborador”.

Bruno sugere que o próximo passo nessa evolução tecnológica é o conceito de work UX e low code, permitindo a customização de plataformas sem a necessidade de expertise técnica. A capacitação do colaborador é vital, variando de acordo com a tecnologia e a cultura organizacional. “Em média, em plataformas no code, a implementação e automatização podem levar de 1 a 3 meses”.

Atualmente, o Brasil ocupa a sétima posição em importância na atuação da Monday, com mais de 7 mil empresas no portfólio. “O brasileiro tem uma inclinação natural para lidar com plataformas intuitivas e redes sociais. Esse traço cultural é um dos motivos para uma adoção tão robusta no país”, finaliza.



+ NOTÍCIAS
Do Twitter ao X: a mudança precipitada do nome e logo
Onde e como encontrar uma liderança digital para chamar de sua?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]