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Aumento de preços e custos formam dilema para varejistas

Aumento de preços e custos formam dilema para varejistas

Aumento de preços gera queda no volume de vendas, e varejistas devem investir em IA e novos mercados para superar crise.

As empresas de bens de consumo têm enfrentado um momento desafiador, marcado por uma expressiva redução nos gastos dos consumidores. Esse cenário, resultado de fatores econômicos e mudanças no comportamento de compra, tem gerado um impacto significativo nos negócios. À medida que as organizações buscam se adaptar a essa nova realidade, torna-se essencial entender as causas e consequências desse fenômeno para desenvolver estratégias eficazes que possam garantir a sustentabilidade e o crescimento em tempos de incerteza.

Diante disso, o desafios das empresas de bens e consumo é retomar o crescimento em volume após um expressivo aumento de preços em 2023, impulsionado pela inflação. Isso foi indicado no “Relatório Global de Bens de Consumo” da consultoria Bain & Company, que destaca a limitação para novos reajustes de preços e cortes de custos, exigindo que as organizações revisem seus conceitos e estratégias. A consultoria global entrevistou mais de 120 executivos seniores de diferentes regiões do mundo para captar suas percepções sobre como restaurar valor e lucratividade ao setor.

Apesar de 2023 ter registrado um crescimento considerável no setor, há pontos críticos a serem observados. Globalmente, o valor das vendas no varejo (RSV) aumentou quase 10% de 2022 para 2023, mas três quartos desse crescimento se devem ao aumento de preços. Nos Estados Unidos e na Europa, os reajustes de preços foram responsáveis por 95% do crescimento do RSV, enquanto na América Latina essa parcela alcança 85%. Esse cenário reflete, principalmente, o impacto do aumento dos custos e das commodities para as empresas.

Custos de produção

A pesquisa investigou ainda o quanto o aumento dos custos de produção influenciou a desconexão generalizada entre o crescimento dos preços e o volume de vendas. De acordo com 82% dos executivos entrevistados, a inflação teve um impacto significativo em seus negócios.

“De um lado, durante a alta dos preços, os consumidores acentuaram a polarização do consumo, com muitos migrando para marcas mais acessíveis ou para produtos premium em categorias específicas – outros também passaram a comprar menos ou em promoções”, comenta Ricardo de Carli, sócio da Bain e líder da prática de bens de consumo para a América do Sul. “Em contrapartida, os preços não subiram o suficiente e, para reduzir gastos, grande parte das principais companhias do setor está recorrendo a grandes programas de corte de custos para compensar o impacto nas margens”.

Os números do setor refletem essa contradição: enquanto 54% dos executivos relatam ter sido fortemente impactados pela redução dos gastos dos consumidores em 2023, as empresas aumentaram os preços em mais de 20%, em média, desde o terceiro trimestre de 2021. Apesar disso, a margem EBIT média caiu para um dos níveis mais baixos dos últimos 10 anos, atingindo 12,2% no terceiro trimestre de 2023, comparado ao pico de 13% em 2020.

Diante desse cenário, o crescimento sustentável neste novo contexto depende de estratégias como investimentos em mercados emergentes – que ainda oferecem potencial para aumento de volume – e compreensão das novas demandas dos consumidores, que se tornaram mais sofisticados e diversificados. O sucesso nesse ambiente exigirá uma reformulação completa das propostas de valor, dos portfólios e dos modelos de negócios.

IA como vantagem

Investimentos em ESG e tecnologia se destacam como desafios que, se enfrentados com seriedade, podem gerar vantagens competitivas significativas. No que diz respeito à tecnologia, as empresas que liderarem o uso de gestão de dados e Inteligência Artificial (IA) generativa terão uma vantagem, com ganhos evidentes em otimização de tempo, personalização no atendimento e fortalecimento do relacionamento com o consumidor.

A crescente pressão por sustentabilidade exige que as empresas avancem em metas ambientais, sociais e de governança. Atualmente, metade dos consumidores globais considera a sustentabilidade como uma das quatro principais preocupações ao realizar compras. No entanto, apenas 20% dos entrevistados indicam que a proteção ambiental é uma prioridade para 2024. Entre as empresas, cerca de 10% acreditam estar atrás de seus concorrentes em termos de impacto positivo no planeta.

A redefinição da agenda de crescimento é a principal prioridade para o setor de bens de consumo em 2024, e a melhor maneira de alcançar esse objetivo é adotar uma abordagem equilibrada que atenda às necessidades dos consumidores, clientes, colaboradores e do planeta. Para a maioria das organizações, isso exigirá uma transformação completa — do portfólio, das capacidades e das estruturas empresariais. Embora seja um desafio complexo, é possível superá-lo. Com a crescente pressão do mercado, adaptação e inovação serão fundamentais para o sucesso contínuo da indústria de bens de consumo.

*Foto: Shutterstock.com

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