Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ativismo embrulhado para presente

Ativismo embrulhado para presente

"A desigualdade não está sendo esfregada na sua cara. O Brasil de verdade não está no palco, está servindo o café ou limpando o banheiro dos eventos"

Negra, ativista, mãe, ativista, atriz, ativista, diretora de cinema, ativista, produtora, ativista, jornalista, ativista, pobre, ativista, mulher, ativista, cantora, ativista, liderança comunitária, ativista, artesã, ativista, escritora, ativista… Ativismo, ativismo, ativismo… Representatividade no grau máximo. Uau. Aplausos.

Olho as fotos postadas nas redes sociais, acompanho as falas super bem posicionadas e cuidadosamente ensaiadas. Conflito de ideias? Nunca, o povo todo está lá pra falar bonito e a plateia, tipo eu, tipo você, tipo o povo do mercado tá lá pra ouvir, pra se inspirar e no máximo sentir vergonha.

Ok. Estou pegando pesado. A plateia também fica mais esperançosa e admirada. E é pra admirar. É gente de verdade falando da sua bandeira, da sua luta e do seu pensamento. Uma galera que ultrapassou ou tenta transcender as barreiras que se impuseram desde o dia do seu nascimento. O passado, o território, as referências podem ser verdadeiros muros instransponíveis… Mas daí vem uma galera que cava um buraco no tal muro e hackeia o sistema.

Lindo.

Lindo também é ver como são representantes embalados pra presente. Turbantes incríveis, moda linda, magras, magros, tênis da Nike, Puma ou da Adidas… ou Converse. Muito glam, muito brilho, muita trança, o cabelo fala e as cores dos apliques e da make também. Bocão, olhão, discurso treinado, afiado e relevante. Não há dúvidas.

O ativismo embalado serve para não assustar o mercado. Ativismo que aprendeu a falar a linguagem dos estrangeiros: budget, cool, hype, “lugar de fala”, e por ai vai…

Cadê a negra sem trança que prefere alisar o cabelo no palco? Ela é menos negra? Cadê a ativista fora do peso que não usa Osklen ou Farm (até porque não cabe, né?)? Cadê aquela mulher comum que faz o ativismo no dia a dia? Cadê aquela ativista que fala errado merrrmo? Cadê as mães e presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias desconhecidas? Não tem. Sabe por quê? Porque poucos “engolem”. Elas estão longe do tipo exportação – aquelas que já passaram por uma roupagem “civilizatória” – sim, estou pegando pesado de propósito. É pra pensar. Protocolos, linguagem, indumentária, há todo um conjunto de regras para serem aceitas e ouvidas.

Estou errada?

Porque quando tá embrulhado pra presente é mais fácil ouvir, a pobreza não grita, fica só no storytelling do evento com dentes perfeitos e look admirável. A desigualdade ou a “falta de beleza” não está sendo esfregada na sua cara. O Brasil de verdade não está no palco, está servindo o café ou limpando o banheiro dos eventos.

Seguir escritor poeta-pobre que escreve na Internet é fácil, ler o que ele diz ou critica também é… aí você adora, compartilha, curte e elogia, mas vai pegar busão todo dia e viver a vida que ele leva. Há! Escrever a “verdade” nua e crua não é de hoje, desde o naturalismo era assim… Estou errada?

Ao menor sinal de fumaça, desconforto, reclamação da empregada, do carinha que te incomoda com a pobreza dele, você nem pensa. Melhor ficar aqui sentado na cadeira Herman Miller no ar condicionado e ver tudo pelo meu Mac. No final do dia eu pego meu Uber e vou pra casa com a sensação que estou mais antenado, que entendo a diversidade e que criei uma relação empática.

Vai vendo.

Agora me apedreja que eu coloquei mesmo a cara a tapa, eu sou dessas. É pra provocar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]