Pesquisar
Close this search box.
/
/
6 atitudes que as empresas podem adotar diante da crise

6 atitudes que as empresas podem adotar diante da crise

Confira as dicas da Bain&Company para a sobrevivência do varejo brasileiro, a partir das lições tiradas da crise norte-americana

São muitos os desafios enfrentados desde a chamada crise econômica se estabeleceu no Brasil. A inflação em dois dígitos, o dólar ultrapassando os R$ 4,00 e o consumo das famílias despencando: os últimos meses tem sido extremamente desafiadores para o varejo brasileiro.

De acordo com análise divulgada pela consultoria Bain&Company, em termos de crescimento real, trata-se da maior contração do setor nos últimos quinze anos. Tendo em vista a similaridade desse cenário com a crise norte-americana de 2008, a consultoria desenvolveu o estudo “Superando a Tormenta: lições da crise americana para o varejo brasileiro” em que apura quais foram as estratégias vencedoras nos Estados Unidos naquela época e que poderiam ser aplicadas no Brasil.

Apesar de não existir um consenso sobre os setores ou propostas de valor a serem adotadas para que as empresas sobrevivam a tempos difíceis – uma vez que empresas de diversos tamanhos e objetivos foram capazes de passar por essa fase – a Bain&Company concluiu que alguns fatores são fundamentais para impulsionar o sucesso das companhias de qualquer porte ou atuação dentro do varejo. São eles:

1 – Gestão eficiente dos estoques
Um exemplo citado no artigo é a L Brands (que detém as marcas Victoria’s Secret e Bath & Body Works ), que  buscando a redução nos níveis de estoque, implementou uma série de mudanças no modelo de sourcing e abastecimento, atingindo redução de lead times, maior renovação do sortimento em loja e aumento do giro das mercadorias.

2 – Busca constante por redução de despesas
No pilar de operação, a L Brands focou fortemente no controle de despesas operacionais, com foco nas despesas administrativas e em tudo o que não tem impacto direto no consumidor final. Assim, conseguiu reverter resultados ruins durante a crise e hoje figura no quadrante mais desejado.

3 – Contínuo investimento em inovação
A Starbucks, maior rede de cafés do mundo, precisou reinvestir em sua proposta de valor e conseguiu emergir da crise com sucesso. Para isso, focou na inovação tanto de produ¬tos—lançamentos em café, reforço da oferta de chás e melhoria de qualidade em alimentos—quanto de ser¬viços, como a expansão de seu programa de lealdade e investimento na plataforma digital.

4 – Foco na busca pela execução consistente
De nada adian¬ta um plano bem desenhado se a execução falhar. Para minimizar o risco da execução é importante fazer uma avaliação correta das capacidades da organização, antecipar os possíveis riscos de execução e planejar iniciativas para contorná-los. A tecnologia é um aliado importante.

5 – Foco no consumidor-alvo
É justamente num ambiente de gastos mais seletivos que a solidez da proposta de valor e do relacionamento com os con¬sumidores é mais testada. Se a empresa apresentar uma proposta de valor atrativa e adequada às mudanças de consumo trazidas pela crise, conseguirá fidelizar seus consumidores-alvo, preservando ou aumentando seu share of wallet, e até crescer atraindo novos consumidores da concorrência.

6 – Foco no conceito de value for Money (custo-benefício)
É importante oferecer um bom custo-benefício, mas sem abrir mão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Um exemplo de sucesso nesse quesito é a TJX—dona das redes T.J. Maxx e Marshalls. A loja de departamentos, adequou sua proposta de valor ao comportamento do consumidor na crise. O foco da empresa foi reter os con¬sumidores conquistados durante o período, via ações de marketing focadas na valorização de sua proposta custo-benefício e na experiência do consumidor. Assim ele se fortaleceu mesmo diante do cenário de crise que os Estados Unidos atravessaram no período.

Para consultar o estudo completo, acesse o site da Bain&Company.
)

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]