A Atento, empresa de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios, anunciou sua ambiciosa nova fase estratégica. Com o objetivo de liderar a jornada em direção ao Business Transformation Outsourcing (BTO), a empresa quer fortalecer sua posição competitiva no mercado e melhorar suas perspectivas de crescimento. Em linha com essa nova estratégia, a companhia está adotando um forte foco em investimentos tecnológicos para a transformação do Customer Experience (CX) e para sua expansão geográfica, com os colaboradores e clientes no centro.
A estratégia está baseada em três pilares. O primeiro deles é a diversificação de receitas, que busca expandir a presença da empresa nos mercados internacionais, com destaque especial para os Estados Unidos. Além disso, a companhia continuará investindo na oferta multilíngue, desenvolvida na Europa, no Oriente Médio e na África (EMEA), consolidando sua posição como uma provedora global de soluções de CX. A empresa planeja inaugurar a região das Filipinas como um novo offshore local, fortalecendo ainda mais sua presença global e aproveitando as vantagens estratégicas oferecidas pela região.
Outro pilar refere-se na busca por oportunidades de crescimento, pois segundo a empresa continuará explorando aquisições de novos clientes e o desenvolvimento de novos serviços para clientes. O foco estratégico será nas oportunidades proporcionadas pelo CX digital, acompanhando a crescente importância dessa área no panorama empresarial.
Comprometida em se posicionar como uma referência em inovação, concentrando seus esforços na evolução do Business Process Outsourcing (BPO) para o Business Transformation Outsourcing (BTO), a empresa adotará as novas tecnologias. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) e a automação irão colaborar para o impulsionamento da competitividade da empresa.
“Estamos entusiasmados em iniciar esta nova fase com um forte foco em clientes, pessoas e tecnologia. Acreditamos que para liderar a próxima era do CX é fundamental estruturar serviços inteligentes, ágeis e humanizados, nos quais as pessoas devem estar no centro das interações”, afirma Dimitrius Oliveira, CEO da Atento. “Estamos embarcando nesse novo caminho mais focados do que nunca em garantir a excelência, crescer como companhia, ampliar nossa presença geográfica e revolucionar o setor de CX com foco na transformação”, completa.
Eficiência operacional com base na excelência humano-tecnológica
Um passo dessa jornada é a promoção da tecnologia nos processos internos da empresa. A Atento confirma a importância de otimização de suas operações por meio de ferramentas avançadas. A implementação de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Automação de Processos Robóticos (RPA) e bots é vista como uma estratégia para aumentar a eficiência e a agilidade nos processos internos, para uma melhor alocação de recursos e redução de custos.
Como parte de sua estratégia, a empresa está implementando iniciativas para melhorar continuamente a experiência dos colaboradores. Isso inclui programas de treinamento avançados, para capacitar os funcionários no uso de ferramentas e tecnologias alimentadas por IA, analytics e automação, em busca de um atendimento excepcional com toque humano.
Ao combinar a expertise humana com as capacidades da tecnologia, a Atento está empenhada em fornecer um atendimento excepcional com um toque humano. Ao mesmo tempo, a Atento continua focada em manter o excelente desempenho operacional que tem atraído recordes positivos de Customer Satisfaction (CSat) e Net Promoter Score (NPS).
Nesse sentido, a companhia continua a promover os modelos já existentes, como o Atento Work from Home Agents (WAHA), o que a permite contar com uma infraestrutura preparada para trabalhar remotamente a qualquer momento, proporcionando benefícios de bem-estar e segurança aos colaboradores, com ganhos de produtividade e aceleração do crescimento.
Espera-se que essa nova estratégia impulsione a posição-chave da empresa no mercado, a partir de seu conhecimento de negócios único baseado em experiência e consultoria, evoluindo seu portfólio de serviços para oferecer a melhor experiência aos funcionários e continuar a impulsionar a satisfação do cliente em um ambiente de tecnologia em mudança.
Reestruturação financeira é aprovada
O Plano de Reestruturação foi apresentado à aprovação dos credores da empresa em assembleias nos dias 13 e 27. Essa aprovação obteve quase unanimidade entre os credores. Posteriormente, o plano foi oficialmente ratificado por um tribunal inglês.
O processo, portanto, atravessou todas as etapas legais e regulatórias permitidas para a reestruturação financeira da empresa, proporcionando uma base sólida para a continuidade de suas operações sob uma nova estrutura ou condições financeiras.