Desde que foi lançado em março deste ano, o Smart Recruiter, plataforma proprietária da Atento, transformou o processo de seleção de candidatos no setor de Customer Experience. Por meio de um chatbot de IA generativa avançado, a solução se diferencia dos chatbots tradicionais por sua capacidade de entender, processar e gerar linguagem natural, permitindo uma conversa fluida, genuína e intuitiva.
A companhia explica que, dessa forma, os candidatos podem interagir com a ferramenta como se estivessem conversando com um cliente real, tornando suas interações fluidas e suas respostas mais espontâneas e perspicazes. Nessa interação simulada, o candidato é confrontado com um cenário muito semelhante à realidade, proporcionando-lhe uma visão realista de sua posição futura.
Graças a esta ferramenta, a Atento pode identificar com mais precisão os profissionais que melhor se adaptam à cultura organizacional e às necessidades específicas de seus clientes. Desta forma, consegue-se um alinhamento mais profundo entre os colaboradores e os objetivos da marca, o que se traduz num aumento da produtividade, numa melhoria da experiência do cliente e do serviço prestado, bem como numa redução da rotatividade de pessoal.
IA enriquece a experiência para candidatos
Cerca de 4 mil pessoas já participaram de processos seletivos por meio da plataforma, o que resultou na contratação de mais de 340 candidatos para ocupar vagas em quase 10 operações. A iniciativa denota o quanto a companhia está comprometida com a inovação contínua não só em soluções para CX, como também para seus processos de recursos humanos.
Segundo Thiago Zanon, Head Global de RH da Atento, o Smart Recruiter é um exemplo de como a Inteligência Artificial pode não só transformar a experiência dos clientes com uma marca como também a forma de selecionar futuros colaboradores. “Além disso, o Smart Recruiter proporciona uma experiência enriquecedora para os candidatos. Essa é mais uma iniciativa da Atento em busca de cumprir sua estratégia, voltada para a eficiência operacional”, diz Zanon.
Uma ferramenta estratégica para a seleção de pessoal
Vale ressaltar que a Smart Recruiter é baseada em IA generativa alimentada pelo Atento AI Studio. Durante a interação, o moderador inteligente da Atento, LINEU (Learning Intelligent Node Efficient Understanding), garante que a conversa seja mantida dentro do contexto certo, evitando desvios e garantindo consistência.
Simultaneamente, a plataforma analisa as respostas dos candidatos em tempo real, gerando avaliações que apoiam o processo de contratação. Os recursos de compreensão do Smart Recruiter, juntamente com os ajustes feitos pelos engenheiros de prompt da Atento, tornam a IA totalmente adaptada ao tom e ao conteúdo da marca.
Preliminar e dinamicamente, a ferramenta atua como uma maneira eficaz de avaliar os candidatos, permitindo que os candidatos sejam identificados com rapidez e precisão com as habilidades e aptidões necessárias para oferecer uma experiência excepcional ao cliente.
Em um mercado altamente competitivo, a capacidade de atrair e reter talentos humanos de qualidade tornou-se um diferencial fundamental para as empresas. Nesse sentido, o desenvolvimento do Smart Recruiter pela Atento funciona como uma ferramenta estratégica para a seleção de pessoal, o que permite que a Atento se destaque de seus concorrentes e se estabeleça como um parceiro confiável para seus clientes.