Pesquisar
Close this search box.
/
/
Plataforma da Atento recruta colaboradores por meio de IA

Plataforma da Atento recruta colaboradores por meio de IA

Plataforma Smart Recruiter é alimentada pelo Atento AI Studio, oferece uma conversa fluida e humanizada com candidatos, identificando conexão com cultura organizacional e avaliando habilidades.

Desde que foi lançado em março deste ano, o Smart Recruiter, plataforma proprietária da Atento, transformou o processo de seleção de candidatos no setor de Customer Experience. Por meio de um chatbot de IA generativa avançado, a solução se diferencia dos chatbots tradicionais por sua capacidade de entender, processar e gerar linguagem natural, permitindo uma conversa fluida, genuína e intuitiva.

A companhia explica que, dessa forma, os candidatos podem interagir com a ferramenta como se estivessem conversando com um cliente real, tornando suas interações fluidas e suas respostas mais espontâneas e perspicazes. Nessa interação simulada, o candidato é confrontado com um cenário muito semelhante à realidade, proporcionando-lhe uma visão realista de sua posição futura.

Graças a esta ferramenta, a Atento pode identificar com mais precisão os profissionais que melhor se adaptam à cultura organizacional e às necessidades específicas de seus clientes. Desta forma, consegue-se um alinhamento mais profundo entre os colaboradores e os objetivos da marca, o que se traduz num aumento da produtividade, numa melhoria da experiência do cliente e do serviço prestado, bem como numa redução da rotatividade de pessoal.

IA enriquece a experiência para candidatos

Cerca de 4 mil pessoas já participaram de processos seletivos por meio da plataforma, o que resultou na contratação de mais de 340 candidatos para ocupar vagas em quase 10 operações. A iniciativa denota o quanto a companhia está comprometida com a inovação contínua não só em soluções para CX, como também para seus processos de recursos humanos.

Segundo Thiago Zanon, Head Global de RH da Atento, o Smart Recruiter é um exemplo de como a Inteligência Artificial pode não só transformar a experiência dos clientes com uma marca como também a forma de selecionar futuros colaboradores. “Além disso, o Smart Recruiter proporciona uma experiência enriquecedora para os candidatos. Essa é mais uma iniciativa da Atento em busca de cumprir sua estratégia, voltada para a eficiência operacional”, diz Zanon.

Uma ferramenta estratégica para a seleção de pessoal

Vale ressaltar que a Smart Recruiter é baseada em IA generativa alimentada pelo Atento AI Studio. Durante a interação, o moderador inteligente da Atento, LINEU (Learning Intelligent Node Efficient Understanding), garante que a conversa seja mantida dentro do contexto certo, evitando desvios e garantindo consistência.

Simultaneamente, a plataforma analisa as respostas dos candidatos em tempo real, gerando avaliações que apoiam o processo de contratação. Os recursos de compreensão do Smart Recruiter, juntamente com os ajustes feitos pelos engenheiros de prompt da Atento, tornam a IA totalmente adaptada ao tom e ao conteúdo da marca.

Preliminar e dinamicamente, a ferramenta atua como uma maneira eficaz de avaliar os candidatos, permitindo que os candidatos sejam identificados com rapidez e precisão com as habilidades e aptidões necessárias para oferecer uma experiência excepcional ao cliente.

Em um mercado altamente competitivo, a capacidade de atrair e reter talentos humanos de qualidade tornou-se um diferencial fundamental para as empresas. Nesse sentido, o desenvolvimento do Smart Recruiter pela Atento funciona como uma ferramenta estratégica para a seleção de pessoal, o que permite que a Atento se destaque de seus concorrentes e se estabeleça como um parceiro confiável para seus clientes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]