Novas tecnologias para Customer Experience trazem grandes oportunidades, mas também grandes desafios para as empresas. Alexandre Martins, diretor de Soluções, Inovação e TI da Atento Brasil, segue em sua entrevista exclusiva para a Consumidor Moderno abordando agora os desafios para o crescimento das empresas com a adoção de novas tecnologias para melhorias em CX.
Segundo Martins, um dos maiores desafios hoje com novas tecnologias reside no potencial dos dados. “Os dados têm que ser de boa qualidade para serem processados em escala. Muitas empresas ainda têm muito silos de informações, com dados não integrados. Isso é uma das questões que tem quer ser trabalhada”, pontua o executivo.
Outro desafio, segundo Martins, que impacta diretamente o desempenho das empresas com novas tecnologias está na questão cultural. Para Martins, as empresas deveriam integrar cada vez mais as áreas em prol do conhecimento e aplicação de novas tecnologias como a IA.
Além desses pontos, Martins avalia também o potencial e crescimento da Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, desde organizações já nascidas na era digital (empresas conhecidas como born digital), passando pelas grandes organizações em setores tradicionais – com receitas generosas para investimentos tecnológicos modernos –, até as pequenas e médias empresas, que buscam na IA maior produtividade, redução de custos e, claro, sinergia com a evolução do mercado.
Acompanhe a segunda parte da entrevista com Alexandre Martins, da Atento, a seguir!
GenAI para CX
No episódio final com Alexandre Martins, o executivo fala sobre o potencial da IA generativa e avalia um futuro de alta tecnologia para CX relacionado ao poder da Inteligência Artificial. Confira aqui!
Confira o primeiro episódio da entrevista clicando aqui.