Pesquisar
Close this search box.
/
/
Atendimento phygital: construindo interfaces que combinam inteligências artificiais e humanas a serviço do cliente

Atendimento phygital: construindo interfaces que combinam inteligências artificiais e humanas a serviço do cliente

Experiência do consumidor deve ser uníssona em todos os pontos de contato, seja no online, em redes sociais ou lojas físicas

Após uma digitalização expressivamente avançada em 2020 e 2021, com o rápido desenvolvimento da inteligência artificial, o consumidor migrou seus interesses na jornada de consumo para uma experiência de atendimento phygital: digital e física ao mesmo tempo, sendo um ambiente complementar do outro. Eis, portanto, o grande desafio da década: quais serão os esforços das empresas para atender a essa demanda do novo consumidor híbrido?

As novidades do atendimento phygital

Para Juliana Nappo, consultora e especialista em shopper marketing e retail, com a consolidação dos canais de venda digitais como parte integrante do dia a dia, é inegável que a jornada de compra não é mais a mesma.

As estratégias para impactar o shopper em um cenário em que já não se consegue separar o físico do digital, em que o shopper transita entre os dois mundos de forma tão fluida e intuitiva, passa pela discussão e aplicação de conceitos de digitalshopper marketing neste mundo phygital.

“De uma jornada linear, passamos para uma jornada muito mais complexa, em que o shopper usa especialmente os dispositivos móveis para avançar e voltar nas etapas da jornada, entrando e saindo do mundo digital de forma rápida e difícil de prever”, salienta.

“A partir do momento que o shopper consegue transitar entre vários pontos de contato (físicos e digitais) quase ao mesmo tempo, o desafio dos profissionais de marketing, trade marketing e shopper marketing passou a ser mapear este novo caminho e escolher, dentre uma gama muito mais ampla de ferramentas do que tinha disponível antes, quais as mais efetivas para impactar seu shopper durante esta jornada e aumentar as chances de conversão”, afirma.

Leia Mais: Personas diferentes, jornadas diferentes: os clientes Phygital não são iguais

Dados são ferramenta para encantamento

Está claro que a nova realidade phygital traz inúmeras novas oportunidades de encantar o shopper. E o desafio continua sendo gerar insights sobre o comportamento e os desejos dos compradores, e a tecnologia de dados está aí para trazer informações valiosas.

“O papel do profissional de digital shopper marketing é saber transformar estas informações em inteligência e estratégias e utilizar as muitas incríveis ferramentas e estratégia phygital disponíveis para continuar encantando shoppers e gerando mais valor para as marcas”, coloca Juliana Nappo, que também é autora publicada pelo Senac São Paulo.

“A experiência do cliente e de compra nos canais físicos e digitais, e transitar entre eles, pode ser igualmente prazeroso, conveniente e seguro, e a marca que conseguir oferecer isso a seus clientes em todos os momentos da jornada de compra com certeza vai conquistar mais do que seus bolsos, mas também seus corações”, exemplifica a profissional.

Segundo a especialista, o mínimo que uma empresa tem que oferecer ao seu cliente para entrar no mobile-commerce é um site responsivo, que apresente seus produtos, de forma organizada e confortável, na tela de um smartphone ou tablet.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Entretanto, essa não é mais a melhor opção do ponto de vista estratégico, pois restringe a aplicação de ferramentas que potencializam a experiência de compra do cliente, o que reduz a chance de conversão em vendas.

A solução mais completa, porque atende o shopper de forma mais eficiente em suas necessidades, é criar um aplicativo próprio, de acordo com Juliana Nappo. Pensando nisso, ela lista as vantagens do aplicativo próprio frente a um website com design responsivo:

1.Integração

Possibilidade de atendimento personalizado e a qualquer hora através de chatbots ou chat on-line.

2.Segurança aos usuários

Eles não precisarão utilizar um navegador de celular para acessar suas ofertas e efetivar a compra.

3.Oferta de uma experiência personalizada

Responsável por transformar o mobile-commerce via aplicativo no formato preferido para compras virtuais. Ao utilizar um app, o shopper tem a chance de criar perfis e definir filtros e categorias bem específicos

4.Maior conveniência

As ferramentas de customização permitem que o usuário encontre mais facilmente o que procura que ele receba somente promoções e anúncios que realmente fazem sentido para ele.

Além disso, o aplicativo tem preferência na busca orgânica de sites de busca e apresentam maior velocidade pois os dados estão armazenados localmente no dispositivo.

A relevância da multicanalidade e omnicanalidade

As ampliações da presença das estratégias de atendimento phygital chegam para transformar as lojas físicas em locais que oferecem experiências de compra muito mais ricas, onde o shopper pode interagir, se conectar, obter informações e até se divertir.

O digital shopper marketing, através do conceito phygital, traz uma nova oportunidade para o varejo físico oferecer experiências mais interessantes e personalizadas para os shoppers, acostumados aos recursos digitais e por vezes frustrados em suas visitas às lojas físicas.

Há algum tempo, os grandes bancos tradicionais vêm buscando repensar o que fazer com as suas agências, já que a cada dia mais e mais clientes fazem seus serviços bancários on-line. Mas uma pesquisa global feita pela Accenture mostrou que, embora estejam satisfeitos com a experiência bancária no dia a dia, 50% dos clientes valorizam a possibilidade de falar pessoalmente com um representante do banco.

A partir daí, bancos tradicionais em todo o mundo reimaginaram suas agências, transformando-as em centros de informação e experiência para os clientes e a comunidade.

Leia Mais: O público está no digital. E agora, como as marcas devem agir?

O Banco Santander já trouxe esta novidade para o Brasil com os Work Café. Neste novo modelo de agência, os clientes, além de poderem agendar horário com analistas e conselheiros de investimentos e finanças pessoais e fazer suas operações bancárias em caixas eletrônicos com saque inclusive em dólar, têm a sua disposição um espaço totalmente equipado para servir como um co-working, onde são oferecidos palestras e conteúdos sobre temas como empreendedorismo, educação financeira, inovação, tecnologia e saúde.

Nasce então o conceito phygital – contração das palavras physical (físico, em português) e digital – que resume perfeitamente esta nova realidade, em que a demarcação entre o que é físico e o que é digital está se apagando e que para realmente conquistar a atenção, o bolso e a fidelidade dos shopper as marcas devem levar em conta as múltiplas plataformas disponíveis na definição de suas estratégias de shopper marketing.

Conheça o Mundo do CX

Digital shopper marketing

A Amazon Go, loja sem atendimento ao cliente lançada pela Amazon em 2018, é considerada o exemplo mais completo de digital shopper marketing, pois oferece uma experiência phygital no canal de vendas muito significativa: uma loja física, sem o tradicional de check-out, em que os shoppers podem simplesmente entrar usando o aplicativo Amazon Go, pegar os produtos que desejam e sair.

Como isso acontece? Através da tecnologia “Just Walk Out”, que detecta automaticamente quando os produtos são retirados e retornados às prateleiras, além de rastreá-los no carrinho de compras virtual. Logo depois de sair da loja, a conta é cobrada diretamente no cartão de crédito e a pessoa recebe um recibo. Serviço ao cliente simples e seguro.

“Nesse novo momento, shopper marketing passa a se valer de recursos tecnológicos diversos para transformar a jornada de compra em uma experiência ágil e interativa, e passa a ocupar o papel de estratégia mediadora de fluxos, que cria as condições para um mundo sem fronteiras nas experiências de compra dos shoppers”, finaliza Juliana Nappo.


+ Notícias

Entra em vigor Decreto do SAC: veja o que mudou

Missão de compra é definidor da decisão do consumidor em escolher mercado

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]