/
/
A espera no atendimento: como responder a esse desafio?

A espera no atendimento: como responder a esse desafio?

Atender rapidamente às expectativas dos clientes é o desafio que a Petlove trabalha pra superar em seus planos de saúde para animais de estimação

Vivemos em um tempo que a espera se tornou um vilão nos atendimentos empresariais. Como parte da experiência do cliente, as marcas estão buscando explorar cada vez mais as tecnologias para melhorar sua comunicação com o consumidor. No entanto, não basta apenas estar presente nesses canais de atendimentos, mas principalmente resolver as dores do cliente em um pequeno espaço de tempo para atender às expectativas cada vez maiores dos consumidores modernos.

Esse desafio se torna ainda mais evidente em empresas com alta demanda de atendimento, como é o caso da Petlove, que passou a oferecer em seu portifólio planos de saúde para animais de estimação. Como muitas outras empresas, a companhia sentiu a necessidade de estruturar seus serviços de atendimento digital para atender à crescente demanda dos clientes. A área de planos de saúde para animais, em particular, é uma das mais sensíveis, ao envolver a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, que são membros da família para muitos.

Diante desse desafio, a Petlove percebeu que centralizar as operações de atendimento em uma única plataforma era uma solução necessária. Isso não apenas simplificaria a gestão do atendimento, mas também permitiria uma melhor cooperação das equipes e o acesso mais rápido às informações dos clientes. Foi então que buscou ajuda em empresa terceirizada, como a plataforma de experiências da Zenvia onde digitalizou o atendimento ao cliente.

Leia Mais: ‘Atendimento rápido e eficiente pode coexistir com a empatia’ diz CEO da Foundever

Murilo Trauer, diretor da Petlove explica que o negócio por envolver cuidar da saúde dos animais de estimação, exige ação rápida em algumas situações. “Sempre tivemos a intenção de atender bem os clientes, resolvendo o problema de uma maneira humana e eficiente. Nosso negócio requer um atendimento ágil, pois estamos tratando de algo muito importante, que é a saúde dos pets, e, em alguns casos, precisamos agir muito rápido. Sendo assim, a Zenvia nos ajuda a executar essa atividade com muita eficiência”, explica.

Como resultado das otimizações nos canais digitais, a empresa reduziu o atendimento para 30 segundos, em contrapartida, a adesão dos consumidores aumentou. Quando comparado ao período anterior à implementação da solução, o ecossistema pet registrou um crescimento de 220% nos atendimentos ativos mensais e 90% nos receptivos. Para atender à crescente demanda, a Petlove aumentou em 300% o número de usuários internos na plataforma.

Após a etapa inicial de confluência do contato, e devido à necessidade de digitalizar o atendimento e oferecer uma estrutura mais ágil, a Petlove adotou também o WhatsApp como canal principal “O brasileiro gosta muito do atendimento por WhatsApp, é um canal que caiu no gosto de todos há um bom tempo. Trazer um atendimento neste canal torna mais estreita e conveniente a relação com nossos clientes”, pontua Murillo.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Os consumidores estão clamando por mais canais de autoatendimento

De fato, os consumidores de hoje desejam mais autonomia e rapidez no atendimento, impulsionando a demanda por soluções de autoatendimento inteligentes. Um recente relatório da NICE, intitulado “Digital First – Customer Experience”, trouxe à tona informações reveladas sobre essa tendência.

Ele mostra que 81% dos consumidores manifestaram o desejo de ter mais opções de autoatendimento à sua disposição. Isso reflete a preferência crescente dos consumidores por resolver problemas e obter informações por conta própria, sem depender exclusivamente de agentes de atendimento ao cliente.

À exemplo da Petlove, uma estatística notável do relatório é que 95% das empresas estão testemunhando um aumento nas transações de autoatendimento pelos consumidores. A principal motivação para essa preferência é a agilidade. Para 34% dos consumidores, a capacidade de receber respostas mais rápidas é o principal benefício do autoatendimento. Isso significa que os consumidores valorizam a eficiência e a rapidez na resolução de suas necessidades.

Conheça o Mundo do CX

A demanda do setor pet brasileiro

O setor pet no Brasil continua a demonstrar resiliência e crescimento, mesmo diante dos desafios econômicos. Com base no desempenho do primeiro semestre de 2023, o Instituto Pet Brasil (IPB) atualizou suas projeções e estima que o faturamento do setor atingirá a marca de R$ 68,4 bilhões até o final do ano. No entanto, apesar deste crescimento significativo, é importante observar que a taxa de aumento, se consolidada, será a menor registrada desde 2019.

Nos últimos anos, o setor pet brasileiro tem apresentado um desempenho notável em termos de crescimento econômico. A partir de 2020, a taxa de crescimento anual superou consistentemente a marca de 15%, atingindo 15,5% em 2020, 27% em 2021 e 16,4% em 2022. No entanto, a projeção do IPB para 2023 aponta para um aumento de 13,6%, o que representa uma desaceleração em relação aos anos anteriores.

A última vez que o setor registrou um crescimento tão baixo foi em 2019, quando o aumento foi de apenas 3%. Portanto, enquanto o setor continua a prosperar, essa desaceleração pode indicar uma estabilização na taxa de crescimento após um período de rápido desenvolvimento.


+ NOTÍCIAS Além da IA: Tendências tecnologicas que estão transformando o CX

O poder e os desafios da omnichannel no Brasil 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]