Pesquisar
Close this search box.
/
/
A importância da empatia em crises financeiras

A importância da empatia em crises financeiras

Com uma grande inflação, é necessário pensar no conforto do consumidor no momento da compra, mas sem que isso causa qualquer prejuízo à marca

Você já se perguntou como manter a qualidade no atendimento ao público em sua empresa mesmo em momentos de alta inflação e crise financeira? Como a empatia com o consumidor pode transformar este momento?

Esses são questionamentos colocados pela Kantar BrandZ que realizou uma pesquisa sobre a importância da empatia como medida para contornar situações delicadas no quesito financeiro das companhias.

A inflação e crises financeiras são preocupantes tanto para os consumidores – com rendas que não permitem comprar como gostariam – quanto para as empresas que sentem diretamente impacto desses momentos difíceis para o consumo na sua lucratividade.

Nesse momento, a pesquisa da Kantar questiona os passos necessários para a empresa reagir diante de tal situação, para que ela possa manter uma postura de empatia e qualidade no atendimento ao cliente.

De acordo com o estudo, quando a inflação aperta o indicado é medir a força e credibilidade e determinada marca e fornecer um valor relativo nas condições do consumidor.

Essa medida é chamada de Medida Premium, muito usada para empresas que desejam que o consumidor enxergue a oferta com amplitude e assim gerando certa expectativa de compra.

Havendo essa amplitude o consumidor se sentirá mais confiante para realizar futuras compras de determinada marca e assim, despertará a sensação de proximidade, o que é importante para a construção e desenvolvimento da empatia da empresa com a pessoa consumidora.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Controle de valores e flexibilidade aos clientes

A pesquisa ressalta também o cuidado necessário que as empresas devem ter com o aumento de preços. Segunda uma análise feita pela Nielsen, o custo relativo impulsiona somente uma parte da elasticidade de preço, ou seja, isso passa a tornar a imagem da marca como inacessível e reduzirá o volume de vendas.

Fazer uma marca ser identificada como inacessível é uma medida arriscada pois dificulta a credibilidade da empresa em momentos de grande inflação e crises financeiras. O mais apropriado é evitar os excessos e desenvolver com cautela as ações, sempre observando a reação dos clientes.

É importante também discutir sobre a visão do consumidor no período atual, conhecendo melhor seus gostos, o que procura e por quais motivos ele decidiu a empresa para sua compra. A experiência do cliente (CX) é algo que se relaciona com a imagem da marca, com a confiança à empresa e conforto no momento de compra, e precisa de atenção desde o primeiro contato com a marca para não haver problemas futuramente.

Algumas empresas desenvolvem formas e meios para gerar ao consumidor a sensação de exclusividade e identificação, dando controle de uso para que a pessoa se sentia confortável e receba serviços e ações personalizadas, de acordo com o perfil dela.

O Carrefour, por exemplo, relançou o seu aplicativo em 2021 que trazia um novo serviço para os consumidores chamado, “Minhas Recompensas”, que permite maior flexibilidade no momento de compras, a partir de informações sobre suas preferências pessoais e históricos de compra. No aplicativo, os clientes também pode ganhar descontos especiais e até vale compras de modo personalizado.

Essas e mais ações são consideradas construtivas para fortalecer a relação de confiança entre empresa e consumidor, além de resultar em uma economia significativa e maior reconhecimento da marca, criando uma experiência satisfatória ao cliente, sem perder a qualidade no atendimento e se tornando empática.

Conheça o Mundo do CX

Tomando medidas cabíveis e construindo uma
boa imagem da marca

A pesquisa da Kantar BrandZ sugere melhorar o relacionamento com o consumidor em momentos de inflação, mas de forma que estabeleça uma organização fundamental em relação a empresa e suas questões internas. A primeira coisa seria começar a revisar os produtos e o portfólio, e logo após remover recursos que acrescentam mais custos do que o valor fornecido aos consumidores.

O estudo ressalta ainda que marcas com valor excessivo às vezes costumam ser mais fortes em comparação a outras, pois as pessoas que a consomem acabam superestimando a marca e enxergam um diferencial que não encontram em nenhuma outra. Mesmo com valores altos, a marca acaba sendo reconhecida de forma positiva por representar algo original.

Sobre marcas medianas é afirmado que normalmente elas apresentam menos flexibilidade e por fim dependem mais de promoções e ofertas especiais, além de que os consumidores usam mais por comodismo e hábito, porém dificilmente se cria uma sensação de identificação com aquela marca.

Já outras marcas com mais dificuldades podem sofrer por mais tempo durante períodos de crises financeiras. Essas, segundo a pesquisa, normalmente são empresas que não investem no marketing e se veem sem um propósito em vendas e relacionamento com clientes.

Veja mais: Entenda a evolução dos canais de marketing e sua importância na jornada phygital

Marketing como fator importante

Se tratando do assunto, é visto e percebido que os custos de produção aumentaram e algumas empresas cortaram valores em relação a marketing e planejamento, o que dificultou em momentos de inflação e gerou a dificuldade para estabelecer a empatia e cuidado com o consumidor.

O levantamento afirma que empresas que trabalham e investem no marketing tem menos dificuldades em crises financeiros e tem mais chances de estabelecer uma relação de empatia com o consumidor, relacionando isso a esclarecimentos e ações da empresa.

É importante que a marca tenha a voz necessária para tranquilizar, ser empática, transparente e atenciosa com seus consumidores para assim estabelecer um controle melhor na lucratividade e na credibilidade da marca trabalhada.

Em situações difíceis, como por exemplo, que seja necessário o preço subir, o estudo da Kantar indica que o correto é agir com transparência e clareza ao público consumidor, para que assim construa e permaneça uma imagem com boas memórias referentes à marca e assim, conquiste cada vez mais pelas suas palavras e ações no mercado.

E você? O que tem feito para melhoras o relacionamento com o consumidor e sua empresa? Pratique a empatia em seus serviços e atendimento e veja a grande transformação disso em sua marca.

*Por Giovanni Witzler

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Como a pandemia afetou o comportamento financeiro de diferentes gerações

Pandemia aumenta o interesse em investir dinheiro; entenda comportamento 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]