/
/
Atacado registra queda real de quase 8% em 2015

Atacado registra queda real de quase 8% em 2015

Sem considerar a inflação, contudo, houve leve crescimento no faturamento e setor comemora. Entenda

O faturamento do setor atacadista caiu 7,94% no ano passado, considerando a inflação acumulada em 2015. Mas em termos nominais, houve leve aumento de 0,44%, segundo a pesquisa divulgada hoje (10) pela Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O número nominal foi comemorado pela Associação. ?Os dados nominais refletem com mais propriedade o desempenho do setor atacadista distribuidor. Ocorre que, pela dinâmica do negócio, com poucos reajustes de preços da indústria em períodos pré-determinados ao longo do ano, os repasses de eventuais aumentos para os preços dos produtos não são feitos de forma imediata. Os dados deflacionados levam em consideração uma variação de preço mensal, o que não é uma realidade para o atacadista?, explicou em nota José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Abad.

Além disso, os índices de inflação como o IPCA são medições de variações de preço ao consumidor e consideram um determinado leque de produtos e serviços. As variações de preço do atacado não necessariamente se comportam da mesma forma.

Leia também
Os 10 maiores atacadistas do País

“Nossa expectativa inicial era fechar o ano com estabilidade em relação a 2014. É uma grata surpresa constatar que, em um ano de extrema dificuldade, as empresas do setor tenham se empenhando ao máximo para se adaptar à nova realidade do mercado. Adaptar produtos, embalagens e estratégias não é apenas uma reação inteligente diante da crise, mas pode ser fator determinante para a sobrevivência das empresas?, afirmou Egito. 

O que segurou os resultados foi o avanço nominal de 9,82% verificado em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2014, e de 15,25% de novembro para dezembro de 2015, na comparação mês a mês.

Para 2016, a Associação espera consolidar o movimento de recuperação e fechar o ano com números positivos, apesar do cenário complicado. ?Com uma inflação anual perigosamente próxima dos dois dígitos e o desemprego atingindo índices cada vez maiores, não será fácil dissipar o alto nível de desconfiança do consumidor. Por isso, a palavra de ordem é reinventar-se para superar os desafios e alcançar maior lucratividade a partir de inovações?, disse Egito. “A meta em 2016 é manter os números em patamares positivos.”

Leia também
Atacadista Roldão e Mega Atacadista se unem

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]