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Atacado registra queda real de quase 8% em 2015

Atacado registra queda real de quase 8% em 2015

Sem considerar a inflação, contudo, houve leve crescimento no faturamento e setor comemora. Entenda

O faturamento do setor atacadista caiu 7,94% no ano passado, considerando a inflação acumulada em 2015. Mas em termos nominais, houve leve aumento de 0,44%, segundo a pesquisa divulgada hoje (10) pela Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

O número nominal foi comemorado pela Associação. ?Os dados nominais refletem com mais propriedade o desempenho do setor atacadista distribuidor. Ocorre que, pela dinâmica do negócio, com poucos reajustes de preços da indústria em períodos pré-determinados ao longo do ano, os repasses de eventuais aumentos para os preços dos produtos não são feitos de forma imediata. Os dados deflacionados levam em consideração uma variação de preço mensal, o que não é uma realidade para o atacadista?, explicou em nota José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Abad.

Além disso, os índices de inflação como o IPCA são medições de variações de preço ao consumidor e consideram um determinado leque de produtos e serviços. As variações de preço do atacado não necessariamente se comportam da mesma forma.

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“Nossa expectativa inicial era fechar o ano com estabilidade em relação a 2014. É uma grata surpresa constatar que, em um ano de extrema dificuldade, as empresas do setor tenham se empenhando ao máximo para se adaptar à nova realidade do mercado. Adaptar produtos, embalagens e estratégias não é apenas uma reação inteligente diante da crise, mas pode ser fator determinante para a sobrevivência das empresas?, afirmou Egito. 

O que segurou os resultados foi o avanço nominal de 9,82% verificado em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2014, e de 15,25% de novembro para dezembro de 2015, na comparação mês a mês.

Para 2016, a Associação espera consolidar o movimento de recuperação e fechar o ano com números positivos, apesar do cenário complicado. ?Com uma inflação anual perigosamente próxima dos dois dígitos e o desemprego atingindo índices cada vez maiores, não será fácil dissipar o alto nível de desconfiança do consumidor. Por isso, a palavra de ordem é reinventar-se para superar os desafios e alcançar maior lucratividade a partir de inovações?, disse Egito. “A meta em 2016 é manter os números em patamares positivos.”

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