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AVIs e a reinvenção do consumo

AVIs e a reinvenção do consumo

O avanço dessa tecnologia está remodelando a jornada de consumo e as estratégias de marketing das empresas

Os usuários de assistentes virtuais inteligentes como Apple Siri, Google Assistant, Amazon Alexa e Microsoft Cortana já somam 710 milhões em todo o mundo e devem chegar a 1,831 bilhão em 2021, segundo dados da Tractica.

As estimativas de um estudo realizado pela iProspect mostram que este mercado baseado em voz deve crescer de US$ 1,6 bil hão em 2015 para US$ 15,8 bilhões em 2021.

Uma de suas principais funções é reordenar a jornada de compra do consumidor e, consequentemente, as estratégias de marketing das empresas.

Comunicações sem tela

Embora esses dispositivos também respondam a mensagens de texto, predominantemente, eles são acionados por voz, dispensando completamente a interface visual – de acordo com dados do Gartner, 30% do movimento na web será relativo a comunicações sem tela. Empresas como Domino’s Pizza, Starbucks e Uber já estão permitindo que seus consumidores façam pedidos diretamente via voz.

“O avanço da tecnologia está tornando a conversação com os assistentes digitais mais precisa, tornando-os mais inteligentes no entendimento da necessidade do consumidor, especialmente em análises preditivas baseadas em comportamento e histórico. Isto nos encorajará a usá-los mais frequentemente e para mais tarefas. Com isso, nos aproximamos de um mundo com soluções mais inteligentes, intuitivas e que usam cada vez menos telas”, explica Rodrigo Turra, presente da iProspect Brasil.

Relevância é a chave para o engajamento

Com a consolidação desses assistentes, o volume de mensagens publicitárias tende a cair, mas o valor de atingir o consumidor por meio da relevância irá crescer dramaticamente.

Haverá a mudança de um viés de conversão de vendas para um que priorize a adição de valor a múltiplos pontos de contato ao longo da jornada de compra (as perguntas ou conversas com o assistente), criando assim relacionamentos que vão além de uma simples transação.

Outra abordagem a ser explorada se refere a necessidade de ouvir o consumidor e não apenas falar com ele, tanto em termos de produção de conteúdo como da utilização de bots para responder perguntas com agilidade.

Por fim, ao combinar dados de voz e análises com uma visão proativa e relevante de suas interações com seus clientes as empresas poderão criar novas oportunidades de negócios por meio de AVIs.

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