Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
As 4 tecnologias mais promissoras da indústria 5.0, segundo a Schneider Electric

As 4 tecnologias mais promissoras da indústria 5.0, segundo a Schneider Electric

Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) demonstrou que 84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizam tecnologia digital avançada

O setor industrial está investindo cada vez mais em tecnologias avançadas, é o que mostra a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec), do IBGE, a qual revelou que 84,9% das indústrias de médio e grande porte já utilizam tecnologia digital avançada.  Um exemplo disso é a implementação de tecnologias associadas à chamada Indústria 5.0. Este novo conceito industrial surge como uma evolução da revolução promovida pela Indústria 4.0. 

O conceito de indústria 4.0 trouxe consigo avanços importantes, como a automação, a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial e a análise de big data, transformando radicalmente os processos industriais. No entanto, a Indústria 5.0 vai além ao introduzir a colaboração entre humanos e máquinas de forma mais direta e integrada.

“Essa nova era abre um leque de oportunidades para as empresas que desejam alcançar novos patamares de competitividade, eficiência e sustentabilidade. As empresas que buscam permanecer competitivas e inovadoras devem adotar soluções que permitam a integração de tecnologias inteligentes, automação e análise de dados”, explica Regis Ataídes, VP de Automação industrial e head de Digitalização da Schneider Electric.

Abaixo o executivo lista as tecnologias envolvidas no avanço da Indústria 5.0 no Brasil: 

Inteligência Artificial (IA): a indústria 5.0 envolve a integração da tecnologia de IA, tanto virtual quanto robótica, com os seres humanos. Isso permite uma interação mais próxima e eficaz entre humanos e máquinas, possibilitando maior tomada de decisão e resolução de problemas complexos. Além disso, a IA consegue auxiliar na manutenção preditiva, otimização da produção e logística e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Robótica colaborativa: diferentemente da abordagem da Indústria 4.0, na qual a automação era central, a Indústria 5.0 destaca a colaboração entre seres humanos e máquinas. Nesse novo cenário, as máquinas são desenvolvidas para cooperar com a mão de obra humana, potencializando suas habilidades e seus conhecimentos.

Internet das Coisas (IoT): é uma das tecnologias centrais, por meio da interconexão de máquinas, sensores e dispositivos em toda a cadeia de valor. A IoT fornece dados em tempo real que auxiliam na tomada de decisões inteligentes e na otimização de processos.

Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV): ferramentas poderosas que estão sendo ainda mais exploradas nessa nova revolução industrial para impulsionar a produtividade, a segurança, a colaboração e a criação de novos modelos de negócios. A RA fornece instruções de trabalho, dados de sensores, modelos 3D e outros elementos visuais sobrepostos no ambiente real, guiando e informando os trabalhadores em tempo real. Já a RV transporta os colaboradores para ambientes virtuais realistas, onde podem interagir com objetos e sistemas simulados para treinamento, planejamento e avaliação.

“As empresas que adotam os conceitos da Indústria 5.0 não apenas otimizam seus processos e reduzem custos, mas também abrem portas para inovação, personalização de produtos e a capacidade de atender às crescentes expectativas dos clientes em um mundo cada vez mais digital”, ressalta Regis.

Ao explorar e integrar essas soluções, as companhias estarão bem posicionadas para prosperar em um ambiente de manufatura cada vez mais competitivo e globalizado. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]