Pesquisar
Close this search box.
/
/
As lições da Marvel para o mundo dos negócios

As lições da Marvel para o mundo dos negócios

Artigo de Marcelo Aguiar, Co-founder& CTO da Wevo, traz insights sobre como o renascimento da Marvel pode servir de inspiração para os negócios

Por Marcelo Aguiar*

“A vida nunca está completa sem seus desafios”. Essa frase de Stan Lee define muito bem o caminho que a Marvel trilhou até ser uma das maiores empresas do mercado. Quem vê, hoje, o sucesso estrondoso que a marca causa nos cinemas, quadrinhos e séries, não imagina que até alguns anos eles estavam desesperados e a beira da falência.

Esses desafios que a marca teve ao longo de sua jornada carregam preciosos ensinamentos, e que se observarmos com atenção, podemos colocar em prática no universo do empreendedorismo.

Não tenha medo de vender seus ativos e se reinventar

Para evitar a falência, a Marvel optou por licenciar os direitos dos seus heróis mais famosos dos quadrinhos para outros estúdios de cinema, e decidiu apostar em heróis menos conhecidos, caso do Homem de Ferro. O que poderia ser um tremendo tiro no pé se tornou uma boa solução.

Todo negócio está sujeito a passar por turbulências e mudanças. Quando isso acontece o melhor caminho é buscar novas alternativas, se reinventar e seguir em frente. A Marvel precisou licenciar alguns dos seus ativos mais famosos para continuar no mercado, e caso não optasse por essa ação poderia até não fechar as portas, mas não seria o que é hoje e muito provavelmente não teria conseguido o feito de popularizar uma cultura até então muito mais restrita.

Abuse da criatividade para começar

Planejamento e criatividade com certeza são ingredientes imprescindíveis para um empreendimento de sucesso. Com um orçamento limitado, a Marvel precisou ir atrás de atores que estavam em baixa para estrelar seu primeiro filme, e contaram com Robert Downey Jr, que na época passava por grandes polêmicas. A escolha do protagonista não poderia ser melhor, a identificação entre ator e personagem foi muito elogiada após o longa.

Ainda que estejamos falando de uma grande corporação no auge de seu sucesso e com dinheiro sobrando, o que com certeza não é o cenário da maior parte dos negócios, ter criatividade para encontrar as melhores alternativas, respeitando as limitações de recursos é essencial, uma vez que as respostas para grandes problemas e desafios muitas vezes não são obvias. Não podemos contar apenas com o senso comum, até porque ele não vai trazer algo extraordinário.

Acredite em seu planejamento

Alguns filmes que a Marvel lançou não renderam o que esperavam, tanto de crítica quanto em faturamento. Mas essas falhas não comprometeram o planejamento que tinham desde o começo. Não importa a área de atuação, alguns tropeços vão acontecer, mais cedo ou mais tarde, em menor ou maior proporção, por isso a persistência é fundamental.

As coisas não vão dar certo sempre, é normal que elas não saiam como planejado, e quanto mais cedo você entender isso, melhor. Falando assim pode parecer uma visão pessimista, mas não é isso, é que de fato surpresas aparecem no meio do caminho. Quem não entende isso, corre o risco de desistir ou até nem começar, portanto está fora do jogo.

Tenha resiliência para aprender com as crises

A Marvel passou por uma grande crise nos anos 90, chegando a quase decretar falência por causas das grandes dívidas que tinha. A relutância em levar os heróis para o cinema foi deixada de lado com a troca de comando da empresa, e os novos executivos esperavam que as contas fossem pagas com essa iniciativa. A estratégia deu certo e hoje as produções cinematográficas é um dos carros-chefes da marca.

Para o empreendedor que é apaixonado pela sua área de atuação, a empresa é muito mais do que um negócio. E esses momentos de crise nos levaram a outros patamares. As dificuldades nos moldam, nos forjam, nos fazem melhores. Aquela determinada crise, mais cedo ou mais tarde passa, mas independente das consequências no negócio, sempre podemos sair mais fortes, mais capacitados.

Aposte na integração de projetos

Um dos maiores sucessos dessa empreitada no cinema são os crossovers, onde diferentes heróis se unem em prol de um objetivo maior, que geralmente é salvar o planeta. Assim como acontece no universo Marvel, onde cada personagem tem suas características particulares, poderes e fraquezas distintas, nós também somos assim, somos diferentes, com experiências, conhecimentos e habilidades distintas.

Falando do setor de tecnologia, por exemplo, que é onde atuo, vemos empresas surgirem e crescerem rapidamente focadas em resolver um único problema. Do outro lado estão aquelas que contratam e demandam serviços tecnológicos mais focadas em seu core de atuação e para isso ser possível contratam diversas marcas para trabalharem em parceria. Aquele modelo onde uma única grande empresa entregava solução de ponta a ponta já não faz mais parte da realidade.

*Marcelo Aguiar é Co-founder& CTO da Wevo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]