Pesquisar
Close this search box.
/
/
As dez melhores ideias do Shop.org 2013

As dez melhores ideias do Shop.org 2013

1 - E-COMMERCE NÃO É TER UMA LOJA VIRTUAL, MAS TER UMA EMPRESA DIGITAL Três momentos da rede de farmácias americana Walgreens: no passado, o atendente fi cava atrás do balcão (o que ainda acontece no Brasil); no presente, conta com tecnologia, muitas telas dentro da loja e diversos atendentes; e no futuro, terá design mais futurista e próximo do digital. Gregory D. Wasson, CEO da Walgreens, afi rmou durante o evento que a varejista tem iniciativas para transformar a empresa física em virtual. Ao mesmo tempo, investe no atendimento pessoal nos pontos de venda, contando com mais de 710 mil pessoas especializadas em saúde. A fi losofi a da empresa é de que um excelente atendimento em uma farmácia pode economizar bilhões de dólares em planos de saúde. As drogarias brasileiras devem fi car atentas, pois a empresa conta com mais de oito mil lojas nos Estados Unidos, atua em 25 países, é multicanal, oferecendo ao cliente a possibilidade de retirar o produto como um drive-thru em 900 lojas, e visa vir para cá em breve.

2 – ENCONTRE O SEU PÃO COM MANTEIGA

Varejista, em que situação rotineira do mundo físico ou digital você pode associar sua marca, para que faça parte dos hábitos das pessoas? Como na campanha da marca de chocolate Kit Kat, em que a empresa associa o momento de descanso com o de comer o chocolate. O mesmo para a manteiga… Alguém inventou que comer pão pede manteiga. A campanha da marca de queijo egípcio Panda Cheese é case de criatividade. Chamada ?Nunca, Nunca Recuse um Queijo Panda?, o comercial transformava um Urso Panda fofinho em um descontrolado e ninguém tinha coragem de recusar ? a campanha fez tanto sucesso que as vendas dobraram em pouco tempo após a exibição. Ao se comunicar com o consumidor, a marca tem de ser autêntica, pois as pessoas sabem quando a empresa está fi ngindo ser algo que não é.

3 – MOBILE

Essa é a verdadeira ponte entre o comércio eletrônico e as lojas físicas. Segundo pesquisas da comScore, 55% do tempo dos clientes em lojas virtuais se dá por meio de um dispositivo móvel ? onde são feitas 13% das vendas. Assim, design e navegabilidade se tornam mais importantes. Quem compra via mobile está sempre fazendo algo a mais ao mesmo tempo; por isso ícones grandes nas páginas irão facilitar a leitura ? precisa lembrar que nessas compras se utiliza apenas uma mão e um dedo? Porém, ainda que se faça tudo direitinho, a maioria dos pedidos ainda é fechada em computador.

4 – CONHEÇA OS CLIENTES

Nunca foi tão importante ter informação e usar a favor da relação com os clientes. A marca de roupas feminina Tory Burch tem uma lista de desejos na loja virtual e com ela consegue saber o que a consumidora pretende comprar. A empresa faz uma boa integração entre loja física e virtual ao promover conteúdo e ideias para engajar, fidelizar as consumidoras, tornando-as fãs. Usa a rede social de forma personalizada. A satisfação do cliente não é o sufi ciente, a lógica é que ele precisa se apaixonar pela marca, assim como o funcionário, por isso cada um passa por 160 horas de treinamento por ano. O cliente que conhece o funcionário pelo nome gasta mais.

5 – CRIATIVIDADE

A taxa de conversão do comércio eletrônico no Brasil é muito baixa, entre 1% e 2%. A Wanelo (Want, Need, Love) é uma espécie de comunidade on-line da Califórnia para a venda de produtos. Nela, tudo que está à venda possui comentário, incentivando a participação das pessoas. A loja virtual se torna uma comunidade ? conta com dez milhões de usuários e oito milhões de produtos. O foco é reorganizar o varejo em torno das pessoas ? a Urban Outfi tter, por exemplo, tem mais seguidores na Wanelo do que nas próprias páginas. Outro exemplo de criatividade no e-commerce foi a Trunk Club, uma loja virtual de roupas masculina que oferece um serviço diferenciado: uma espécie de estilista pessoal que ajuda a comprar roupa no site. 80 mil americanos compram nela todos os meses. Caso o consumidor não goste da escolha, pode devolver a peça e o personal stylist aprende mais o gosto do cliente.

6 – BATER METAS É POUCO

É preciso ajudar as pessoas que trabalham comvocê a se desenvolver porque novos cargos têm surgido da inovação do próprio mercado. Ao gerar iniciativas que formem pessoas, novas oportunidades acontecem. Quanto mais se avança na carreira, mais você dependerá de relacionamentos e da troca de conhecimento.

7 – GOVERNO NÃO GERA EMPREGO

Gera uma plataforma para o empresário gerar emprego. Chamou a atenção a palestra do prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, que afi rmou que não vai abaixar imposto nem passar a mão na cabeça de ninguém, mas oferecer estrutura para o funcionamento da cidade, ?geração de emprego é responsabilidade do empresário?, disse.

8 – BRASIL TEM MOBILE COMMERCE

Durante sua palestra Rodrigo Nasser, CTO da Netshoes afirmou: ?Mobile já representa 5% dos R$ 500 milhões em vendas anuais atuais e a Netshoes espera que cresça para 10% no final do ano?. Ele, um dos poucos brasileiros a discursar no evento, disse que quanto mais legal o aplicativo, mais o usuário volta.

9 – TEM DE DOMINAR O BÁSICO, ANTES DE VIAJAR NA MAIONESE

Antes de criar coisas bacanas, crie uma sólida fundação. O e-mail marketing, por exemplo, chamou atenção, é o que traz mais retorno para uma loja virtual, traz mais fi delização, mas vejo muita gente usando da forma errada. Dados da Forrester Research: 44% de todos os e-mails abertos nos EUA são em smartphones e tablets, tanto que hoje por lá profi ssões ligadas a e-mail marketing estão em alta. Vale a pena fazer email responsivo? A Crocs fez um teste. Antes do e-mail responsivo tinha-se a mesma versão para computador e celular ? hoje, são formatos diferentes. Após comparar os resultados das duas versões, obteve o seguinte resultado no mobile: aumento de 7,66% no CTR (taxas de cliques), engajamento da leitura em 8,82%, mas as vendas foram consistentes em ambas as versões. Ou seja, não houve mais venda em um canal em detrimento do outro, porém, pode-se ter ganhos em termos de marca.

10 – VELOCIDADE, VELOCIDADE, VELOCIDADE

Agilidade do site é essencial ? qualquer atraso na abertura da página diminui as vendas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]