Pesquisar
Close this search box.
/
/
As ações da Netshoes para colocar o cliente no centro do negócio

As ações da Netshoes para colocar o cliente no centro do negócio

Durante apresentação no Conarec 2016, executiva da marca contou como a empresa conseguiu engajar os consumidores e reverter credibilidade em vendas

“O consumidor é o protagonista do negócio e cada novo serviço, nova demanda e novo processo que criamos levamos ele em conta. Os resultados são engajamento e fidelização desse cliente”. Foi dessa forma que Graciela Tanaka, COO do Grupo Netshoes, das marcas Nethoes e Zattini, resumiu as estratégias que a companhia tem feito nos últimos anos para conquistar o consumidor a partir do que ele de fato quer. “Quando fazemos isso, o custo de retenção e de aquisição de novos clientes cai”, diz.

Para a executiva, investir no cliente é lidar com o dilema de uma empresa em crescimento: “como equilibrar alavancar a operação para suportar o volume e prover a melhor experiência de compra para o consumidor”, afirma. E o volume é monstruoso: a empresa hoje lida com 50 milhões de clientes únicos, 30 mil pedidos por dia e tem cinco centros de distribuição próprios. “De um lado, temos de olhar a produtividade, eficiência, e do outro temos de olhar a construção de imagem, credibilidade e foco no cliente. Esses mundos se conversam”, afirma.

Para lidar com esses dois mundos, a empresa investiu em estratégias que, em um primeiro momento, não parecem trazer uma melhora na experiência de compra para o consumidor, mas que melhoram algum aspecto do negócio que conseguem refletir na satisfação do cliente. Antes disso, porém, a empresa busca entender a definição de experiência. “Experiência é algo que cada uma entende de um jeito. Experiência é percepção”, afirma.

A executiva usa como exemplo a pirâmide de construção de experiência feita pelo especialista Daniel Domeneguetti, CEO da DOM Strategy Partners. Na base está aquilo que o consumidor espera que a empresa entregue para ele, de necessidade mais básica. “Ele espera que a empresa entregue o que ele comprou”, diz. No centro da pirâmide, entramos no campo das expectativas, que é a construção de credibilidade e reputação e do relacionamento. No topo está a experiência, que é aquilo que a empresa entrega de diferente e entra no campo da percepção. É nessa ponta, no topo da pirâmide, que o Grupo Netshoes tem focado suas ações.

1. Customização
A experiência na internet requer mais do que a transação. É preciso criar meios de se relacionar e engajar os consumidores. “Como eu faço para ter um relacionamento one to one com 50 milhões de usuários?”, questiona Graciela. Na Netshoes, a resposta está na tecnologia. A empresa usa os dados e histórico de navegação e preferências dos consumidores para tornar a home da marca a cara dele. “Quando analiso o comportamento, histórico de navegação, compra e pedidos anteriores, eu começo a entender muito sobre cliente e com isso ofereço uma home customizada. Eu passo a tratar ele unicamente no meio da massa”, afirma.

Nesse sentido, a companhia também oferece a ferramenta Full ID, por meio da qual os consumidores criam os próprios uniformes de seus próprios times. “Criamos uma ferramenta para ele ter um uniforme oficial. Ele escolhe o brasão, o patrocinador, a peça e cria o próprio uniforme. A ferramenta traz uma experiência diferenciada para o consumidor”, afirma. Também é possível customizar outros produtos oferecidos pela empresa, como camisas ficiais, bonés, chuteiras.

2. Assertividade nas buscas
Outro investimento que o Grupo faz para tornar a experiência dos consumidores memorável é simplesmente oferecer o que o consumidor busca. No e-commerce da Zattini, por exemplo, quando um cliente busca por “camisa feminina azul de manga curta”, o site apresenta todas as opções exatamente nestas características. “Parece simples, mas tivemos de recategorizar todo o catálogo de produtos, tabulamos todos os atributos do produto”, afirma Graciela. “Dessa forma, conseguimos oferecer uma vitrine mais assertiva e, por consequência, aumentamos a conversão”, diz.

3. Velocidade de entrega
Quando compra na internet, o que o consumidor mais espera é que o produto chegue. E chegue o mais rápido possível. Pensando nisso, o Grupo foi pioneiro em ter um Posto Avançado dos Correios dentro do Centro de Distribuição da marca. “Isso significa que toda carga já sai roteirizada e não precisamos perder um ou dois dias no CD do Correios. Com isso, conseguimos reduzir em um dia o prazo de entrega para o consumidor”, afirma.
Outro investimento nesse sentido foi a máquina empacotadora que a empresa adquiriu no ano passado, para suprir a alta demanda da Black Friday. Dependendo do pedido e da quantidade, um funcionário demorava de um minuto ou um pouco mais para empacotar os pedidos. A máquina, por sua vez, embala 22 pedidos por minuto. “Isso dá uma escala enorme e preciso de apenas duas pessoas para operar a máquina”, diz.

4. Informação precisa
O Grupo Netshoes também atua na precisão das informações aos consumidores. Por isso, a companhia tem estúdios em todos os CDs próprios que funcionam todos os dias para registrar todos os produtos a fim de subir todas as informações do produto com as imagens corretas. A empresa investiu em uma máquina 360, que fotografa todos os produtos vendidos nas plataformas do Grupo, em todos os ângulos e ainda gera um vídeo do item. “Fotografo todos os produtos que tenho, porque se o consumidor não entender o que ele quer comprar, ele não compra. E a foto é primordial no digital”, afirma Graciela.

5. Alcançar o consumidor
E quando o consumidor não tem acesso a internet? A Netshoes também resolveu esse problema. “Verificamos que 70% da população tem internet pré-paga, um público que a gente pode atingir”, afirma. Nesse sentido, a companhia fez parceria com empresas de telecom e criou o “Navegue Grátis”, por meio do qual os consumidores podem navegar e comprar na Nethoes, mesmo sem conexão.

6. Atendimento de excelência
O Grupo trabalha com o conceito atendimento 3.0, em que a marca de fato se envolve com o consumidor e fala na linguagem dele. “Investimos muito no atendimento humanizado. Você pode usar robôs para ganhar escala e responder a perguntas básicas, mas o diferencial é estar preparado para atender o consumidor sem um script e com autonomia, mas dentro de um processo”, diz.

7. Indicadores na ponta do lápis
Outra iniciativa da empresa é o Comitê Foco no Cliente, formado pelos heads de todas as áreas da empresa para debater os indicadores de satisfação dos clientes. “A gente atua em toda a jornada de relacionamento e todo mundo que tem um ponto de contato com o cliente está nesse Comitê”, afirma Graciela. “O foco é atuar nos pontos de baixa satisfação do mês anterior, para não postergar o problema por um prazo longo. É isso que nos diferencia”, diz.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]