Pesquisar
Close this search box.
/
/
As 5 forças de Porter aplicadas ao e-commerce

As 5 forças de Porter aplicadas ao e-commerce

A 5 forças de Porter foram criadas em 1979 pelo professor da Harvard Businness School, Michael Eugene Porter e são recomendadas para verificar o grau de atratividade de um setor, definir a competitividade e também para complementar ações do planejamento estratégico

Criadas em 1979 pelo professor da Harvard Businness School, Michael Eugene Porter, as 5 Forças de Porter consistem numa técnica de análise de mercado. Elas são recomendadas para verificar o grau de atratividade de um setor, definir a competitividade e também servem para complementar ações do planejamento estratégico de empresas, grupos ou organizações.

Muita coisa mudou da década de 70 para cá e, mesmo assim, o modelo das 5 Forças de Porter continua sendo utilizado nas maiores empresas mundiais. Porém, fazê-lo de forma manual pode trazer informações imprecisas, superficiais e alto custo de tempo operacional frente ao volume de informações que o comércio eletrônico tem atualmente. Por isso, as ferramentas de monitoramento de mercado traduzem a evolução tecnológica que ocorre na administração empresarial.

Além de complementarem diversas técnicas de gestão, como o caso do esquema de Porter, estes softwares também aumentam a eficácia de procedimentos operacionais com menor custo financeiro e de tempo. A ferramenta WebPrice permite associar suas funcionalidades com a execução das Cinco Forças de Porter. Em tempo real, o processo leva em consideração informações de mercado, concorrência e produtos.

As 5 Forças se relacionam entre si e possuem diferentes graus de importância no processo, variando conforme cada campo de atuação de quem as desenvolve. O modelo que Porter criou é composto por quatro fatores externos e um interno que está ligado aos demais. São eles: ameaça de novos entrantes (concorrentes), ameaças de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes e rivalidade do mercado de atuação (concorrentes já atuantes).
 
 
1. Rivalidade entre concorrentes (interno)

Considerada a força mais importante no sistema de Porter, pois parte de princípios internos, leva em conta a atividade e agressividade dos concorrentes diretos que já estão atuando no mesmo segmento de mercado. Portanto, empresas que vendem um mesmo produto para o mesmo público-alvo num mesmo mercado de atuação devem ser incluídas nesta Força.

O WebPrice indica com precisão os rivais diretos no mercado online. Geralmente os concorrentes diretos são definidos através do Know-how dos gestores. O conhecimento é importante, porém, agir com intuição não é a melhor forma de preencher esta lacuna. O “achômetro” esbarra numa variação de dados em função do volume de informações que a internet oferece. O software impede que este tipo de deslize aconteça no preenchimento da principal Força da matriz.

2. Ameaça de novos entrantes

Nesta Força é necessário avaliar os possíveis novos players do mercado ou novos produtos de players já existentes. Este item é, talvez, o mais difícil de ser formatado, pois nem sempre as informações dos futuros concorrentes estão visíveis de forma clara ou estão de fácil acesso.

Nesta análise, devem ser incluídas quais as barreiras estão dispostas para frear os concorrentes emergentes. Podem fazer parte destes bloqueios produtos ou marcas exclusivas, designes inovadores no mix de produtos, preços e condições especiais, posicionamento de mercado, atendimento 2.0/3.0. Estes itens podem ser elencados por meio das tags e filtros personalizáveis presentes na plataforma WebPrice.

3. Ameaça de produtos substitutos

Parte destinada aos produtos que a empresa não comercializa, mas que são semelhantes ao mix dela. Estes materiais não precisam necessariamente ser do mesmo tipo e modelo, mas sim terem funções similares. Qual força eles têm no meu segmento? A análise do mix de produtos da concorrência é uma alternativa interessante para preencher esta questão.

Como exemplo, podemos citar os aparelhos de micro-ondas que também possuem a função de forno. Ou seja, este produto pode ser considerado item substituto nas lojas que só vendem micro-ondas ou nas lojas que só vendem fornos. O gestor pode abastecer esta Força se valendo dos relatórios personalizáveis da plataforma, agrupando determinados produtos dos principais concorrentes.

4. Poder de barganha dos fornecedores

Saber qual é a relação da empresa com os fornecedores é crucial para analisar esta força. É preciso saber que tipo de negociação é feita: flexível ou rígida, dependendo da exclusividade de produtos e/ou marcas. As ferramentas online geram argumentos para o embasamento desta força, pois evidenciam os valores praticados pela concorrência, exibem possíveis novos fornecedores e ressaltam marcas e produtos menos explorados pelo mercado.

5. Poder de barganha dos clientes

Esta força é definida pela intenção que os clientes possuem em relação aos produtos ou serviços da empresa avaliada. Na maioria dos casos, esta força é situada pelo preço praticado. É de extrema relevância analisar quais clientes representam o maior percentual de faturamento da empresa. Quanto menor a concentração de faturamento em determinados clientes, menor será o poder de barganha destes.
Uma vez estabelecidas e analisadas as 5 Forças, deve-se cruzar os dados e definir qual será o posicionamento mais estratégico a ser adotado. Apesar de ser concebido há trinta anos, o seu conceito ainda é muito atual, apenas a sua forma de análise que foi modernizada com a aplicação de Price Intelligence. Se qualquer uma das 5 Forças de Porter sofrer alguma alteração, é preciso refazer a análise.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]