Pelo 11º ano, a Kantar e a WPP realizaram o ranking das marcas de varejo mais valiosas do mundo. Neste ano, o que se vê é a presença ainda mais representativa do e-commerce. E neste ano a Amazon lidera a lista, com um valor de marca de mais de US$ 98 bilhões – um crescimento de 59% em relação
a 2016.
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A gigante do varejo eletrônico destronou há quatro anos o Walmart, rede de varejo tradicional e que está há mais de 50 anos no mercado. Para ter conseguido se mante na primeira posição, a Amazon segue com fortes investimentos em tecnologia e com a estratégia de escalar o negócio geograficamente.
Além do tradicional e-commerce, a gigante de tecnologia tem investido em streaming e produções de séries, tal como Netflix, sem contar na atuação no mercado de serviços corporativos, que já atendem a mais de 200 mil pequenos e grandes negócios.
Atrás dela aparecem seus concorrentes mais diretos no Top 10, como Alibaba, que está na segunda colocação, com um valor de marca de US$ 49,3 bilhões e o eBay, na 10ª colocação, com um valor de marca de US$ 11,5 bilhões.
As três juntas correspondem por 40% do valor total das 25 marcas de varejo globais.
Uma era em que a marca importa
Neste ano, a publicação do ranking contou com a parceria do WRC (World Retail Congress), um dos maiores eventos de varejo do mundo, que acontecerá em Dubai, entre os dias 4 e 6 de abril.
“Em um mundo em que o varejo está passando por mudanças e disrupção, nós sabemos em todas as nossas conversas com líderes e experts que, ultimamente, que por trás do sucesso do negócio de varejo está a força da marca”, disse Ian McGarrigle, Chairman do World Retail Congress.
“Existe um enorme foco no desenvolvimento de novos canais e formatos que podem responder às demandas do consumidor. Mas, a multiplicação de novos canais não é suficiente para garantir que consumidores serão felizes para comprar deles. A era digital significa que a fidelidade a uma marca tradicional tem sido quebrada e que os consumidores estão demandando mais”, completou.
Para saber mais sobre o World Retail Congress, acesse o site oficial do evento.
Ano difícil
O ano foi complicado para as empresas globais do setor. Das 25 marcas, 12 apresentaram queda no valor de marca, com destaque para a loja de departamento australiana Woolworths, cujo valor de marca caiu nada menos que 37% entre 2016 e 2017.
A rede está passando por reestruturação, diante do mercado cada vez mais competitivo neste mercado. A companhia está criando novos serviços para aumentar a experiência dos consumidores.
O próprio Alibaba, segundo no ranking, sofreu no último ano: o valor de marca da companhia caiu 26%, bem como o Walmart, cujo valor de marca recuou 23%.
Ranking
Confira as 25 marcas globais de varejo mais valiosas do mundo:
As 25 marcas mais valiosas do varejo
Estudo mostra quais são as redes de varejo globais com maior valor de marca. A primeira do ranking vale quase US$ 100 bilhões. Confira
- Camila Mendonça
- 3 min leitura
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