/
/
Artigo: Small data ou big data?

Artigo: Small data ou big data?

Compreender o comportamento do cliente requer esforços multidisciplinares atrelados a uma ampla base de dados de consumo. Entenda

Tenho refletido muito sobre os desafios que os profissionais de Marketing têm frente a quantidade de informações a serem analisadas e de como é fundamental conectar os diversos pontos para gerar poderosos insights, entendendo melhor os consumidores e sua jornada de compra phygital. Atualmente presencio certo desespero em alunos e clientes, que relatam a dificuldade em analisar e processar a enxurrada de dados externos e internos em suas empresas. A tecnologia oferece ferramentas para transformar dados em informações, porém a expectativa é que o dashboard traga não só a análise pronta, mas os planos de ação desenhados para implementação. E todos sabemos, ainda não chegamos nesse estágio de desenvolvimento da Inteligência Artificial.

O comportamento do consumidor é uma ciência multidisciplinar em sua essência e por isso devemos recorrer aos diversos campos do conhecimento para entender suas nuances, as mudanças frequentes nos estilos de vida, a interação com as marcas, os interesses, o consumo, enfim os estímulos que captam a atenção dos consumidores. As informações são fundamentais aos negócios e embasam a tomada de decisão, porém não se deve desprezar os dados coletados nas vivências etnográficas, na interação com os consumidores e shoppers, ou seja, nas “entrelinhas”, que são as pistas nem sempre são verbalizadas em pesquisas, canais de atendimento ou expostas nas redes sociais.

Nuances da escolha

Me lembro de alguns exemplos em minha experiência, onde extraímos insights visitando lares de consumidores para entender a importância da categoria de higiene e beleza para as mulheres de classe média. Notamos em muitas casas o “altar da beleza”, uma espécie de santuário de cosméticos que ficava no quarto ou na sala, simbolizando a vaidade e sobretudo o status da família, que possui acesso a produtos caros de marcas consagradas. Ou mesmo entendendo que a valorização da roupa branca pelos consumidores de classe C está conectada não só aos cuidados que a dona-de-casa tem com a família, mas sobretudo ao caráter e dignidade dos membros familiares.

Acredito, como muitos estudiosos já alertaram, que a combinação inteligente do Big Data ao Small Data[1] é o caminho para evidenciar insights relevantes que podem transformar marcas de serviços e produtos em sucesso junto ao mercado.

[1] LINDSTROOM, Martin. Small Data. Harper Collins, 2016.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]