Um dos smartphones mais famosos, desejados e caros do mundo, o iPhone completa 20 anos de existência em 2027. Para comemorar a data, a Apple prepara o lançamento de um modelo predominantemente curvado e de vidro. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, na newsletter Power On. A publicação é conhecida por antecipar os planos da companhia criada por Steve Jobs.
A notícia confirma rumores que se repetem há algum tempo sobre a intenção de um modelo inteiro de vidro. Em abril, já havia informações sobre o registro de patente nesses moldes.
Mais do mesmo no iPhone?
A novidade não se trata de um acabamento feito em vidro, semelhante ao que já acontece hoje em dia. A ideia é um apelho todo feito no material, sem recortes para câmeras ou sensores. Além disso, a área sensível ao toque se expandiria para as bordas e o painel traseiro possibilitando que o usuário opere o smartphone em qualquer posição.
Outro detalhe é que, embora a Apple esteja trabalhando com parceiros para que o novo iPhone não tenha bordas visíveis, o novo modelo não deve ter a tela curvada nas laterais, como já existe em marcas como a Samsung. Em vez disso, seria o telefone envolto em uma camada contínua e única de vidro.
Ainda segundo a Power On, estão nos planos da empresa de tecnologia outros lançamentos importantes para 2027. Um deles seria o primeiro iPhone dobávrel. Mas a lista inclui óculos inteligentes, fones AirPods e relógios Apple Watch com câmeras integradas.
Há ainda a expectativa do lançamento de um assistente pessoal doméstico de mesa, O aparelho seria um pequeno robo com inteligência artificial e personalidade própria.
Acompanhando todas as novidades, 2027 também pode marcar a chegada de uma versão muito mais inteligente da Siri, usando a mesma tecnologia de inteligência artificial presente em ferramentas como o ChatGPT. Segundo Mark Gurman, a Apple estaria desenvolvendo chips próprios para processar essas funções de IA diretamente nos seus servidores, o que deve aumentar a velocidade e a segurança das respostas.