Educação, no Brasil, é um tema delicado. Principalmente em um momento em que o desemprego mostra números altos – chegamos a 13,1 milhões de brasileiros desempregados. Nesse quadro, 4,3 milhões são jovens. Para o Google, é em um quadro como esse que a tecnologia pode ser uma peça fundamental. E é por isso que o seu aplicativo de capacitação gratuito, o Primer (lançado em março de 2016), está passando por um processo de lapidação.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
A empresa anunciou uma nova atualização que trará especializações para os usuários (18 no total). Por exemplo, uma pessoa que fez quatro lições de Marketing Digital alcança o título de especialista e pode compartilhar em suas redes sociais. O Brasil é o primeiro país de teste das especializações do app, devido a importância de oferecer capacitação neste momento.
“Os dados brasileiros são muito relevantes. No primeiro semestre, a busca por emprego cresceu 20%, a busca por “como ser autodidata” cresceu 20% e vídeos educacionais, no YouTube, têm quatro horas mais assistidas que vídeos de animaizinhos, tão buscados por nós no dia a dia”, destaca Susana Ayarza, diretora global do Primer.
Apoio
O Google acredita que a era da conectividade traz uma tendência quando o assunto é ensino: o microlearning. Devido a grande ascensão da mobilidade e até pelos tempos corridos, as pessoas cada vez mais buscam pílulas de conhecimento. “É importante propiciar conteúdos que possam ser vistos a qualquer momento”, explica Susana. É por essa razão que a formatação do Primer é no ambiente de app – e as lições podem ser acessadas até mesmo offline (dado relevante para os brasileiros, que nem sempre contam com uma rede de qualidade ou têm a sua disposição um pacote de dados limitado).
As principais lições do app giram em torno de habilidades digitais, já que a empresa percebeu que a busca por esse conhecimento também cresceu nos últimos tempos. No primeiro semestre de 2017, por exemplo, as buscas por User Experience e Social Media aumentaram 48% e 16%, respectivamente. As lições estão disponíveis em seis línguas diferentes.
Especializações
Todo o processo de otimização do app é realizado baseado em feedbacks dos próprios usuários. As lições são de cinco minutos e trazem exercícios para o usuário praticar seu ensinamento. A cada lição finalizada, o app recomenda o próximo passo.
O conteúdo é desenvolvido tanto por especialistas do Google como por especialistas importantes do mercado. Cases de companhias importantes do mundo também inspiram algumas aulas, como Unilever e Airbnb. Atualmente, são 127 aulas disponíveis em português e a alimentação da plataforma é constante. O Brasil é o segundo mercado global do Primer, com 2,1 milhões de downloads (em número de downloads, ficamos atrás apenas da Índia). No mundo, já são quase 9 milhões de downloads.
As especializações adicionadas pela nova atualização são:
• Planejamento de negócios;
• Vendas;
• Construção de Marca;
• Engajamento;
• Sites;
• Comunicação com Cliente;
• Redes sociais;
• Gerenciamento de negócios;
• Marketing Digital Jr.;
• Marketing de Conteúdo;
• Analytics;
• Insights;
• Empreendedorismo;
• Mobile Marketing;
• Vídeo Marketing;
• Marketing Digital Sr.;
• Experiência do usuário;
• Gerenciamento de agência.
Conheça o Primer aqui.