O Brasil já conta com mais de 5 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais) – um mercado e tanto para o Acelera MEI – aplicativo que tem por objetivo ajudar na gestão desses pequenos empresários que, na maioria das vezes, trabalham sozinhos, sem empregados.
O aplicativo foi desenvolvido pelo empreendedor de Santa Catarina Juliano Londero. “Na prática, funciona como um buscador. Conforme se cadastram, os profissionais independentes, como pintores e eletricistas, por exemplo, ganham mais visibilidade junto ao seu público-alvo”, explicou Londero em nota.
O app oferece um ambiente no qual os prestadores de serviços se conectam a clientes em potencial e também funciona como uma ferramenta de gestão. Por meio do aplicativo, é possível emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, solução disponível para mais de 600 municípios.
Leia também
Vai fazer um churrasco? Peça a carne por app
A ferramenta também simplifica a quantidade de informações necessárias para o processo, basta colocar descrição da atividade, valor da nota e CPF ou CNPJ do destinatário. “Todas as outras informações são puxadas de bancos de dados do governo”, explicou o empreendedor.
O sistema cria um workflow com as etapas das negociações até o cliente fechar o negócio e também envia lembretes para os microempreendedores não se esquecerem de enviar orçamentos ou responderem propostas. “Normalmente, o atendimento é um ponto de melhoria dos MEIs, e pode estar aí uma oportunidade de crescimento”, avaliou Londero.
O aplicativo está disponível nos sistemas Android e iOS e foi desenvolvido a partir de uma demanda do Sebrae-SC. Já existem 5 mil microempreesários cadastrados na plataforma e a expectativa é fechar 2016 com 50 mil cadastros.
Leia também
Empreendedora lança aplicativo da gratidão