A intenção das famílias paulistas por consumir aumentou 4,1% em fevereiro, em relação a janeiro, e atingiu 71,3 pontos – o melhor patamar desde julho de 2015, segundo informou hoje (26) a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
O Índice de Consumo das Famílias varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100 pontos representa satisfação em relação às condições de consumo.
Leia também
Confiança do consumidor melhora em fevereiro
Apesar do aumento do apetite das famílias em relação a janeiro, quando o indicador é comparado com o patamar de fevereiro de 2015, houve forte queda na intenção de consumo, de 34,1%.
De acordo com a Federação, “a elevação do salário mínimo neste início de ano pode ter ajudado a avaliação dos paulistanos a respeito da sua renda, mas não o suficiente para alterar o quadro no qual a maioria ainda considera que a renda familiar está pior agora do que no ano passado”.
Considerando os itens apurados pela Federação para mensurar o indicador, seis dos sete itens ficaram na zona negativa. Apenas o índice de Perspectiva profissional ficou acima dos 100 pontos e ultrapassou o nível de insafistação. O item Acesso ao crédito foi o único item que registrou queda em fevereir, de 3,5%, em relação ao mês anterior.