Se você era criança nas décadas de 80 e 90, deve se lembrar de uma bebida que quase toda mãe ou avó achava essencial para abrir o apetite e deixar mais forte: o Biotônico Fontoura. Para essa geração, as colheradas com aquele líquido escuro eram habituais antes das refeições.
Criada em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura, a marca centenária foi batizada pelo escritor Monteiro Lobato, que era amigo pessoal de Fontoura. O escritor criou ainda o Almanaque Fontoura, onde eram narradas as peripécias do personagem Jeca Tatu.
No ano de 2010, o Biotônico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil. A marca segue se renovando e procurando estratégias para se manter forte no mercado.
Como o Biotônico Fontoura vem se reinventando ao longo dos anos
Reconhecido pela sua tradição com mais de 100 anos, Biotônico Fontoura identificou, por meio de pesquisas, algumas oportunidades no mercado que motivaram a renovação da marca e impulsionaram as novidades que o produto tem apresentado aos seus consumidores.
Em 2001, a fórmula original do Biotônico Fontoura teve que ser alterada, porque a Anvisa proibiu que produtos destinados às crianças tivessem qualquer quantidade de álcool em sua composição. Na época o produto tinha um teor alcoólico de 9,5%.
Segundo a assessoria da Hypera Pharma e Biotônico Fontoura, em 2017 foram lançados dois novos sabores, nas opções uva e morango, para reforçar o portfólio e trazer opções mais saborosas para as crianças. Contudo, manteve-se também a versão com sabor original.
Já em 2021, Biotônico trouxe mais duas melhorias: a retirada do açúcar da formulação e a utilização de um ferro com maior absorção. Atrelado a isso, houve uma mudança no tamanho da embalagem icônica do produto – o novo frasco contém a mesma volumetria (400ml), mas em um formato menor, que facilita a exposição, transporte e armazenagem.
Todas as novidades tiveram como objetivo melhorar a experiência com o produto, porém, sem perder a principal fortaleza da marca, sua tradição.
Estratégias de canais e mudança na comunicação
Como estratégia de marketing, a marca criou um mascote em 2017 para se aproximar dos seus consumidores. O leãozinho Tonico é o porta-voz do Biotônico nos canais digitais da marca e está presente no Facebook, trazendo conteúdos divertidos e educativos para o público.
Segundo a assessoria da marca, o leão foi escolhido como mascote pois em pesquisas realizadas com consumidores, muitos já acreditavam que ele fazia parte da identidade do produto. Historicamente, na crença popular, o tônico sempre foi conhecido por seu efeito de dar “fome de leão”. Assim, a equipe aproveitou essa identificação e criou o Tonico para interagir com os pais e criar proximidade com o público, por meio de uma comunicação mais emocional.
Já em 2021, o Biotônico Fontoura retomou o diálogo com os consumidores por meio da promoção “Super Sabores, Super Prêmios”, com objetivo de apoiar as famílias nos desafios relacionados à alimentação das crianças.
“Devido ao atual momento, milhares de crianças foram afetadas pelo fechamento das escolas e a suspensão de seus programas de alimentação, e adicionar Biotônico Fontoura na dieta como complemento de ferro é uma forma de evitar maiores deficiências, auxiliando na prevenção da desnutrição”, pondera a assessoria da Hypera Pharma e Biotônico Fontoura.
Além disso, a promoção tem como prêmio final uma renda extra de 2 mil reais por mês por um ano, auxiliando as famílias que tiveram suas finanças afetadas pela pandemia. Este foi o primeiro passo da nova estratégia de comunicação da marca.
O apetite pelo mercado segue forte
Mesmo com uma postura mais tradicional, a marca tem assegurado o seu share no mercado, e segundo sua assessoria, se mantém líder no ramo de atuação.
“Durante a pandemia houve até um impulsionamento das vendas, pois, na busca por fortalecer a saúde das crianças, os pais se lembraram da tradição, que é passada entre as diversas gerações que usaram o tônico” afirma a assessoria da marca.
Hoje, o Biotônico Fontoura é vendido em farmácias por valores que variam entre R$ 21,90 a R$ 24,99, e se apresenta como uma marca aliada dos pais no crescimento saudável dos filhos, apoiado pela tradição e credibilidade centenária.
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