/
/
Anúncios para Netflix: personalização pode ser caminho

Anúncios para Netflix: personalização pode ser caminho

Para Mauricio Soares, da M-S Live e da ARCA, o marketing terá que se renovar em criação e modelos de propaganda para plataformas como a Netflix

É notícia velha o fato de que a Netflix começará a vender anúncios em sua plataforma num futuro próximo. No entanto, esse movimento abre espaço para seguirmos discutindo com diversos especilaitas e profissionais de marketing e Customer Experience (CX) as particularidades dessa estratégia.

Recorremos ao especialista em marketing, Mauricio Soares, sócio-fundador da M-S Live e da ARCA, e um dos colunistas do portal CM, para avaliar esse momento que parece redefinir a forma como o marketing tem que encarar o desafio de comunicar com o público das plataformas digitais de streaming.

Netflix e anúncios: Tudo depende da execução

CM – Como a inserção de anúncios em plataformas de streaming  como a Netflix poderá impactar a experiência do cliente?

Mauricio Soares – Tudo depende da execução. Se pensarmos em uma volta ao modelo tradicional da televisão aberta, seria um impacto negativo considerável, trazendo interrupções e atrito para uma experiência antes fluida.

Porém, o ambiente digital oferece ferramentas que permitem contextualizar e customizar a entrega de anúncios de acordo com o tema do conteúdo transmitido, preferências de quem assiste e até mesmo a presença de determinado produto ou marca em determinada cena.

Fora isso, se a inserção moderada de anúncios viabilizar uma assinatura mais barata para quem precisa economizar (e, depois de uma pandemia, não são poucas pessoas nesta condição), pode ser uma alternativa bem-vinda.

CM – O Marketing terá que se renovar em criação e modelos de propaganda para essas plataformas?

Mauricio Soares – Sem dúvida. Quem trouxer uma abordagem antiga vai perder clientes. A mentalidade deve ser a de enriquecer e ampliar a experiência de quem assiste – ao invés de interrompê-la com uma mensagem de pouca ou nenhuma relevância.

Leia mais: 5 práticas para oferecer uma experiência mais agradável

CM – O que esperar das marcas em relação a essa novidade?

Mauricio Soares – É uma oportunidade para tomar riscos e se destacar – mas eu entendo que esse é um jogo de contexto e relevância muito mais do que de alcance e frequência. Nem todas as marcas vão sacar isso de início.

CM – Como consumidor qual a sua opinião sobre esse modelo?

Mauricio Soares – Como um consumidor nascido na década de 70, que cresceu com menos de uma dúzia de canais abertos, cheios de intervalos comerciais e sem controle algum sobre a programação, acho que é um modelo que faz sentido para manter as plataformas em condições de continuar produzindo e distribuindo conteúdo de alta qualidade – enquanto a assinatura básica permanece acessível. Pode ser que os Millenials ou Gen Z discordem de mim.

Porém, do ponto de vista do negócio, não dá para falar do modelo de forma descolada do que está acontecendo nos mercados e no mundo de forma geral. Seria ingênuo acreditar numa curva de crescimento contínua, sem um platô de maturação, ainda mais quando existe a entrada de uma série de novos players importantes no mercado de streaming e o poder de compra da população foi reduzido pela maior crise global desta geração.

Ao mesmo tempo, as plataformas precisam se tornar lucrativas em algum momento, já que não dá para sustentar indefinidamente uma operação no vermelho sob a justificativa de priorizar crescimento e efeito de rede.

anuncios

Personalização pode ser o caminho menos invasivo

Já falamos aqui da possibilidade de ações em Product Placement, uma estratégia de marketing baseada na introdução natural de marcas e seus produtos em filmes que a própria Neflix já fez uso em series como “Stranger Things”.

No entanto, o que muitos especialistas também reforçam como diferencial da Netflix para inserção de propaganda em sua grade de conteúdos, seria utilizar toda sua expertise em licenciar e produzir conteúdo para diferentes geografias e públicos na criação de modelos de anúncios ainda mais personalizados.

Um bom ponto que adoraríamos ver em ação. Fique ligado no Portal CM, em breve abordaremos outros profissionais, personalidades e especialistas sobre esse novo caminho da Netflix.

Assine a nossa newsletter e receba as principais notícias da Consumidor Moderno  


+Notícias

Como um CMO moderno pode equilibrar desempenho e construção de marca? 

Prever a experiência do cliente é o desafio em IA

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]