A Anthropic, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), anunciou o lançamento de um conjunto exclusivo de modelos batizados de Claude Gov. Eles são voltados especificamente para agências do setor de segurança nacional dos Estados Unidos. Criados com base nas necessidades reais de órgãos governamentais e desenvolvidos em colaboração direta com eles, os novos modelos reforçam o compromisso da empresa com o uso seguro e responsável da tecnologia em contextos altamente sensíveis.
Segundo a Anthropic, os modelos Claude Gov já estão em uso por instituições de alto nível da segurança nacional norte-americana. Porém, eles operam em ambientes sigilosos e restritos. Além disso, o acesso às soluções é, portanto, limitado a entidades que atuam em contextos classificados e há protocolos rigorosos de confidencialidade e proteção de dados.
IA para materiais sigilosos e complexos
Os novos modelos foram desenvolvidos a partir do mesmo rigor técnico que rege toda a família de modelos Claude, passando por extensivos testes de segurança. A diferença central está no nível de personalização, adaptado para demandas críticas e específicas de segurança nacional. Entre os principais avanços, estão a capacidade aprimorada de lidar com materiais classificados, reduzindo recusas ao interagir com esse tipo de conteúdo, e o aumento da compreensão de documentos complexos no contexto de inteligência e defesa.
Além disso, os Claude Gov mostram maior proficiência em idiomas e dialetos estratégicos para operações internacionais e melhoria na interpretação de dados complexos, especialmente relevantes em análises de segurança cibernética e avaliações de ameaças. Ainda, a ferramenta possibilita um melhor manuseio de materiais classificados. Isso porque os modelos recusam menos ao interagir com informações classificadas e contribuem com maior compreensão de documentos e informações nos contextos de inteligência e defesa
Anthropic + Governos
“Os modelos Claude Gov foram desenvolvidos com base no feedback direto de nossos clientes governamentais para atender às necessidades operacionais do mundo real e passaram pelos mesmos rigorosos testes de segurança de todos os nossos modelos Claude. O resultado é um conjunto de modelos Claude que compreende os requisitos exclusivos de segurança nacional de nossos clientes, mantendo o compromisso inabalável da Anthropic com a segurança e o desenvolvimento responsável de IA”, afirma a empresa.
Ainda de acordo com a Anthropic, o lançamento da nova plataforma reforça o compromisso da empresa em oferecer soluções de Inteligência Artificial seguras e responsáveis aos clientes de segurança nacional dos Estados Unidos. Além disso, a companhia frisa ter utilizado modelos personalizados desenvolvidos para atender às exigências específicas de ambientes classificados.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.
*Foto: Reprodução/Anthropic