Pesquisar
Close this search box.
/
/
TIM pretende levar 4G a todo o Brasil até 2023 usando antenas solares

TIM pretende levar 4G a todo o Brasil até 2023 usando antenas solares

Empresa criou antena independente de rede elétrica e estrutura simples para plano ambicioso de trazer inclusão digital em áreas sem cobertura

Nos últimos anos, o crescente protagonismo das operadoras de telecomunicações se acelerou e tornou reais aplicações que há pouco tempo eram difíceis de se imaginar. Hoje, as definições de operadora de telecomunicações estão sendo atualizadas conforme elas dão a liga a indústrias e lares com a IoT, na vertiginosa reformulação das redes de suprimentos do Brasil e do mundo. Assim, se considerado o papel delas na sociedade, suas agendas ESG tendem a se engajar àquilo que oferecem de melhor: conectar o Brasil. No caso da TIM, o desafio pessoal é levar o 4G com antenas solares, independentes de rede elétrica.

Com seu objetivo de cobrir 100% dos munícipios brasileiros com 4G até 2023, a TIM toca um ambicioso projeto ESG chamado SkyCoverage. A iniciativa com foco na inclusão digital prioriza o uso de estruturas simplificadas e energia renovável, como painéis solares para conectar torres e antenas. De acordo com a telecom que hoje chega a 4.121 cidades, o SkyCoverage tem integrado áreas remotas desde o início de 2021.

As metas incluem 1,4 mil distritos e vilas, 6 mil km de estradas e mais de 40 resorts e pontos turísticos.

“Ao levarmos a cobertura 4G por meio do investimento em milhares de sites (antenas simplificadas) a áreas mais distantes em apenas dois anos, estamos não só ajudando o Brasil na questão da inclusão digital, como ativando o potencial econômico e social dessas regiões, seja para o aumento da produtividade ou para incentivar a educação”, diz Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

O abastecimento de energia das antenas simplificadas é a grande sacada do projeto. De acordo com a TIM, sua agenda ESG determinou as metas de ecoeficiência e o uso de energia renovável do SkyCoverage, de modo que ela desenvolveu as antenas que se alimentam de energia proveniente de painéis fotovoltaicos. Dada a infraestrutura simplificada das antenas, com torre estaiada e de menor custo, a telecom consegue trazer maior cobertura da tecnologia de quarta geração.

De acordo com a TIM, é justamente a simplicidade que viabiliza a instalação de 4G em 700MHz em áreas remotas nas regiões mais periféricas do País, onde não há rede elétrica por perto.

No documento “TIM Brasil Day 2021 – Imagine as Possibilidade”, compartilhado com seus investidores em março deste ano, a TIM descreve o SkyCoverage como um eficiente e disruptivo novo modelo de negócios de custo extremamente baixo.

Para completar, as antenas também são multiuso, pois além da torre de telecom, trazem iluminação pública e câmeras de vigilância. Além disso, têm menor impacto visual por conta da maior harmonia com o meio ambiente.

Antena solar da TIM em General Salgado
Antena solar da TIM em General Salgado (SP)/Fonte: TIM

O projeto de infraestrutura para inclusão digital da TIM reforça o compromisso que a empresa vem mostrando nos últimos anos. Desde 2008, a operadora aparece no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 todos os anos, além de fazer parte do recém-lançado S&P/B3 Brasil ESG, e do Índice Carbono Eficiente (ICO2), também da bolsa brasileira.

 


+ Notícias

RaiaDrogasil anuncia agenda de ESG com metas para 2030

C&A introduz tecnologia blockchain em sua produção

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]