Pesquisar
Close this search box.
/
/
Suas definições de operadora de telecomunicações estão sendo atualizadas

Suas definições de operadora de telecomunicações estão sendo atualizadas

Novas tecnologias intensificam atuação de operadoras no avanço estrutural e social do País

Foi-se o tempo em que pensar em operadora de telecomunicações se limitava à telefonia móvel e internet em casa. Com a alta dos dispositivos IoT (internet das coisas) e disseminação das tecnologias, o papel dos stakeholders de telecom está evoluindo para protagonismos inéditos nas mais diversas áreas produtivas.

A velocidade da Indústria 4.0 depende das telecom.

No contexto de vertiginosa reformulação das redes de suprimentos do Brasil e do mundo, o setor de infraestrutura pede cada vez mais internet para funcionamento de serviços automatizados e automação industrial. Já quanto à sociedade da informação, sua construção demanda cada vez mais conexão, mais capilaridade geográfica e conexão 5G para uma internet literalmente de todas as coisas.

“Acreditamos que o 5G atenda aos principais motivadores socioeconômicos da sociedade, como saúde, energia, logística, agricultura, manufatura, segurança, tecnologia de informação e comunicação e economia criativa”, comenta Alberto Griselli, chief revenue officer da Tim Brasil.

Para isso, as operadoras precisam estar prontas para atuar em diversas frentes com o 5G, indo desde a oferta de soluções que habilitam a transformação digital nas empresas até condições que permitam o uso maciço de aplicações de IoT. “A habilitação do IoT de forma massiva, de altíssima velocidade e soluções de baixa latência, será o grande diferencial do 5G e aumentará a popularização e evolução dos dispositivos IoT”, enfatiza o executivo.

Centros urbanos e zonas rurais

O segmento de IoT atende verticais como mobilidade, agronegócio, serviços de utilidade pública, mineração e outras áreas que demandam a colaboração de todo um ecossistema de parceiros técnicos e negócios se associando em prol de uma cadeia de valor. A Vivo, por exemplo, trabalha com parceiros desde 2017 em seu Open IoT Lab para desenvolver soluções comerciais em IoT com o baixo consumo de energia, alta cobertura e a maior possibilidade de conexão com os objetos que a tecnologia NB-IoT traz ao B2B.

Nos últimos anos, o maior protagonismo das operadoras de telecomunicações se acelerou e tornou real aplicações há pouco quase inimagináveis.

“Hoje, temos uma série de iniciativas voltadas para a gestão de soluções urbanas e mobilidade que já estão disponíveis e rodando com rede 4G. Com o uso da tecnologia NB-IoT, é possível viabilizar sistemas de iluminação pública inteligente, com recursos de telemetria, que permitem transmitir a leitura do consumo de energia ou aumentar e diminuir a intensidade de uma luminária. É possível fazer a gestão remota de uma série destes equipamentos, com manutenção preventiva e mais agilidade na detecção e resolução de problemas”, conta Griselli.

As operadoras de telecomunicação não estão apenas nos postes das ruas. Elas atendem o setor de transporte com conexão, rastreamento e gestão de veículos em todo território nacional. “Nos últimos anos, com o uso da tecnologia 4G LTE, a Tim iniciou seu desenvolvimento de soluções IoT em diferentes segmentos da indústria e toda cadeia produtiva do país se conecta através do sistema logístico”, explica o executivo.

Hoje, as grandes operadoras no Brasil têm parcerias com montadoras para oferecer internet nos carros. Tim, Claro e Vivo chegam a oferecer conectividade nativa a veículos na faixa dos 40 GB mensais de dados, que além de roteador sem fio, trazem funcionalidades como sistema de diagnóstico do automóvel e localização.

As operadoras também estão nos campos. A conectividade no agronegócio cobre milhões de hectares com 4G facilitando a vida do produtor ao possibilitar o funcionamento de plataformas de monitoramento de lavouras e gestão de equipe, procedimentos à distância em áreas de risco e acompanhamento de mercadorias até o centro de distribuição.

operadoras de telecomunicação
Fonte: Unsplash

Casas inteligentes

Seja na cidade ou no campo, uma residência média já exige boa conexão à internet – seja para trabalho ou para entretenimento. Com a pandemia, as pessoas se voltaram ao conforto e segurança de seus lares, em um movimento que despertou a atenção das operadoras a novas demandas. De olho no sonho da casa conectada, as operadoras começaram a oferecer promoções e promover ideias de casas conceito em suas lojas no intuito de aproximar os clientes das novas tecnologias.

E as operadoras buscam se adiantar ao movimento uma vez que detectam tal tendência.

“Atualmente, os serviços mais procurados são para a área de segurança residencial – como monitoramento por vídeo -, energia elétrica e entretenimento, smart TVs, equipamentos de áudio e assistentes virtuais. Por estes aparelhos se tornarem cada vez mais populares, a demanda por ultra banda larga também vai aumentar, a partir da ativação do 5G e a massificação do IoT no Brasil”, alerta Griselli.

Mas, e os que ficaram para trás?

Enquanto testam seus protagonismos na solução de desafios sociais junto a governos e organizações, as operadoras têm seus serviços consumidos nas mais variadas faixas econômicas, e reconhecem seu papel no avanço da inclusão digital brasileira por meio da telefonia móvel.

“De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no País, com 98,1% das pessoas navegando pelo smartphone. Temos um papel relevante na inclusão da sociedade, principalmente nesse cenário de pandemia, no qual a conectividade passou a ser essencial”, diz o CRO da Tim.

O barateamento de aparelhos para uma experiência de uso avançada tem levado as operadoras a focar em promoções de modelos “de entrada” que tenham acessibilidade o bastante para compras online e internet banking etc. “Hoje, por exemplo, temos ofertas com conteúdos de streaming inclusos”, observa Griselli. “A digitalização da sociedade é uma realidade e as empresas precisam acompanhar essa evolução. Principalmente em um mercado como o Brasil, que é o segundo do mundo em consumo de internet em geral e mídias sociais.”


+ Notícias

Novas metas para telecomunicações obrigam investimentos em fibra óptica

Conheça os principais potenciais da IoT com o aumento da digitalização

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]