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Ano de lembrancinhas para as mães

Ano de lembrancinhas para as mães

As famílias estão mostrando pouca disposição para contrair novas dívidas, segundo FecomercioSP

De acordo com o cenário traçado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Boa Vista SCPC, os presentes do Dia das Mães devem ser mais modestos neste ano. As famílias estão mostrando pouca disposição para contrair novas dívidas, como tem mostrado o Indicador de Demanda por Crédito do Consumidor da Boa Vista SCPC.

Segundo o levantamento, as famílias devem priorizar, na medida do possível, pagamentos à vista ou parcelamento sem juros e evitar o crediário, o que significa uma compra maior de itens de menor valor.

Entre os itens mais vendidos no Dia das Mães apontados nas sondagens realizadas nos anos anteriores estão: Vestuário, Perfumes e cosméticos, Flores, Calçados, Bolsas e acessórios, Joias e bijuterias, Eletrodomésticos e Eletrônicos.

A pesquisa mostra que devido à retração de crédito ao consumo, o cenário é desfavorável para o setor de Eletrodomésticos e Eletrônicos, que no Estado de São Paulo, apresentou queda de 12,3% em 2014, de acordo com dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV).

Na capital, a queda foi de 8,5%. Em janeiro deste ano, a atividade no Estado teve queda de 2,8% do faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado. Na capital, a retração foi ainda maior, de 7,9%.

Uma redução na procura por bens duráveis, cujos preços são relativamente mais elevados, somada a uma maior proporção de pagamentos sem juros, deve levar a uma queda do valor médio do presente, de acordo com a pesquisa.

Perfumes e cosméticos importados, mesmo com a alta do dólar, subiram menos que a inflação nos últimos doze meses. Artigos de maquiagem apresentaram alta de 3,4%, e perfumes, de 4,8%. Nos dois meses, perfumes e cosméticos já acumulam alta de 2,6%.
As flores subiram 8,9% no acumulado em 12 meses até março, ante uma inflação média de 7,8% no mesmo período.

Já o setor de Vestuário enfrenta um período difícil com retração de 14,5% do faturamento em janeiro na comparação com o ano passado, segundo dados da PCCV para o Estado de São Paulo. Na capital a queda foi maior, de 26,8%. Em 2014, o faturamento do setor havia registrado queda de 4,2% no Estado e de 3,9% na capital.

O fraco desempenho das vendas estimula promoções e seguram os preços do setor, que vêm crescendo abaixo da inflação. Segundo dados do IPCA, o item Roupa Feminina apresentou queda de 0,4% em 12 meses; bolsas subiram, em média, 1,3%; sandálias femininas, 3,2%; Joias e bijuterias, 3,8%.

Para a FecomercioSP e a Boa Vista SCPC, as últimas datas comemorativas do comércio evidenciam um consumidor mais cauteloso com o seu orçamento e mais maduros em suas tomadas de decisões de consumo. O baixo desempenho das vendas na primeira data comemorativa relevante para o comércio, a Páscoa, pode ser considerado como uma prévia para as datas vindouras.

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