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ANAC cria o ranking das companhias aéreas

ANAC cria o ranking das companhias aéreas

A partir deste ano, a ANAC passará a divulgar um ranking de reclamações das quatro principais companhias brasileiras e que representam 99% dos voos no País

A partir deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) passará a divulgar um ranking com as melhores (e também piores) companhias aéreas a partir das reclamações dos consumidores. Os dados foram coletados a partir de janeiro de 2017 por meio da plataforma consumidor.gov.br.

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De acordo com a ANAC, o ranking considera dados como a quantidade de reclamações registradas, o prazo médio de resposta pela empresa, o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma.

Para tratar as demandas de consumo de maneira unificada, a ANAC aderiu à plataforma “Consumidor.gov.br”, ambiente virtual criado pelo Governo Federal para atendimento às reclamações de consumidores e solução de conflitos. O canal permite o diálogo e a negociação direta entre os usuários do transporte aéreo e as empresas. Com as informações coletadas a ANAC tem realizado estudos com o intuito de analisar e divulgar as principais demandas.

Mais informações

A ANAC também publicará, ainda no 1º trimestre de 2018, relatório sobre os dados compilados da plataforma Consumidor.gov.br. Essa publicação conterá mais informações, como os assuntos que mais geraram demandas, e será divulgada trimestralmente. A divulgação desses dados resultará em maior transparência sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas brasileiras, permitindo que o acesso à informação potencialize o poder de escolha dos consumidores e estimule a concorrência.

Veja abaixo o ranking por empresa. Para o levantamento foram consideradas as quatro companhias que juntas corresponderam a 99% da participação no mercado doméstico.

Reclamações Registradas / Passageiros Transportados
Artes: ANAC

 

Prazo Médio de Resposta (dias)
Índice de solução das demandas pelas empresas, conforme a avaliação dos consumidores

Índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma Consumidor.gov.br (notas de 1 a 5)

 

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