/
/
Morar no Brasil fica mais caro, mas longe do topo do custo de vida mundial

Morar no Brasil fica mais caro, mas longe do topo do custo de vida mundial

Ranking mostra aumento expressivo no custo de vida de diversas cidades da América Latina, embora apenas uma esteja no top 10 global

O Brasil tem cinco cidades entre as 227 com maior custo de vida. Ranking da Mercer revela que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são os três municípios mais caros para viver no país. Porém, no ranking geral, há locais mais caros na América Latina – Nassau, nas Bahamas, entra inclusive no top 10 global.

O relatório também mostra que houve um salto expressivo do custo de vida nas cidades da América Latina. A maioria delas subiu diversas posições na lista geral. São Paulo subiu 16 posições, Rio de Janeiro, cinco, e Brasília 12. No restante do continente, o aumento é mais significativo – Montevidéu, no Uruguai, subiu 69 posições (está no 4º lugar do ranking racional), e Santiago, no Chile, subiu 43.

Leia mais: Custo de vida varia até 51% entre uma cidade e outra no Brasil

Inaê Machado, Líder de Mobilidade para o Brasil e Co-Líder do Centro de Interesse para América Latina da Mercer, explica alguns motivos desses aumentos: “É importante lembrar que a inflação e o câmbio impactam diretamente na comparação do custo de vida entre as cidades. O cenário regional reflete um aumento da inflação, o que cria maior pressão para determinar adequadamente a remuneração dos trabalhadores internacionais que trabalham em diferentes localizações geográficas”. Além disso, o aluguel brasileiro aumentou pelo sexto ano consecutivo, influenciando diretamente no ranking.

Os maiores custos de vida do mundo

Os primeiros lugares do ranking tiveram pouca variação. Hong Kong (1) segue como o lugar mais caro de se viver, seguido por Singapura (2), que em 2022 ocupava o sexto lugar. Isso mostra a diferença social na Ásia, já que as duas cidades mais baratas do ranking, Karachi (226) e Islamabad (227), também estão no continente.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

No top 10, cinco cidades são europeias – e, destas, quatro são da Suíça: Zurique (3), Genebra (4) e Basileia (5) e Bern (7). Copenhagen, na Dinamarca, aparece em nono lugar.

Completam o ranking uma cidade dos EUA, Nova York (6), e uma do Oriente Médio, Tel Aviv (8), em Israel.

Conheça o Mundo do CX

Motivos de crescimento do custo de vida

Tanto em 2022 quanto 2023, os motivos do aumento de custo de vida são semelhantes. A inflação é um dos principais fatores – houve, a partir da Pandemia e Guerra na Ucrânia, um aumento mundial de preços que não se estabilizou desde então. Além disso, ambas situações mexeram com a taxa de câmbio, e esta gerou flutuação na remuneração e economia locais e globais.

O relatório analisou o preço de 200 itens entre bens de consumo e serviços, incluindo habitação, transporte, alimentação, entretenimento, etc; 227 cidades foram organizadas em ranking e este foi comparado com dados do ano anterior para entender a flutuação.



+ NOTÍCIAS
Mais da metade dos brasileiros se preocupa com impactos da IA

Brasil lidera automação de processos, mas enfrenta desafios

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]