/
/
A Amazon está mesmo preparada para funcionar no Brasil?

A Amazon está mesmo preparada para funcionar no Brasil?

Executivo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico defende que a multinacional ainda terá problemas antes de conquistar o mercado brasileiro. Entenda

Quando o brasileiro soube que Amazon iniciaria as operações de venda de eletrônicos por marketplace no Brasil, as ações e o valor de mercado dos principais varejistas nacionais despencaram. Com a marca forte e tecnologia invejável da multinacional chegando ao País estaria começando o início do fim do varejo tupiniquim?
Apesar de tímida, a ampliação dos serviços da Amazon no País às vésperas da Black Friday trouxe grandes promessas e agitações. Para Carlos Alves, diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), no entanto, o momento é de celebração.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“A chegada de uma gigante como a Amazon trará mais amadurecimento, oportunidade de venda e crescimento do marketplace brasileiro”, diz. “Não acredito que ela irá atrapalhar em nada o faturamento dos varejistas nacionais nas datas importantes, como a Black Friday, por exemplo. Acredito que os consumidores vão acessar sim para conhecer, mas o preço dos varejistas nacionais ainda é mais competitivo”, completa.

Dificuldades

A varejista multinacional tem como forte diferencial seus sistemas altamente tecnológicos e digitais. Toda a agilidade da companhia permite que ela proporcione uma experiência invejável aos seus clientes, um dos principais temores dos varejistas nacionais que ainda engatinham no processo de transformação digital.
“A tecnologia de ponta da Amazon precisará passar por um processo de tropicalização e isso demanda um tempo. Acredito sim que eles têm competência para transformar as ferramentas usadas em países da Europa e nos Estados Unidos para a realidade brasileira, mas para isso ela precisará conhecer o Brasil primeiro. E é neste período de que os outros varejistas terão que correr para alcançar a régua de experiências que ela vai proporcionar aos usuários brasileiros”, diz.

Diferenciais

O executivo contestou ainda alguns diferenciais apontados pela empresa como o uso de ferramentas para preço dinâmico e de frete diferenciado para até 52 localidades.
“O preço dinâmico funciona muito bem, mas já é usado no Brasil. É claro que a plataforma deles é muito boa, mas não é uma novidade. Já a proposta de frete é uma demonstração de desconhecimento da empresa sobre a realidade do País. Isso não é um diferencial, é falta de informação”, completa.

Novidades

Alves disse que o mercado de marketplace do Brasil já espera que a empresa ofereça novos produtos além de livros e eletrônicos até a Black Friday e que, por isso os varejistas tem se preparado mais para este ano.
Apesar disso, o executivo afirma que o consumidor não deve esperar que os marketplaces ofereçam preços mais baixos.
“Os varejistas estão investindo em estratégias de marketing para bater de frente com a Amazon esse ano. Acho que essa Black Friday vai ser gostosa”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]