Varejista mais impactante e inovadora dos últimos tempos, a Amazon está buscando um novo lugar para ser a sua segunda casa nos Estados Unidos.
Os requisitos não são poucos: é preciso ser um lugar com um milhão de pessoas, população diversificada, boas escolas e legisladores maleáveis. Em troca, a empresa oferece 50 mil novos postos de trabalho com bons salários.
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A procura por um lugar que abrigará a nova sede fora de Seattle foi debatida pelo jornal The New York Times logo depois do CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciar que irá construir um novo e gigante espaço para a empresa que não para de crescer.
Segundo a publicação, Bezos quer construir, junto com incentivos fiscais, a sua segunda façanha corporativa. A primeira delas foi em Seattle, onde a Amazon remodelou a região fortalecendo o lugar como polo tecnológico e inovador desde quando chegou por lá, há duas décadas.
Atualmente, a Amazon é o maior empregador corporativo em Seattle, e ocupa 19% do espaço de escritórios primário na cidade, mais do que qualquer outro empregador em uma grande cidade americana, diz o NY Times.
Características
A ideia de Bezos, segundo o jornal, é que a segunda sede tenha uma área metropolitana com mais de um milhão de moradores, com acesso a transporte coletivo e a estradas próximas, além de que não seja necessário mais de 45 minutos em um trajeto até o aeroporto. Redes de cafés como Starbucks e empresas descoladas como a Nordstrom também não podem faltar no lugar.
As condições de internet são primordiais. O CEO da Amazon teria exigido que cidades que se interessassem pelo projeto envie provas de conexão de internet de fibra óptica e um mapa de cobertura de telefonia móvel.
Entre as outras exigências da Amazon está o acesso de número de congestionamento de trânsito, listas de universidades e estatísticas sobre qualificação dos trabalhadores locais.
Candidatos
Apesar da extensa lista de exigências não faltam candidatos que querem ter a nova sede da Amazon em seu território. Chicago, Dallas e San Diego, o estado de Michigan, e até cidades canadenses já mostraram interesse.
O principal peso na decisão segundo o jornal, no entanto, será os incentivos fiscais. A Amazon quer investir onde haverá melhor condições de impostos para a empresa. Assim, teremos aguardar para ver quem vencerá esta batalha.