Pesquisar
Close this search box.
/
/
‘Amazon Go brasileira’, Zaitt anuncia duas unidades em São Paulo

‘Amazon Go brasileira’, Zaitt anuncia duas unidades em São Paulo

A Zaitt é uma experiência no Espírito Santo de loja sem funcionários e caixas, semelhante à Amazon Go. Nos próximos meses, deve se tornar rede, com duas unidades em São Paulo

A Zaitt, loja automatizada que funciona sem nenhum funcionário, vai abrir duas unidades na cidade de São Paulo e mais uma no estado do Espírito Santo. A primeira unidade, inaugurada em dezembro do ano passado, está localizada na Praia do Canto, em Vitória, também no Espírito Santo.

A loja vende alimentos e bebidas e funciona no esquema de conveniência 24 horas. Antes de ser uma loja sem nenhuma pessoa trabalhando, a Zaitt era um serviço delivery de alimentação e bebidas via aplicativo e teve uma loja física a 1,5 km da Praia do Canto que durou um ano e três meses.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Segundo o sócio-fundador Rodrigo Miranda, recebe até 2 mil pessoas por semana com um tíquete médio de cerca de R$ 30. A Zaitt foi instalada em um lugar com ampla movimentação noturna e em uma região com bom fluxo e fácil acesso. Características procuradas pelos donos para testar a inovação.

Para entrar e sair da loja, o consumidor precisa apresentar o QR Code fornecido pelo app da Zaitt ao leitor colocado na porta. Para levar produtos, o processo é o mesmo. O produto possui um código que deve ser emparelhado ao leitor e, por fim, esse código registrará os produtos que serão cobrados do consumidor assim que ele sair da loja. Sem dinheiro, cartões ou operadores de caixa e vendedores envolvidos no processo.

Franquia

Miranda revela que a loja automatizada foi inspirada em iniciativas como a Amazon Go, nos Estados Unidos, e em experimentações realizadas no varejo chinês. A Zaitt anunciou investimentos de cerca de R$ 1 milhão na loja e não revelou tempo estimado de retorno. Além disso, a empresa abriu a intenção de tornar-se uma franquia. Segundo Miranda, o processo deve ser concluído em julho para que a rede comece a se expandir.

O empresário afirma ainda que a ideia é manter a expansão de lojas próprias junto com as franquias. Porém, não há um número estipulado de lojas a serem abertas para depois de agosto. “Tem toda uma questão de investimento que precisa ser contemplada e análise de viabilidade envolvida, mas algumas lojas da Zaitt serão próprias porque a gente precisa continuar testando e validando nossas hipóteses e desenvolvendo modelos”, explica.

Amazon Go

A Amazon Go foi aberta nos Estados Unidos ao público em janeiro deste ano depois de experimentações ao longo de 2017. Agora, a Amazon trabalha para expandir sua loja autônoma para outras regiões dos Estados Unidos.

A diferenciação da Amazon em relação a outras experiências pelo mundo é a tecnologia que permite que o consumidor não precise sequer pegar seu celular dentro da loja para efetuar o pagamento. O aplicativo é acessado diretamente pelo sistema da loja para registro da atividade de compra e cobrança.

Nem mesmo a retirada dos produtos da prateleira precisa de qualquer ação via smartphone. Os sensores e câmeras nas prateleiras e corredores já identificam a escolha dos produtos assim que eles são tirados da gôndola.

Diferenças

Se na loja americana só os sensores e as câmeras já são suficientes para identificar a retirada de produtos das prateleiras, na Zaitt, é preciso passar o código no sensor para identificar o produto, realizar o pagamento pelo sistema contactless do celular junto ao sensor da porta e sair da loja.

A aposta da Zaitt é otimizar a tecnologia de pagamentos para as próximas unidades que serão inauguradas. Porém, a tecnologia que substituirá o QR Code não foi relevada. Segundo Miranda, a ideia é que os consumidores realizem o pagamento também sem retirar o celular do bolso, como na Amazon Go.

Na China

A Bingo Box é a loja autônoma sensação na China. Aberta por 24 horas, a loja está conectada ao WeChat, plataforma onipresente no consumo chinês. A loja tem apenas 15 metros quadrados, mas uma variedade de 500 a 800 SKUs. A Bingo Box tem mais de mil unidades e é montada sobre containers que podem ser deslocados.

 

Para entrar na Zaitt, consumidor precisa ter o aplicativo e aproximar o celular do sensor para leitura do QR Code (crédito: divulgação)
A loja não tem atendentes nem caixa e os produtos são cobrados por meio de código, adicionados em uma lista no aplicativo

 

Cobrança é feita por sensor na porta, que se abre assim que é feito o registro da compra

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]