Pesquisar
Close this search box.
/
/
Amazon: Alexa deve identificar sinais de infarto

Amazon: Alexa deve identificar sinais de infarto

Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram tecnologia via machine learning capaz de identificar alterações na respiração

A Amazon promete dar um passo a mais em seu projeto de aperfeiçoar a Alexa e, de quebra, contribuir com a medicina. Isso porque a gigante varejista – avaliada em 315,5  bilhões de dólares – pretende implementar no seu assistente virtual um dispositivo capaz de identificar os primeiros sinais de um infarto através do som da respiração. 

A funcionalidade foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que fizeram os primeiros testes com ligações recebidas do sistema de emergência de Seattle.  O objetivo é que a Alexa possa identificar a chamada respiração agonal, que antecede um infarto e deixa a pessoa ofegante e com suspiros irregulares. 

LEIA TAMBÉM
6 mercados que a Amazon vai romper nos próximos anos
Amazon substitui funcionários por máquinas. O que muda?

“É uma espécie de ruído gutural, e sua singularidade faz dele um bom biomarcador de áudio para identificar se alguém está sofrendo uma parada cardíaca”, explicou Jacob Sunshine, professor assistente de anestesiologia e medicina da dor da Universidade de Washington, em entrevista ao site Bloomberg. 

Os primeiros testes com amostras reais, extraídas de contatos telefônicos feitos entre 2009 e 2017, tiveram 97% de acerto. Para desenvolver a tecnologia , pesquisadores utilizaram técnicas de machine learning e criaram um sistema dividido entre horas de gravações de respirações sem anormalidade e de pessoas prestes a terem um infarto. 

Alexa
Foto Unsplash

“Não queremos alertar serviços de emergência ou entes queridos desnecessariamente, por isso é importante reduzir nossa taxa de falsos positivos”, disse o autor do estudo, Justin Chain, que revelou que ainda serão feitos novos testes para garantir o sucesso do dispositivo e evitar possíveis erros.

A novidade da Amazon é apenas mais uma entre as muitas tecnologias adicionais que estão sendo desenvolvidas para a Alexia. Recentemente, especulou-se a possibilidade do assistente estar associado a um gadget de pulso ativado por voz e capaz de reconhecer as emoções humanas.

VOCÊ VIU?
Amazon: Alexa ultrapassa a marca de 80 mil habilidades de comando de voz

De acordo com informações do site Bloomberg, que teve acesso aos documentos do projeto, o dispositivo está sendo criado em parceria com a Lab126 – grupo responsável pelo hardware do telefone Fire da Amazon e do alto-falante inteligente Echo, e pela equipe do software de voz do Alexa. 

A ideia é que ele funcione como uma ferramenta de saúde e bem-estar no formato de aplicativo inteligente. Com a tecnologia, será possível identificar o estado emocional do usuário pelo tom de sua voz e, desta forma, aconselhá-lo, por exemplo, sobre a melhor forma de interagir com os outros. Até o momento a Amazon ainda não confirmou oficialmente sobre o projeto, que tem o codinome de Dylan e estaria em fases de testes. 

ENFERMEIRA?
Alexa
Foto Unsplash

Este ano, a Amazon marcou mais um golaço e anunciou que dispositivos da Alexa seriam instalados em 100 quartos do hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles. O objetivo? Auxiliar em algumas demandas comuns dos pacientes internados, como chamar a enfermeira, pedir medicamentos ou mexer na televisão.

Como de praxe, tudo é feito via comando de voz e após a solicitação a Alexa consegue identificar o profissional mais adequado – seja ele um médico, enfermeiro ou assistente – e enviar um chamado via smartphone. Além disso, ela também funciona com suas habilidades usuais, como pedir informações sobre o tempo ou uma lista de tarefas, por exemplo.

SOBERANA

Levantamento recente da Kantar elencou as 100 empresas mais valiosas do mundo e a Amazon reinou soberana com valor de mercado de 315,5bilhões de dólares. É a primeira vez que uma empresa fora do setor de tecnologia alcança o topo da pesquisa desde 2006 (no ano passado, a Amazon estava na terceira posição).

Na sequência aparecem a Apple (US$ 309,5 bilhões) e o Google (US$ $309 bilhões), ambas com aumento de 3% e 2%, respectivamente (CLIQUE e veja o ranking completo). Este ano, a empresa fundada por Jeff Bezos em 1994 completa 25 anos.

Alexa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]