Pesquisar
Close this search box.
/
/
AlmavivA: sinergia entre CX e ESG

AlmavivA: sinergia entre CX e ESG

Entenda como a Almaviva cria valor em ESG, que se torna valor social para as pessoas, valor econômico para os clientes e valor ambiental para todo o ecossistema de CX

Quando Customer Experience (CX) encontra harmonia com práticas em ESG, empresas e marcas podem usufruir de uma poderosa ferramenta de engajamento, seja com consumidores, colaboradores ou stakeholders. Ter a experiência do cliente em primeiro lugar é construir valor de marca para as empresas, e hoje, essa experiência está muito ligada a valores ESG.

No mercado de Customer Experience (CX), companhias globais atentas a essas características estão avançando dia após dia no endereçamento do tema dentro das organizações e ampliando seu campo de atuação. Na AlmavivA, essa abordagem integra os vários aspectos sociais, ambientais e de governança da empresa, tanto na oferta de produtos e serviços ao mercado quanto na operação dos negócios.

Isso tem gerado uma sinergia que permite à empresa promover uma transição digital ética, inclusiva e ambientalmente correta. Este modelo integrado permite à Almaviva criar um valor em CX compartilhado, que se torna valor social para as pessoas, valor econômico para os clientes e partes interessadas, e valor ambiental para o ecossistema.

Conheça o Mundo do CX

Uma rede global

Nesse compromisso com as melhores práticas em ESG, além de colocar todo o potencial da tecnologia a serviço de uma transformação responsável com seus clientes, a AlmavivA deseja orientar seus negócios para um modelo sustentável, que cria valor econômico a ser compartilhado, desenvolve o capital humano e salvaguarda o patrimônio natural.

Conheça as principais iniciativas, compromissos e projetos em ESG da companhia, que corroboram essa missão de sustentabilidade e valores da AlmavivA.

Global Compact da ONU

Desde 2015 a Almaviva é parceira da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global. É a maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa, envolvendo mais de 15.000 empresas, 3.000 signatários não comerciais em mais de 160 Países e mais de 70 redes locais.

Lançado em 2000 por iniciativa do ex-secretário da ONU Kofi Annan, o Pacto Global incentiva as empresas em todo o mundo a criar uma estrutura econômica, social e ambiental que promova uma economia global saudável e sustentável que assegure que todos tenham a oportunidade de compartilhar seus benefícios. Para este fim, exige que as empresas e organizações que a ela aderirem compartilhem, apoiem e apliquem um conjunto de dez princípios fundamentais, relacionados aos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção respectivamente, e apoiem as metas da ONU delineadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

AlmavivA Green

Para garantir a prevenção e contenção do impacto ambiental e energético decorrente do desempenho de suas atividades, a AlmavivA desenvolveu e aplica um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e um Sistema de Gestão de Energia (SGE), em conformidade com as normas UNI EN ISO 14001 e UNI ISO 50001, que planejam e sistematizam um comportamento eco-compatível e o uso eficiente da Tecnologia da Informação.

Floresta AlmavivA e a neutralidade de carbono

Depois de concentrar suas atenções na contenção do consumo e produção de CO2, a AlmavivA decidiu empreender o caminho da neutralidade de carbono, um projeto plurianual cujo objetivo é equilibrar o CO2 produzido e compensado. O primeiro passo, a criação de uma pequena floresta na região de Petén, na Guatemala. Segundo a empresa, “uma ideia a ser desenvolvida ao longo do tempo”, uma abordagem na qual se uniformizam todas as iniciativas sociais e energéticas-ambientais da empresa, que não vivem de simples doações, mas são alimentadas por visões e projetos compartilhados.

É possível acompanhar o crescimento da Floresta AlmavivA “ao vivo” em uma página web dedicada onde o número de árvores plantadas e a quantidade de CO2 compensada podem ser monitorados. Cada árvore, georreferenciada, foi confiada a um funcionário que se tornou seu guardião ideal. O parceiro da iniciativa é zeroCO2, uma start-up que se concentra na sustentabilidade ambiental através de projetos de reflorestamento.

Leia mais: Estudo inédito traça visão de C-Level sobre ESG

AlmavivA no mar da Sardenha

O compromisso da AlmavivA de plantar árvores e reflorestar o planeta continua debaixo do mar com o projeto Posidonium no Mar da Sardenha. Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022 “Only One Earth”, 2.500 posidônias foram plantadas no fundo do mar do Golfo Aranci, na Sardenha. A posidonia é a planta mais importante do Mediterrâneo, ela forma pastagens subaquáticas que produzem oxigênio, absorvem dióxido de carbono, produzem biomassa e nutrientes, consolidam o fundo do mar e evitam a erosão costeira, e criam o habitat onde os peixes vivem e se reproduzem. Uma planta em risco devido ao aumento da temperatura, da acidificação dos oceanos, da pesca de arrasto ilegal ao longo da costa e da ancoragem indiscriminada. O projeto também tem parceria com a zeroCO2 e a Worldrise Onlus. A AlmavivA contribuiu plantando cerca de 400 mudas para cobrir uma área de 16 metros quadrados de plantas.

Projeto become

O projeto become é o caminho de design do Grupo AlmavivA, concebido em conjunto com os funcionários, visando criar um ambiente flexível e integrado de espaço físico e digital, inspirado por um modelo híbrido de trabalho inteligente, guiado por princípios indicadores de confiança e colaboração, autonomia e responsabilidade, e orientado para a eficiência e os resultados. Uma visão que coloca as pessoas no centro, com o desejo de se voltar para condições avançadas de segurança, sustentabilidade e equilíbrio trabalho-vida, cooperação e comunicação.

Parole O_Stili: comunicação não-hostil na internet

Porque “virtual é real” e as palavras são importantes para tornar a web um lugar menos violento, mais respeitoso e civilizado. Esse é o compromisso da AlmavivA como o projeto Parole O_Stili, que tem como objetivo capacitar e educar os usuários da web a escolher formas não hostis de comunicação. Parole O_Stili foi fundado em Trieste em 2016. Nasceu do entusiasmo de cerca de 300 profissionais de comunicação empresarial e política, influenciadores e blogueiros, aos quais se juntaram professores, estudantes, empresários, profissionais. Pessoas unidas pelo desejo de fazer da Web um lugar menos violento, mais respeitoso e civilizado.

Parole O_Stili é hoje uma comunidade de excelentes comunicadores que trabalham em escolas, universidades, empresas, associações e instituições nacionais e locais. O objetivo é difundir as práticas virtuosas da comunicação on-line e promover a consciência generalizada da responsabilidade individual. Uma comunidade acolhedora apoiada por dezenas de milhares de pessoas. A AlmavivA faz parte desta comunidade ao assinar o Manifesto dedicado às empresas.

Valore D

Em 2022, a AlmavivA se uniu à Valore D, associação de empresas que atua na Itália há mais de dez anos pela igualdade de gênero e por uma cultura inclusiva nas organizações do país. Sempre atenta ao tema, a AlmavivA reforça sua atuação no apoio aos valores da igualdade de oportunidades, inclusão, contra qualquer discriminação, acreditando que, na sociedade e nas empresas, uma maior diversidade traz maior capacidade de inovação e criatividade, e contribui para enfrentar com sucesso os desafios propostos por um mercado em profunda transformação. “As empresas têm a responsabilidade de integrar e transmitir uma cultura que valorize o tema da inclusão de gênero e desempenhe um papel importante na mudança real no tecido corporativo e social”, frisa Marina Irace, Diretora de Recursos Humanos do Grupo AlmavivA.

Leia mais: O propósito do bem-estar e a Chilli Beans

AlmavivA e Fundação ASPHI Onlus

Nesse ecossistema ESG do Grupo AlmavivA, as atividades da Fundação ASPHI Onlus ocupam um lugar privilegiado. A ASPHI é uma organização sem fins lucrativos que há décadas se ocupa de TI e deficiência, com o objetivo de promover a autonomia e a inclusão de pessoas desfavorecidas e com deficiências em todos os contextos da vida, através do uso de tecnologias digitais. As atividades da ASPHI que a AlmavivA apoia são dirigidas a pessoas com deficiências sensoriais, físicas, mentais e cognitivas e se estendem aos membros das famílias, aos profissionais, professores e colegas que vivem e trabalham com eles.

Portal ABCcare

A partir da experiência da ASPHI, surgiu o “ABCcare Portal for AlmavivA”, um site de informações que traz muitos conselhos e ferramentas que respondem à crescente necessidade social de apoiar as famílias que cuidam de um membro idoso da família em uma situação de fragilidade.

No portal, pode-se aprofundar os temas de interesse e encontrar soluções práticas para situações individuais, através de uma ampla documentação multimídia com histórias animadas, apresentação de patologias e fragilidades, dicas para se relacionar, adaptar o ambiente e estimular habilidades residuais, ferramentas e tecnologias para melhorar a qualidade de vida, serviços de apoio institucional, associações e centros, depoimentos de cuidadores e o serviço “Pergunte ao especialista”.

Junto com a ASPHI, a AlmavivA também organizou ciclos de seminários dedicados à fragilidade, tanto na velhice como devido a vários tipos de deficiência, e como resultado, o serviço “Pergunte ao especialista” tornou-se um verdadeiro “Balcão de Fragilidade”, disponível para a comunidade corporativa.

AlmavivA ao lado da AIL

Desde 2020 a Almaviva também apoia a Associação Italiana contra Leucemia, Linfoma e Mieloma (AIL). Juntos criaram o aplicativo, “AIL EVENTS, que fornece gratuitamente acesso a serviços e informações úteis e atualizadas para melhor atender às necessidades de renovação da Associação e de seus apoiadores. Notícias, trabalhos voluntários, eventos, e ações para o cuidado dos pacientes de hematologia e suas famílias fazem parte do conteúdo. O aplicativo (powered by AlmavivA) é apenas o primeiro passo no percurso de renovação empreendido pela AIL, que a Almaviva acompanha com suas ideias e conhecimentos digitais.

A AlmavivA e Croce Rossa Italiana

Doar sangue é um ato voluntário e não remunerado. Um ato de extrema generosidade que salva a vida de outras pessoas. A AlmavivA promove há anos a doação de sangue. Desde 2014, a AlmavivA colabora com a Cruz Vermelha italiana em Roma (Croce Rossa Italiana), junto ao grupo de doadores ativos no Hospital Pediátrico Bambino Gesù, de Roma.

Leia mais: Seis tendências em experiência do cliente no varejo para 2023

Câncer de mama e a Race for the Cure

Para a prevenção do câncer de mama, a AlmavivA colabora com a Susan G. Komen Italia, organização de trabalho voluntário, sem fins lucrativos, sediada em Dallas. A Komen Italia, primeira filial europeia da Susan G. Komen for the Cure, trabalha para aumentar as chances de recuperação e melhorar a qualidade de vida de muitas mulheres italianas que enfrentam o câncer de mama.

A Almaviva está ao seu lado, organizando jornadas de prevenção anuais na sede da AlmavivA e participando da Race for the Cure, o maior evento de combate ao câncer de mama na Itália e no mundo. A Race de Roma, presente desde 2000, cria quatro dias de esporte, saúde e solidariedade dentro da cidade de Roma, montada no Circo Máximo em Roma, com os tradicionais 5 km de corrida e 2 km de caminhada pelas ruas do centro da cidade. A AlmavivA sempre foi uma das equipes mais numerosas da iniciativa.

Com os fundos arrecadados através da corrida, a Komen Italia já distribuiu cerca de 4 milhões de euros desde 2000, com a realização de mais de 436 de projetos próprios e de outras associações na luta contra o câncer de mama. Incluem cursos de atualização para profissionais de saúde, programas de educação preventiva para mulheres e estudantes saudáveis, serviços clínicos para a recuperação do bem-estar psicofísico de mulheres operadas e a compra de equipamentos para o diagnóstico e tratamento de neoplasias mamárias.

Vale destacar que a AlmavivA possui sua própria equipe de corrida, a AlmavivA Runners. Além dos corredores da AlmavivA participarem da Race for the Cure, eles estão presentes em grandes competições nacionais desde 2012.

AlmavivA e Banco Alimentare

AlmavivA colabora há anos com a Fundação Banco Alimentare, uma rede sem fins lucrativos, que coleta alimentos com valor comercial perdido na cadeia alimentar e que seriam destinados à destruição. As principais fontes de abastecimento das organizações da rede nacional do Banco são a indústria agroalimentar, os mercados de frutas e legumes, a distribuição em larga escala e a gastronomia.

AlmavivA e Disability Pride

As tecnologias do Grupo AlmavivA e seu compromisso estão a serviço de quem há anos promove os direitos das pessoas com deficiência e busca sua plena inclusão social. O Disability Pride Italia é uma rede internacional aberta, em constante expansão, composta de diferentes realidades que compartilham os mesmos valores e objetivos, promovendo e afirmando uma nova maneira de viver, pensar e valorizar as pessoas com deficiência. Compartilhando sua missão de renovação cultural, AlmavivA, Almawave e PerVoice estão entre os protagonistas do lançamento da Carta de Valores do Disability Pride e são parceiros digitais de todas as iniciativas.

Natal solidário da AlmavivA

Em sua missão ESG, a AlmavivA manifesta todos os dias uma cultura corporativa baseada no cuidado com as pessoas, na observância de princípios éticos compartilhados, no respeito transparente das regras. Entre as iniciativas dedicadas a pequenas e grandes realidades na área da principal sede produtiva do Grupo AlmavivA encontra-se o Mercado Beneficente de Natal, presencial e on-line, do qual participam dezenas de iniciativas do Terceiro Setor próximas à comunidade da empresa.

Meio ambiente gera maior atenção dos consumidores

Independentemente de todos os projetos e parcerias incríveis da AlmavivA em ESG, em última análise é importante destacar como os valores ambientais, sociais e de governança são percebidos hoje pelos consumidores brasileiros. Segundo a pesquisa ESG Consumer Index, da agência de publicidade Lew’Lara/TBWA, feito em parceria com a DCode, a pauta ambiental domina o interesse dos consumidores brasileiros na hora de se relacionarem com uma empresa. Para 41% dos entrevistados a sustentabilidade importa na hora de escolher uma marca; 34% entendem que o social é mais importante; e 25% buscam na governança atributos para se relacionarem com as marcas.



+ NOTÍCIAS

Mercado de engajamento do cliente pode alcançar US$ 31 bi até 2026
Práticas ESG: Como beneficiar a experiência do cliente? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]