/
/
Imagens de alimentos gerados por IA são mais apetitosas

Imagens de alimentos gerados por IA são mais apetitosas

Estudo revela que imagens de alimentos geradas por IA destacam características importantes e os tonam mais atraentes para os consumidores.

Esqueça aquelas velhas fotos desbotadas de sanduíches e pratos encontradas na comunicação de lanchonetes pelo mundo afora. Pesquisadores descobriram que os consumidores geralmente preferem imagens de alimentos geradas por IA em vez de imagens com alimentos reais fotografadas por seres humanos.

Os resultados foram publicados na Food Quality and Preference, revista científica da Elsevier, que investigou a capacidade dos indivíduos de diferenciar imagens de alimentos geradas por IA e autênticas, bem como o impacto da divulgação dessas imagens na percepção do consumidor.

No estudo, os pesquisadores pediram aos participantes que classificassem imagens de alimentos reais ou geradas por IA em uma escala de “Nada apetitoso” a “Extremamente apetitoso”. As imagens mostravam uma variedade de alimentos naturais, processados e ultraprocessados – de frutas e legumes a milkshakes e batatas fritas. Quando os participantes foram informados de como cada imagem havia sido criada (por meio de fotografia ou IA) eles tendiam a classificar versões reais e geradas por IA igualmente atraentes. No entanto, quando os participantes desconheciam o processo de criação da imagem, a versão gerada por IA foi classificada como significativamente “mais apetitosa” do que a imagem de comida real.

Da esquerda para a direita, comparativo de imagens reais e imagens criadas pelo programa de IA DALL-E (Crédito: xo.ac.uk.com)

A importância do ângulo do alimento na imagem

De acordo com os pesquisadores, os resultados sugerem que os visuais de alimentos gerados por IA se destacam em simetria, forma, brilho, iluminação e cores. Atributos que são conhecidos por contribuir significativamente para a atratividade das imagens de alimentos. Um dado curioso do estudo é que ajustes sutis no posicionamento dos alimentos podem aumentar o apelo para o consumo.

O autor principal do estudo, Giovanbattista Califano (Universidade de Nápoles Federico II) explica porque isso acontece: “Como seres humanos, tendemos a sentir desconforto quando objetos estão apontando para nós, muitas vezes interpretando-os como ameaças, mesmo que sejam simplesmente alimentos. Ao replicar fotos de comida com elementos direcionados para o espectador, como um monte de cenouras ou um pedaço de bolo, a IA geralmente posiciona os alimentos de forma a evitar apontar diretamente para o observador. Essa tendência justifica uma investigação mais aprofundada, pois é plausível que essa abordagem aumente a percepção da atratividade dos alimentos retratados”.

O supervisor do estudo e coautor, professor Charles Spence (Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford) faz outras considerações interessantes sobre o estudo. Ele diz que, embora os visuais gerados por IA possam oferecer oportunidades de economia de custos para os profissionais de marketing, essas descobertas destacam riscos potenciais associados à exacerbação da “fome visual” – fenômeno em que a visualização de imagens de alimentos desencadeia apetite e desejos. “Isto poderia potencialmente influenciar comportamentos alimentares pouco saudáveis ou fomentar expectativas irrealistas sobre os alimentos entre os consumidores”, afirma.

IA para potencializar qualidades

É natural que nós, humanos, sejamos atraídos pelo belo. Seja por imagens de alimentos, de lugares, pessoas etc. A estética visual desempenha um papel significativo em nossa percepção e respostas. A beleza visual evoca emoções, despertar sentimentos de prazer e bem-estar e influencia nossas decisões e comportamentos.

A Inteligência Artificial, como uma ferramenta desenvolvida para potencializar qualidades e amplamente empregada na automação de processos para melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho, naturalmente busca a estética e a beleza na geração de imagens. Essa busca representa uma significativa mudança na criação de peças publicitárias para o marketing. Para marcas, empresas, indústrias e líderes, surge o desafio de avaliar como esse potencial pode trazer tanto riscos quanto oportunidades para seus negócios.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]